sexta-feira, 21 de dezembro de 2012


Adiaram o fim do mundo


Parece que não é mesmo hoje. Mudou de data. O burburinho feito a partir da interpretação da profecia maia, de que o mundo iria se acabar neste 21/12/2012, está sendo corrigido cientificamente. A tempo. Cientistas afirmam que o Apocalipse já começou, mas que a agonia, na verdade, será bem lenta. Provavelmente serão cinco bilhões de anos até o desfecho.
 “A ideia de que o mundo acabará subitamente, por uma causa qualquer, é absurda”, declarou David Morrison, cientista da Nasa e especialista da vida no espaço. “A Terra existe há mais de quatro bilhões de anos e passarão muitos anos antes do Sol tornar nosso planeta inabitável”, insistiu o cientista.
O novo prazo de validade da Terra é bem maior: em quase cinco bilhões de anos, o Sol se transformará em “gigante vermelho”, mas o calor crescente terá, muito antes, provocado a evaporação dos oceanos e o desaparecimento da atmosfera terrestre. O astro solar resfriará depois, até a extinção, mas isto não nos dirá respeito, explica Morrison.
Daqui pra lá, então, não existe nenhuma ameaça astronômica ou geológica conhecida que poderia destruir a Terra. Apocalípticos mais empolgados relembram do episódio de 65 milhões de anos atrás, quando um asteroide gigante caiu sobre a península de Yucatan, no México. Ali acabou-se a era dos dinossauros.
“Não há asteroides tão grandes perto de nosso planeta como o que terminou com os dinossauros”, disse o cientista. E mesmo assim, completa, haveria condições de sobrevivência da raça humana se algum astro desses aparecesse.
O calendário maia indica que esta época atual é o fim de um ciclo, início de outro. Então não seria o tal apocalipse ainda. Daí que as tempestades solares, dilúvios, tsunamis, invernos nucleares, algum planeta maior que a Terra vindo ao nosso encontro, alinhamento de outros planetas, tudo ganha força de fim.
O temor vem de longe, sempre com características diferentes. Autor de La fin du Monde, o historiador Bernard Sergent esclarece a angústia de tempos em tempos: “Cada mundo parece provisório. Antes do monoteísmo, as civilizações temiam que estes ciclos naturais acabariam um dia. Muitos ritos estavam associados a este medo”.
Os astecas consideravam que a cada 52 anos o Sol corria risco de desaparecer e faziam sacrifícios humanos para garantir seu renascimento. Há registros narrados na Mesopotâmia, nas antigas Grécia e Roma. Aparece, por exemplo, na epopeia da origem suméria “Gilgamesh”, considerada a narrativa escrita mais antiga da História. Foi escrita em tábuas de argila, aproximadamente 13 séculos antes da nossa era.
Até o mito da abóbora gigante, que devora aldeias é citado na África ocidental. Antes da Arca de Noé já se falava em dilúvio. O fogo universal é falado na Escandinávia, na Índia, nas culturas pré-hispânicas. A Europa temeu muito o fim do mundo durante as pestes da Idade Média. Dia do Juízo Final e da Ressurreição são referências religiosas citadas até hoje. A Bíblia, no Livro das Revelações, de São João, menciona como será o Apocalipse.
Então, se o fim não for hoje, as testemunhas serão outras. Melhor aproveitar a sexta-feira, o Natal, o 2013...



Mais um assalto é registrado aos correios de Solonópole

A Policia Militar do Município de Solonópole esta a procura de dois elementos de que por volta das 09h20 desta quinta-feira, dia 20/12/2012, usando capacete adentraram e assaltaram a empresa de Correios e Telégrafos - ECT da cidade de Solonópole no sertão central cearense. A quantia que os assaltantes levaram não foi revelada pela gerência dos correios.

O correio esta localizado na Rua Coronel José Cavalcante, enfrente a Praça Silvino Barreira que fica por trás da Igreja Matriz do Bom Jesus Aparecido padroeiro de Solonópole, no Centro da cidade. Telefone: (88) 3518-1166.

A Viatura VTR 1492 compostas pelos PPMM Sargento Margongel, Sd Pm Ronildo e Sd Pm Gomes de imediato compareceu ao local e saiu em diligências pelas ruas do município de Solonópole-Ceará.

Quando a composição da vtr 1492 deslocaram-se até o local, mas os assaltantes já tinham evadido, que até o momento diligências estão sendo feitas.

CORPO DE BOMBEIROS REALIZA FORMATURA DO JBV EM QUIXERAMOBIM




Aconteceu na noite desta quinta-feira, 20, a formação da 4ª turma do projeto Jovens Bombeiros Voluntários no município de Quixeramobim.



O evento aconteceu juntamente com as comemorações do 6º aniversário da Seção de Bombeiros Militar do município. Foram mais de 60 alunos que durante o ano de 2012 receberam aulas sobre primeiros Socorros, Salvamento Aquático, Ordem unida, Salvamento Terrestre e Altura, prevenção e combate a incêndio e noções de defesa civil. 

Major Mauricio, comandante do Corpo de Bombeiro de Quixeramobim , fez vários agradecimentos a toda a comunidade e as pessoas que desde a fundação da unidade do Corpo de Bombeiros no município, contribuíram para a elaboração de projetos sociais. Com a formatura da 5ª turma de Jovem Bombeiro Voluntário já são mais de 260 adolescentes que participaram deste projeto em Quixeramobim.




