sábado, 25 de agosto de 2012

 

Homem é encontrado morto em campo de futebol emQuixeramobim  
O Policiamento Ostensivo geral (POG), registrou por volta das 23hs desta quinta-feira, 23, um achado de cadáver no campo de futebol do Planalto Sabonete, em Quixeramobim, no Sertão Central.

A vítima trata-se do agricultor Francisco Mendonça Pereira, 69 anos. Familiares revelaram à nossa equipe que o agricultor passou mal após presenciar uma discussão em casa. Segundo a Perícia Forense, que esteve no local, a vítima foi acometida de morte natural. O corpo do agricultor foi encaminhado ao Instituto Médico Legal e será velado na loja Maçônica, em Quixeramobim de onde, ainda hoje à tarde seguirá rumo a cidade de Várzea Alegre, onde será sepultado.
Postado por: Jornalismo - SMC / Foto: Arquivo

 AÇUDE DE QUIXERAMOBIM
                                                                          Fotos   Valmir



Garantia-Safra amplia número de cotas para o Ceará 






O secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Nelson Martins, participou de reunião do Comitê Gestor do Garantia-Safra, em Brasília, na manhã desta sexta-feira (24). Também foi ao encontro, o coordenador de Crédito Rural e Políticas Afins da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Arimatéa Gonçalves, onde foi anunciado que o Ceará ampliou o número de cotas do programa para o período 2012-2013: serão 350 mil. No período anterior, a cota era de 300 mil.

Outra decisão do Comitê Gestor foi o anúncio do aumento das parcelas do Garantia-Safra para 2012-2013, que passará a ser R$ 760. O aumento é de 14%, o mesmo do salário mínimo. "O Ceará conseguiu aumentar o número de cotas, em virtude do trabalho ágil da Empresa de Assistência Técnica e Extensão do Rural (Ematerce) e da SDA, que conseguiram identificar em tempo recorde as perdas de cada município", afirmou o secretário Nelson Martins.

O Secretário destacou também que o Ceará foi o primeiro Estado a criar o Comitê Integrado de Combate à Seca, órgão que muito contribuiu para agilização de medidas para amenizar os efeitos da estiagem. Em 2012, no Ceará, 55 municípios já estão recebendo o benefício, outros 91 municípios receberão a primeira parcela no dia 20 de agosto. O MDA está analisando a situação de outros 30 municípios cearenses para a liberação da primeira parcela do benefício.

Os agricultores familiares já podem fazer o cadastramento para receber o benefício para 2012-2013, nas secretarias de agriculturas dos municípios, nos sindicatos rurais e nos escritórios locais da Ematerce. Os agricultores que receberam o Bolsa Estiagem também devem se cadastrar para receber o Garantia-Safra a partir do ano que vem.

Capacitações

Na segunda-feira (27), a SDA realiza mais um seminário de capacitação sobre o Programa Garantia-Safra. O encontro será na Casa Digital de Fortaleza, a partir das 8h30min, e vai reunir secretários de agricultura da Região Metropolitana de Fortaleza e representantes dos movimentos sociais.

Segundo Arimatéa Gonçalves, o encontro vai orientar os parceiros sobre a documentação necessária para que os agricultores possam aderir ao benefício para a safra de 2013. “Nossa meta é cadastrar os 350 mil agricultores de todo o Ceará para receber o benefício, este ano foram aproximadamente 240 mil beneficiados”, afirmou.

O último encontro de capacitação dos parceiros acontecerá, nesta terça-feira (28) em Limoeiro do Norte, e vai reunir as lideranças de toda a Região do Vale do Jaguaribe. Será no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Limoeiro do Norte.

Serviço
Seminário de Capacitação do Garantia-Safra em Fortaleza, a partir das 8h30min
Local: Casa Digital de Fortaleza, no Parque de Exposições Governador César Cals
Avenida Sargento Hermínio 2677 – São Gerardo

Informações:
Assessoria de Comunicação da SDA
Lúcio Filho / Cícero Lacerda ( asscom@sda.ce.gov.br / 85 3101.8105 - 8897.8510)
Postado por: Jornalismo - SMC

 Prédio onde residiu e negociou Antonio Conselheiro -1856 1857.Quixeramobim ...
antiga casa do mártir da Guerra de Canudos, Antônio Conselheiro, 
                                                               Fotos  Valmir

BANDIDOS ASSALTAM CHURRASCARIA EM QUIXERAMOBIM



A polícia registrou na madrugada deste sábado, 25, um assalto a uma churrascaria na cidade de Quixeramobim.

Segundo informações da polícia, dois indivíduos armados de escopeta chegaram por volta das 04h15min, na churrascaria junção, localizada na CE 060, no bairro São Joaquim. O estabelecimento já se encontrava fechado, quando dois indivíduos chamaram o garçom e queriam o dinheiro de um evento realizado naquela noite. Segundo a polícia, os assaltantes chegaram a agredir o garçom com vários socos e coronhadas levando uma quantia de R$ 400,00 um celular (nokia), um relógio technos. A polícia chegou rapidamente ao local mais os bandidos conseguiram fugir adentrando em um matagal. A polícia realizou buscas pelo local, mas até o fechamento desta matéria os autores do delito não tinham sido identificados.

