sexta-feira, 1 de abril de 2016

Chove em mais de 60 municípios do Ceará; previsão é de chuva em todo o Estado

Ceará registrou chuva em 63 municípios* no período relativo entre 7 horas desta quinta-feir, 31, até 7 horas desta sexta, 1º. Segundo os dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Pacatubateve a maior chuva do Estado, com 112,4 milímetros de precipitação. EmFortaleza, a precipitação foi de 103 milímetros.
O meteorologista da Funceme, David Ferran, explica que as precipitações desses últimos dias estão relacionadas à atuação da Zona de Convergência Intertropical,  que é o principal sistema indutor de chuvas no estado do Ceará.
Apesar do registro de chuvas nos últimos dias, o Ceará chegou ao fim de março com a média histórica para o mês 33% abaixo da média. O principal mês da quadra chuvosa foi influenciado diretamente pelo El Niño, responsável pelos cinco anos consecutivos de seca, e o Oceano Atlântico Tropical, que se comporta de maneira neutra e, por isso, não favorece as precipitações.“Mas a previsão persiste a mesma pro trimestre [março,abril,maio]. São 70% de chances de ficar abaixo da média e somente 5% de ficar na categoria acima da média. As chances dessa quadra ficar em torno da média é de 25%”, afirma David.
Trânsito
Segundo a Autarquia de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), foram registradas duas ocorrências de semáforos apagados no início da manhã. Agentes foram enviados para os cruzamentos da avenida Domingos Olímpio com rua Assunção e rua Solón Pinheiro.Por volta das 9 horas, mais equipes foram enviadas para alguns pontos de alagamento na cidade, como o cruzamento da Venefrido Melo com Costa Silva (túnel do Mondubim) e Heráclito Graça com Ildefonso Albano. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) também foi acionada para um registro de alagamento na avenida Engenheiro Santana Júnior, próximo ao túnel do shopping Iguatemi.Previsão
A Funceme aponta que o dia deve permanecer nublado em todas as regiões do Ceará, nesta sexta-feira, 1º. As chuvas mais significativas, conforme David, devem ser registradas no Centro do Estado, em toda a faixa litorânea, além da faixa de Ibiapaba e Baturité. A previsão de tempo para o fim de semana também é de nebulosidade variável em todas as regiões do Ceará.
* Os dados são atualizados durante todo o dia.

Sangra o primeiro açude em Milhã no Ceará

Açude cheio em comunidade de Milhã Ceará.
Açude sangrando em Milhã é motivo de muita, mais muita alegria. O municípios a 301 km de Fortaleza enfrenta uma das piores estiagens. Conhecida como a terra do leite tem ultrapassado o momento crítico de uma forma bem complicada. O alívio vem com boas esperanças. O município deMilhã tem cerca de 14 mil habitantes, de acordo com dados do IBGE. Tem ganhado transformações no cenário da construção civil.
Com as chuvas dos últimos dias um açude de pequeno porte da comunidade de Alto Vistoso, alguns quilômetros da sede, sangrou, nesta quarta feira, 30.  A informação foi divulgada pelo site divulga Milhã. Ainda de acordo com as informações os moradores comemoraram o momento. Só nos resta rezar, orar e torcer que mais chuvas venham para amenizar os efeitos causados pela seca prolongada.        Açude cheio em Milhã. Foto reprodução Divulga Milhã

ACIDENTE ENVOLVENDO TOPIC E CARRO FORTE EM INDEPENDÊNCIA

Nesta quarta-feira, 30, por volta das 15h,no   Bairro   da   Liberdade,   próximo   ao   matadouro   Público,   em Independência,houve   um   acidente   de   trânsito   entre   veículos envolvendo FRANCISCO   JANDER   ALVES SILVA,   motorista/vigilante   da   empresa   Corpvs,   casado,   natural   de Massapê, que   conduzia   o   veículo   caminhão  M.BENZ/915 E  MIB   BRUSK(CORPVS), 2014, vermelho, placa PNN 4936 – Maranguape, que se abalroou   no   Bairro   da   Liberdade   com   outro   veículo  de passageiros, Microônibus   RENAULT/MASTER   BUS16   DTI,   branco,   ano   2008/09,placa   NQT   1333   –   CE,   que   era   conduzido   pelo   Senhor  ANDRÉ   DOS SANTOS COSTA, nascido em 01/09/1989, solteiro, motorista, natural de Fortaleza, residente na Vila Graciosa, zona rural de Crateús.

