quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Sobem para 102 os municípios em emergência no Ceará


Na sexta-feira, o Estado publicou a nova decretação da situação de emergência para 50 municípios

Mais 50 municípios cearenses tiveram situação de emergência decretada em nível estadual. Segundo a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (Cedec), agora são 102, incluindo a capital cearense. Dentro de 20 dias a nova lista deverá ser reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional, passando a contar também com auxílio federal no enfrentamento à estiagem prolongada.

No dia 19 de junho foram 38 e um mês depois, mais 12. A maioria tem o estado emergencial reconhecido até abril de 2018, mas outros, como Boa viagem e Quixeramobim, venceram neste mês. O prazo é de 180 dias.

Conforme o capitão Aluízio Freitas, representante da Cedec, na última sexta-feira o governo do Estado publicou a nova decretação da situação de emergência para 50 municípios. A medida já havia sido divulgada no Diário Oficial do Estado no dia 19 passado. Houve necessidade de uma correção, sendo então a medida republicada. Em nível nacional, o reconhecimento cabe à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), órgão vinculado ao Ministério da Integração, acrescenta.

Agravamento

Passados mais de 120 dias da quadra chuvosa no Estado, a falta de água começa a se agravar nas zonas rurais das regiões onde choveu menos no Estado. Sem recursos próprios suficientes, as prefeituras recorrem ao amparo financeiro Estadual e Federal. A decretação do estado de emergência é o caminho para garantir a assistência à população pelo fornecimento de água por carros-pipa, explica o coordenador da Defesa Civil de Quixeramobim, Paulo Gustavo da Silva.

"Atualmente a Operação Carro-Pipa está atendendo 600 comunidades do nosso Município. A mais afetada delas é Belém, distante cerca de 23Km do Centro de Quixeramobim. As adjacências também estão passando pela mesma dificuldade. A água dos carros-pipa é a única garantia para centenas de famílias terem o mínimo de conforto. Por esses motivos solicitamos nova decretação de emergência. A última venceu no dia 10 passado", ressaltou o coordenador municipal da Defesa Civil.

Quadro crítico 

Em Boa Viagem, um dos municípios mais afetados pela estiagem no Interior do Ceará, onde inclusive a população urbana é abastecida por carros-pipa há mais de ano, o quadro é crítico. A última decretação de emergência venceu no dia 14 de outubro. Foi solicitado novo auxílio emergencial, todavia, a assistência não está ocorrendo. "O jeito foi a Prefeitura custear sete carros-pipa para abastecerem os 70 chafarizes espalhados pelos bairros. O dinheiro do Município poderia ser empregado em outras prioridades, mas o abastecimento de água é a principal delas", disse o coordenador da Defesa Civil no Município, Ivandir Silva.

Na zona rural, há a ameaça dos pipeiros paralisarem o abastecimento. O Exército Brasileiro, responsável pelo controle da Operação Pipa, modificou o manancial de abastecimento d'água dos caminhões, do Arneiroz II, nesse Município, para o Umari, em Madalena. Com a mudança, a frota foi reduzida de 85 para 30 caminhões, havendo também redução no valor pago pelas rotas. Os proprietários dos carros-pipa reclamam que R$ 9 mil mensais, para pagamento do óleo, não são suficientes para as despesas com a compra do óleo diesel e a manutenção dos veículos, completou Silva.

Situação dos açudes 

Acerca dos açudes públicos espalhados pelo Estado, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) divulgou ontem (30) o último boletim de situação hídrica dos 155 monitorados. A bacia dos Sertões de Crateús está com apenas 0,41% da sua capacidade. É a mais crítica. Na região, estão concentrados mais de 200 mil habitantes. O Baixo Jaguaribe apresenta apenas 0,94%; e a bacia do Banabuiú, 2,69%. As 12 bacias hidrográficas, cuja capacidade total é de 18,64 bilhões m³, apresentam volume de 1,65 bilhões m³, o equivalente a 8,85%.

Sobre as chuvas no Estado do Ceará, o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Fundação de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Raul Fritz, explicou que as precipitações de 2017 atingiram principalmente a porção Norte do Estado, o Centro-Sul acabou sendo o mais afetado. A tendência é de piora no grau de severidade da seca em todas as regiões do Ceará até, pelo menos, a chegada das chuvas de Pré-Estação, em dezembro. "Essa é uma característica climática da nossa região", acrescenta Fritz.

No caso desse fenômeno natural, a seca, a decretação da situação de emergência é feita pelo governo municipal ou estadual com o fim de estabelecer uma situação jurídica especial para a execução das ações de assistência à população. A mais conhecida delas é a Operação Carro-Pipa. As obras e serviços, como a instalação de sistemas simplificados de abastecimento e a montagem de adutoras de engate rápido, são outros exemplos. O objetivo deles é garantir água para a população.