POR FERNANDO IVO 
    ESCOLA DO JAIME LOPESANTES E    EDEPOIS           QUIXERAMOBIM  Fotos   Valmir
 
                            ESCOLA JOSE MARIO BARBOSA LOCALIZADO NO BAIRRO JAMIL LOPES EM QUIXERAMOBIM    .,,,                Fotos   Valmir

ESCOLA ASSIS BEZERRA COMEMORA 70             ANOS DE SUA FUNDAÇÃO



A Escola de Ensino Fundamental e Médio Assis Bezerra comemora este ano 70 anos de existência. 

Uma vasta programação foi preparada pela escola para este mês de agosto. As comemorações começaram no dia 15 com uma grande passeata dos alunos pelas ruas da cidade e continua até o dia 31 de agosto. Nesta sexta-feira, 24, às 16 horas acontece o desfile para escolha do Rei, Rainha,  Príncipe e Princesa da escola. 19 horas haverá interclasse do turno noturno. No próximo dia 30 às 19 horas- Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz.

A Escola de Ensino Fundamental e Médio Assis Bezerra é a primeira instituição escolar do município de Quixeramobim, e teve como aluno várias personalidades que ajudaram a desenvolver a terra de Antônio Conselheiro. 

A primeira Escola de Rede Pública da Nossa Cidade, nasceu em 1943 hoje com 70 anos
                                                                Fotos  Valmir

QUIXERAMOBIM É ESQUECIDO NA NOVA REESTRUTURAÇÃO DA POLÍCIA


A mensagem 7.399 do Poder Executivo criando a nova Lei de Organização Básica da Polícia Militar do Ceará (LOB/PMCE) foi aprovada na manhã desta quarta-feira, 22, nas comissões técnicas e no plenário da Casa.

A nova lei deverá criar o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) e o Comando de Policiamento Especializado (CPE). A Capital e Região Metropolitana passarão de dois batalhões e 11 companhias para cinco batalhões e 20 companhias. O Comando de Policiamento da Capital (CPC) passará a ser responsável pelo policiamento ostensivo apenas em Fortaleza, sem a Região Metropolitana. Os municípios de Aracati, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Icó, Várzea Alegre, Mombaça, Senador Pompeu e Parambu, Redenção, Guaramiranga, Pentecoste, BoaViagem, Santa Quitéria, Nova Russas, Massapê, Paracuru e Acaraú, receberão novas Companhias.

O município de Quixeramobim ficou esquecido pelo governo. Mesmo com o sonho de se tornar uma companhia, o risco de voltar a ser um pelotão volta a assombrar a população da terra de Antônio Conselheiro. Em 1999 Quixeramobim possuía um destacamento com 18 policiais, sendo ainda naquele ano elevado a condição de pelotão tendo seu efetivo ido a 30 policiais. Em 2006 Quixeramobim passou a condição de Companhia provisória, chegando a ter um efetivo de 51 homens. Com aprovação da LOB/PMCE, um dos maiores municípios do estado poderá regredir a condição de Pelotão e ter seu efetivo reduzido a 30 homens.  Familiares de policiais se mostram preocupados com o descaso que vem sendo tratada a segurança pública no município de Quixeramobim.  Segundo a esposa de um dos policiais que não quis se identificar, a mesma lamentou o tratamento dado ao município na área de segurança pública. Em conversa com a nossa reportagem disse que é comum a transferência de policiais para outros municípios enquanto a zona rural vem sofrendo com a ação dos bandidos. “Nenhuma autoridade está preocupada com o nosso interior, os bandidos estão invadindo a zona rural enquanto os nossos policiais saem para localidade menores em outros municípios. É lamentável um distrito como São Miguel não ter um destacamento, lá a população vem sofrendo a anos com esse descaso e no lugar de avançarmos estamos é regredindo”, completou.

Com a LOB/PMCE, municípios de menor porte como Várzea Alegre (38.434 habitantes em uma área de 835,705 km²), Senador Pompeu (26.469 habitantes em uma área de  956,122 km²)  passarão a se tornar companhia. Quixeramobim que segundo dados do censo 2010, 71.887 habitantes em uma área territorial de 3.330,068 km², ficará dependendo das companhias de Senador Pompeu ou do novo batalhão de Quixadá para um reforço policial. Hoje o município conta com um efetivo de 43 policiais, sendo vários deles transferidos para atender outras cidades. Neste caso apenas três PMS do Policiamento Ostensivo Geral, que atende toda a área urbana e rural, fazem o policiamento por turno. Se acontecer de Quixeramobim voltar a ser pelotão, este efetivo poderá ser reduzido para 30 policiais do P.O.G. O grande prejudicado é a população do interior que continuará com um atendimento precário, principalmente devido a grande quantidade territorial ao qual o município possui. Somente uma viatura da PM pode atender estas ocorrências, ocorrendo assim uma demora maior a população da zona rural.  

POR FERNANDO IVO
Paróquia de São Francisco de Assis Bairro: Maravilha,Quixeramobim 
                                                                 Fotos  Valmir