A composição da Polícia Militar foi até o local do acidente, sendo a vítima, o Senhor  André (motorista da topic), socorrido   com   ferimentos   na   cabeça   ao   hospital   local, posteriormente, foi transferido para o Hospital São Lucas em Crateús.

O motorista do carro forte, Francisco Jander, se comprometeu a comparecer na Delegacia para prestar esclarecimentos a cerca do acidente.

 7º BPM – Crateús.

Quadrilha de roubo de carros desarticulada em Fortaleza e Pedra Branca


Uma quadrilha liderada por um detento foi desarticulada em operação da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), que resultou na prisão de oito pessoas e apreensão de 11 veículos roubados em Fortaleza e no município de Pedra Branca. Segundo o delegado Fernando Cavalcante, o detento conhecido como Rafael Xilito tinha contatos em outros estados para conseguir Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLVs).

“Acreditamos que ele tenha conseguido por meio de furtos. Alguns (CRLVs) eram do Rio Grande do Norte. Ele passa um produto químico e coloca Ceará, já preenchendo com dados de veículos que eles clonam e adulteram”, explicou Cavalcante.

O delegado diz que foram instaurados mais de 20 inquéritos em seis meses para investigar a quadrilha, mas que seis prisões aconteceram a partir da captura de Flares Uchoa Barbosa, 24, e Bruno da Silva Rocha, 21, pela Polícia Militar, na segunda-feira, 28.

Em seguida, foi preso Jhonatan Ramon Pinheiro de Sousa, 20. “Tinha os que furtavam carros mais antigos e os que roubavam carros mais novos, que têm as chaves codificadas. Depois que roubavam, eles levavam os veículos para uma casa em Maracanaú, para a adulteração do documento e a clonagem tanto de placa como de chassi”, explica o delegado.

Foram apreendidos uma Hilux SW4, um automóvel Etios, um I30, um HB20, uma motocicleta, uma caminhonete preta, três caminhonetes Ford e três carros Fiat Uno. O delegado orienta vítimas de roubos de veículos a procurarem a delegacia, na tentativa de recuperá-los.

O grupo foi autuado por associação criminosa, falsificação de documento público, adulteração de sinal. Jhonatan foi preso também por porte ilegal de arma de fogo. Já os outros cinco presos pela operação em Pedra Branca foram autuados por receptação e não tiveram os nomes divulgados. (Do
O Povo Online)

Governo autoriza reajuste de até 12,5% no preço dos remédios

Os preços dos remédios poderão subir até 12,5% a partir desta sexta-feira (1º). Resolução da Câmara de regulação do Mercado de Medicamrntos (Cmed), órgão do governo formado por representantes de vários ministérios, fixou em 12,5% o reajuste máximo permitido aos fabricantes na definição dos preços dos medicamentos. A decisão foi publicada no "Diário Oficial da União".

A regulação é válida para um universo de mais de 9 mil medicamentos com preços controlados pelo governo.

Em 2015, o reajuste máximo autorizado foi de 7,7%. Em 2014, o reajuste foi de 5,68%.
O setor já contava com um reajuste de até 12,5%, de forma a compensar a inflação do período e o aumento de custos provocado pela alta do dólar e aumentos no valor da energia elétrica.

Segundo a Interfarma, a associação que representa laboratórios farmacêuticos do país, é a primeira vez em mais de 10 anos que o governo autoriza um reajuste anual de preços acima da inflação. Entre março de 2015 e fevereiro de 2016, a inflação calculada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 10,36%.

