quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Vírus Zika se espalha de forma explosiva e nível de alerta é máximo, diz OMS

O alerta mundial foi lançado. Através do Twitter, a Organização Mundial de Saúde anunciou uma reunião de emergência no próximo dia 1º de fevereiro para determinar se o surto do vírus constitui uma emergência sanitária de alcance internacional.

O anúncio foi dado pela diretora-geral da instituição, Margaret Chan, que diz que a epidemia está "se propagando de forma explosiva" no continente americano.

A agência noticiosa Reuters acrescentou que existem entre três a quatro milhões de pessoas infectadas com o vírus.

A OMS dedicou uma sessão do conselho executivo, que acontece nesta semana em Genebra, ao surto do vírus Zika, que afeta mais de vinte países na América Latina. A situação mais grave é a do Brasil, onde o ministério da Saúde estima a ocorrência de entre 497.593 e 1.482.701 casos em 2015, incluindo 3.893 casos de microcefalia.

Também em Portugal, recorde-se, foram confirmados cinco casos esta semana, todos eles importados do Brasil, havendo no entanto um outro caso em análise de uma pessoa que voltou da Colômbia.

O vírus Zika foi detetado pela primeira vez na década de 40, em 1947, em macacos-rhesus na floresta Zika, no Uganda. Recorde-se que este é transmitido aos seres humanos por picada de mosquitos infectados e está associado a complicações neurológicas e malformações em fetos. Não se transmite de pessoa para pessoa.

Com informações de noticiasminutoaminuto

Quixeramobim: G1 e O Povo Online repercutem Casal é investigado após comentários maldosos contra mulher com síndrome de down em Quixeramobim

A Polícia Civil de Quixeramobim está investigando um caso de ataque virtual contra uma mulher com síndrome de down que mora na cidade, e recentemente sofreu  vários comentários maldosos através do Facebook.  Além da síndrome de down, a vítima sofre ainda de epilepsia, e tem um problema no rosto.
Segundo o delegado Salviano de Pádua as investigações levaram a um casal que teria postado as fotos acompanhadas de comentários maldosos.  O mesmo informou que manterá o nome dos acusados em sigilo para não gerar ódio nas redes sociais e evitar ameaças. O casal prestou depoimento na última quarta-feira, 27, onde segundo informações da polícia, disseram pensar se tratar de uma montagem.  O casal deverá responder por crimes de injúria racial e ameaça, devido à irmã da vítima ter relatado na denuncia que teria sido ameaçada após informar que iria denuncia-los. Se os acusados forem condenados, podem ter reclusão de até três anos por injúria racial e até seis meses por ameaça, além da multa.
O caso ganhou repercussão após publicação no site Revista Central, de Quixadá. Em seguida o assunto também foi levado ao Jornal O Povo e ao G1, pertencente à Rede Globo. Segundo boatos na cidade, a vítima teria recebido convite para participar de um programa global. site Revista Central, 

Abertas inscrições para concurso de fotografia 'Universo Feminino'


Estão abertas até 15 de fevereiro as inscrições para o concurso de fotografia "Universo Feminino – Singular e Plural", que através do tema "O  lugar  da  mulher  é  onde  ela  quiser", visa estimular a reflexão sobre a mulher como protagonista na sociedade. O concurso é uma iniciativa do Clube de Arte Fotográfica Camaçari (CAFC), localizado na cidade de Camaçari, região metropolitana de Salvador.

Ao todo, serão selecionadas 33 fotografias: três primeiras serão premiadas, as 10 seguintes receberão menção honrosa, além de 15 aceitações e cinco participações.

As  inscrições  podem ser feitas  no  período  entre 1º  de janeiro à 15 de fevereiro de 2016, apenas via e-mail, para os endereços: singular_e_plural@globo.com, com cópia para clubedeartefotograficacamacari@gmail.com. A inscrição de uma fotografia é gratuita, entretanto cada participante poderá enviar três outras fotos, mediante colaboração com o projeto, através de uma campanha em plataforma de financiamento coletivo.
A exposição das obras selecionadas ocorrerá inicialmente em dois ambientes, durante o mês de março, e eventualmente também em abril, nos seguintes locais: Câmara Municipal de Camaçari (na sessão em homenagem ao Dia Internacional da Mulher - data a ser definida -, ficando expostas até o dia 11 de março; e no Foyer do Teatro Cidade do Saber (abertura no dia 14 de março, ficando expostas até 31 de março).

O regulamento e a ficha de inscrição podem ser acessados através da página oficial do concurso. (Fonte: G1)

Inspirado nos índios, casal brasileiro cria repelente natural contra dengue e zika



Alecrim, cravo, citronela e andiroba: esses são os componentes que serviram de base para a criação do Biorepely, um repelente completamente natural, criado pelo casal pernambucano Djalma Marques e Fátima Fonseca para combater os ataques do temido Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue e do Zika.

Ele, dermatologista, e ela, engenheira química, partiram de uma necessidade pessoal: por viverem em uma região com bastante incidência de mosquitos, pesquisaram por 10 anos elementos da natureza que pudessem servir para alcançarem a formula ideal, que combatesse os ataques sem maltratar o meio ambiente e nem os usuários de seu repelente. Para isso, inspiraram-se nos métodos indígenas de repelência e convivência com mosquitos.

Depois de visitar tribos e descobrir diversos óleos utilizados pelos índios brasileiros – que, por sua vez, descobriram tais óleos ao notarem os animais se esfregando em certas árvores oleosas -, os pesquisadores partiram para o laboratório, a fim de aprimorar o repelente para seu público específico, pesquisando os micro-organismos comuns nas peles brasileiras. Segundo o dermatologista, a duração do efeito do Biorepely é de quatro horas, ele pode ser utilizado diversas vezes, servindo também como excelente hidratante natural.

Alecrim, cravo, citronela e andiroba. Os principais ingredientes do repelente.

A fórmula do repelente foi aprovada pela Anvisa em 2015, e pode ser usada por grávidas e em bebês. O Biorepely é vendido pela internet por R$ 40, mas farmácias pelo Brasil já tem feito pedidos para revender o repelente natural. (Fonte: Hypeness)


Trágico: Jovem de 20 anos morre no IJF dez dias após sofrer acidente de trânsito em Quixeramobim

Faleceu no final da tarde desta terça-feira, 26, a segunda vítima do trânsito no município de Quixeramobim em 2016. David Oliveira Barbosa, 20 anos, estava internado no Instituto José Frota há 10 dias.
David sofreu um grave acidente no dia 16 de janeiro na CE 060, na localidade de Cupim.  O mesmo seguia para a Vila de São Miguel, onde morava, em uma motocicleta Honda Titan de placa HYJ 6496, quando colidiu na traseira de um Golf de placas JQD 4255, com inscrição de Quixeramobim. A vítima foi socorrida pelo condutor do automóvel para o Hospital Dr. Pontes Neto, e em seguida transferido para fortaleza onde permaneceu internado no Instituto José Frota.  
Amigos e familiares torciam pela recuperação do jovem David que se encontrava em coma. Após a notícia de seu falecimento várias mensagens foram postadas nas redes sociais em solidariedade a família.  O corpo de Davi chegou no final da tarde desta quarta-feira, 27, na Vila de São Miguel, onde acontecerá o velório. O enterro será realizado as 07 horas desta quinta-feira, 28, no cemitério da própria comunidade. O site O SERTÃO É NOTÍCIA