Durante a solenidade, a vereadora Claudinha Borges foi homenageada juntamente com o empresário José Airton, por sempre colaborarem com os projetos do Corpo de Bombeiro e ajudarem no dia-a-dia da corporação. Quem também recebeu homenagens foram ex-alunos do JBV, que mesmo após o fim do curso, continuaram colaborando com a unidade de Quixeramobim. 

POR FERNANDO IVO
FOTOS: osertaoenoticia.com 
Fotos  Valmir  Holanda

TOLERÂNCIA ZERO > Assaltantes e até a vítima presos em Quixadá



Quixadá
 > Três assaltantes e um comerciante foram presos na manhã desta quinta-feira, 20, em Quixadá. Segundo o delegado regional da Polícia Civil, George Monteiro, as prisões foram resultado das investigações em torno o assalto numa fazenda, em Choró, no fim do mês passado, de onde foram roubadas duas espingardas, uma delas calibre 12, a outra, 36, ainda um rifle e um revólver calibre 32, e do arrombamento de uma loja de ferragens, nesta cidade. O mesmo bando, composto por seis homens, foi reconhecido nas duas ações criminosas.
Nas investigações o delegado e sua equipe descobriram que um funcionário da loja de ferragens, de onde foi furtada na semana passada a importância de R$ 110 mil, passou a “fita” para o bando. O informante, identificado pelo nome de Atenildo Silva, acabou confessando sua participação.  Ele inclusive forneceu a chave para abrir a porta de ferro da loja. Para despistar a polícia e o comerciante os criminosos simularam um arrombamento Todavia, além de sua confissão o atendente de balcão denunciou o patrão, pela venda ilegal de munições.
O proprietário da loja de ferragens, Francisco de Paulo Filho, mais conhecido como “Baixinho”, foi autuado por comercialização ilegal de munições e artefatos explosivos. Foram apreendidas munições de vários calibres, pólvora, espoletas e até fogos de artifício. Dias antes ele havia enfrentado os assaltantes com um facão. O comerciante só não foi morto porque o revólver utilizado por um dos bandidos “bateu o catolé”, a arma não disparou. Os assaltantes resolveram aguardar mais uma semana para subtrair o dinheiro do caixa.
Juntamente com os policiais Gilberto Lima, Jonas Rebouças e Marinaldo Cosmo, o delegado capturou João Paulo Barroso dos Santos e Henderson Monteiro da Costa. Ambos já haviam sido presos, pela prática de assaltos. Conforme Monteiro ambos confessaram participação nos dois crimes. Em poder de João Paulo foi apreendida uma motocicleta Honda Bros, comprada com parte do dinheiro furtado na loja de ferragens. Outra parte do dinheiro foi usada no pagamento do casamento do funcionário da loja, Atenildo Silva, no fim de semana passado.
O resto do bando está sendo procurado pela polícia. Segundo os policiais que participaram das investigações todos trabalhavam como moto-taxistas no bairro São João, na periferia de Quixadá. O ponto de encontro do bando era um juazeiro. A vizinhança toda sabia, mas ninguém arriscava denunciar o bando. Agora os moradores estão mais aliviados. Mesmo assim, os outros três comparsas, cujos nomes não foram revelados, estão sendo procurados. Um deles está com as armas usadas nos assaltos. Também comprou uma motocicleta com parte do dinheiro furtado da casa de ferragens. A operação policial foi denominada “Tolerância Zero”.
Veja a reportagem no Diário do Nordeste > Operação prende assaltantes
Comente, curta no Facebook, no Orkut, no Twitter e acesse também as outras postagens do blog Diário Sertão Central > http://blogs.diariodonordeste.com.br/sertaocentral
/
12/2012 - 6:00 por 
Fotos  Valmir  Holanda

FIM do MUNDO > Designer faz previsão dos efeitos apocalíticos em Quixadá com arte digital




Quixadá > Motivo de desespero para uns e de brincadeira para muitos, o fim do mundo, anunciado apocaliticamente para esta sexta-feira, 21, foi previsto através da arte gráfica do designer e produtor audiovisual Cleyton de Paula. Ele escolheu um dos pontos mais conhecidos de Quixadá, a vista do Centro da cidade, observada do alto da Pedra do Cruzeiro, para demonstrar a destruição da cidade. A comparação, postada no Facebook, começou a ganhar destaque logo nos primeiros minutos. Todavia, o objetivo não é de amedrontar ninguém. Apenas uma sátira a previsão catastrófica.
Para o designer gráfico  Cleyton de Paula, o fim do mundo está acontecendo todos os dias, quando as pessoas deixam de se abraçar, de dar um aperto sincero de mãos, um bom dia. Deixar de prestar solidariedade as pessoas e até desrespeitar a natureza também são formas de destruir o mundo todo dia. Na avaliação dele somente os estudos científicos serão capazes de prever um possível apocalipse racional. Mesmo assim a visão futurista criada por ele, da destruição do nosso planeta impressiona. Agora é conferir, a partir das 4 horas da madrugada. Se você estiver vendo esta mensagem é porque com certeza o nosso planeta ainda existe.
Participe do Diário Sertão Central informando e sugerindo reportagens através dos fones (88) 9970.5161 ou (88) 8865.6118 e pelo email: diariosertaocentral@gmail.com                                              Publicado por 
Fotos  Valmir  Holanda

COMUNICADO: DEFESA CIVIL DE SOBRAL




No dia 26.12.12 o Exército Brasileiro em parceria com a Defesa Civil de Sobral estarão selecionando novos carros pipas para o combate a estiagem no município de Sobral.
Os interessados deverão comparecer a COMDEC (ao lado do aeroporto) às 15h00m.

Contato: (88) 9231.4106 / falar com Sub Inspetor Nogueira.