Mais informações: 

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará

Rua Oto de Alencar, 215. Fortaleza

Telefone: (85) 3101-4582

(Diário do Nordeste)

Para 87,4% dos dos brasileiros, Temer não os representa



Michel Temer não representa a maioria dos brasileiros, mostra um levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas divulgado na manhã desta quarta-feira (1).

De acordo com o trabalho, 87,4% dos brasileiros afirmaram que o peemedebista, que chegou ao Planalto após um golpe que destituiu a presidente legitimamente eleita, Dilma Rousseff, não os representa.

Pesquisa ouviu 2.718 brasileiros com 16 anos ou mais em 26 Estados e no Distrito Federal.

Entre os jovens, a rejeição a Temer é ainda maior. Entre o grupo que tem entre 16 e 24 anos, 90,3% considera não ser representado por Michel Temer.

O último levantamento do Barômetro Político, do instituto Ipsos, mostrou que Temer segue cada vez mais rejeitado. Agora, impressionantes 95% dos brasileiros dizem rejeitar o peemedebista, que aparece em empate técnico na lanterna com o senador Aécio Neves (PSDB-MG), que tem 93%.

Fonte: Brasil 247

Uso de remédio como Omeprazol dobra risco de câncer no estômago, diz estudo

Estudo recomenda aos médicos que tenham cautela quando
prescrevem IBP por longo prazo (Shutterstock/Divulgação)
Um medicamento muito usado em todo o mundo para tratar refluxo ácido, gastrite e úlceras estomacais está associado a uma doença ainda mais grave. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Hong Kong e da University College London, as drogas do grupo de inibidores de bomba de próton (IBP), como o Omeprazol, Pantoprazol e lansoprazol, podem aumentar em até 2,4 vezes o risco de desenvolver câncer de estômago.

Apenas no Reino Unido, são mais de 50 milhões de prescrições desse tipo de remédio todos os anos. A descoberta já tinha sido identificada pelos acadêmicos, mas nunca em um estudo que em que se eliminou uma bactéria então suspeita pelo desenvolvimento da doença.

De acordo com os pesquisadores, depois que a bactéria Helicobacter pylori foi removida, o risco de câncer estomacal aumentou na mesma dosagem e duração do tratamento com medicamentos anti-refluxo.

Eles recrutaram 63 mil adultos e compararam o uso do IBP a um outro medicamento, conhecido como H2, que também limita a produção de ácido estomacal. Os participantes selecionados foram tratados entre 2003 e 2012 e depois acompanhados por cientistas até desenvolverem câncer de estômago, morrerem ou chegarem ao final do estudo, em 2015.

Durante esse período, 3.271 pessoas receberam IBP por quase três anos, enquanto 21.729 participantes tomaram bloqueadores de H2. Um total de 153 pessoas desenvolveram câncer de estômago.

Enquanto os bloqueadores de H2 não aumentaram o risco de câncer no estômago, os IBPs mais do que dobraram as chances. Para quem fez uso diário, o risco foi 4,55 vezes maior do que para aqueles que precisaram do remédio semanalmente. Quando ministrado por mais de um ano, o risco de câncer de estômago aumentou cinco vezes, enquanto as chances foram oito vezes maiores após três anos ou mais.

O estudo recomenda aos médicos que tenham "cautela quando prescrevem IBP para uso de longo prazo, mesmo após a erradicação bemsucedida de H plyori".

Ao jornal "The Guardian" o professor de farmacoepidemiologia da London School of Hygiene and Tropical Medicine, Stephen Evans, disse que "muitos estudos observacionais encontraram efeitos adversos associados aos IBPs".

"A explicação mais plausível para a totalidade da evidência sobre isso é que aqueles que recebem IBPs, e especialmente os que continuam a longo prazo, tendem a estar mais doentes de várias maneiras do que aqueles para quem esses remédios não foram prescritos."

(Do Uol)

Viatura da PM capota com três policiais a bordo durante ocorrência em Morada Nova

Três policiais militares passaram por um grande susto na manhã desta quarta-feira (01) quando a viatura em que estavam capotou na zona rural do município de Morada Nova.
Os militares seguiam por uma estrada vicinal no distrito de Ibicuitinga, zona rural de Morada Nova, para atender uma ocorrência de um suposto sequestro ocorrido no município, quando perderam o controle do veículo e vieram a capotar. Felizmente no acidente ninguém veio a se ferir, causando apenas danos materiais.
“Foram somente danos materiais, estão todos bem”, informou ao Jornal Diário do Nordeste o Comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar Ten.Cel. Calixto. (Com informações do Jornal Diário do Nordeste).