Diferentemente de outros anos, o governo determinou dessa vez apenas uma faixa de reajuste máximo para todas as categorias de medicamentos. Nos anos anteriores, foram autorizados 3 níveis diferentes de alta, conforme o perfil de concorrência dos produtos, seguindo a lógica de que, nas categorias com um maior número de genéricos, a concorrência é maior e, portanto, o aumento também pode ser maior. No ano passado, o reajuste médio ficou em 6% e 50% dos produtos teve rajuste de 5%.

Crise e efeito câmbio
O reajuste acima da inflação tem como pano de fundo os reflexos da crise econômica no setor farmacêutico, uma vez que, pelas regras, o cálculo do índice leva em conta também fatores como produtividade da indústria e variações dos custos de insumos.

Segundo a Interfarma, a forte alta do dólar e das tarifas de energia elétrica tiveram forte impacto nos custos da indústria, cuja boa parte da matéria-prima é importada. "Desta vez, a produtividade da indústria foi negativa, ou seja, a mão de obra contratada produziu menos que no ano anterior. Assim, os fatores de produtividade acabaram sendo anulados", informou a associação.

Apesar de o reajuste já estar valendo, é aconselhável que o consumidor faça pesquisa, uma vez que os preços tradicionalmente tendem a ser remarcados conforme as farmácias forem renovando seus estoques. (Do G1)

Coelce registra 3.140 raios entre quarta e esta quinta-feira no Ceará

A Coelce informa que registrou de ontem (30) para hoje (31), por meio do Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas, 3140 raios no Ceará. Durante o mês de março deste ano, foram registrados cerca de 51 mil em todo o estado. Sobral foi o município com a maior incidência de raios no Ceará (3.419); seguido de Granja (3.455) e Forquilha (1.471).

Em 2015, foram registrados mais de 140 mil raios em todo o estado. Santa Quitéria foi o município com a maior incidência de raios no Ceará (5.843); seguido de Sobral, com 4.427; e Granja, com 4.092.

Monitorar as descargas atmosféricas no Ceará é um trabalho feito pela Coelce por meio do seu Centro de Controle do Sistema (CCS). A atividade tem o objetivo de acompanhar e orientar as equipes de manutenção do estado sobre ocorrências na rede elétrica provocadas por descargas atmosféricas. O Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas foi desenvolvido com a finalidade de identificar o local de queda do raio na rede elétrica, prever tempestades e, consequentemente, minimizar o tempo de atendimento.

O Sistema de Monitoramento de Raios, com acesso gratuito e ilimitado pela internet, oferece informações sobre o número de descargas atmosféricas e a situação do tempo em todo o Brasil. (Do G1 Ceará)

Camilo, Cid e Izolda participam de ato a favor de Dilma

O governador Camilo Santana (PT), o ex-governador Cid Gomes (PDT), e a vice-governadora Izolda Cela, participaram na noite desta quinta-feira, 31, na praça do Centro Dragão do Mar, do ato nacional em defesa do da presidente Dilma Rousseff.

Em postagem no Facebook Camilo disse que não abrirá mão de lutar: "Este é um momento muito importante para o nosso país. Com todo o respeito às diferenças de opinião, não podemos abrir mão de lutar pela garantia da nossa constituição e pelo fortalecimento da nossa democracia, que foi conquistada com muita luta".

Polícia registra roubo a pessoa e furto a residência em Quixeramobim

A polícia registrou duas ocorrências na noite desta quinta-feira, 31. A primeira foi um roubo a pessoa que ocorreu por volta das 19h25mim, na Rua Dom Quintino, no centro da cidade.
Segundo informações da polícia, uma mulher de 42 anos foi abordada por dois indivíduos que transitavam em uma motocicleta de cor vermelha, onde um deles estava armado de revólver, e tomaram da vítima um celular da marca Samsung. Após o roubo a dupla fugiu tomando rumo ignorado.
Por volta das 19h45mim, o Copom recebeu uma ligação dando conta de um furto a residência ocorrido na Rua da Cruz, também no centro da cidade.  Segundo a vítima, uma mulher de 56 anos, dois indivíduos não identificados entraram em sua residência e furtaram aproximadamente uma quantia de R$ 400,00 (quatrocentos reais). Os autores não foram identificados e nem localizados.                     O site O SERTÃO É NOTÍCIA