terça-feira, 25 de março de 2014

Ceará completa 130 anos da abolição da escravatura


O Ceará comemora, neste dia 25 de março, a declaração da abolição da escravatura, realizada em 1884, quatro anos antes da assinatura da Lei Áurea, tornando o estado como a primeira província a decretar, oficialmente, o fim da escravidão no Brasil. Embora a data oficial seja 25 de março de 1884, alguns historiadores consideram que o evento ocorreu no dia 01 de janeiro de 1883, em frente à igreja Matriz, na Vila do Acarape, atual município de Redenção, em um ato marcado pela entrega das cartas de alforria às 116 pessoas escravizadas ali existentes, na presença de José do Patrocínio e de outros abolicionistas.

Após 130 anos do fim da escravidão, esse tema ainda gera polêmicas e discussões. Pesquisas acadêmicas no âmbito da História, da Antropologia e da Sociologia, realizadas nos últimos 20 anos, propõem um olhar mais crítico sobre a abolição, em especial, na perspectiva de resgatar o protagonismo dos próprios africanos escravizados na luta pela libertação.

Diante da relevância deste fato para o Estado do Ceará como um todo, a Data Magna contribui para o debate sobre este momento histórico, buscando compreender a atual configuração social do país. Por conta da abolição pioneira, o estado do Ceará ficou conhecido como “Terra da Luz”. (Da Unilab)

Ex-presidiário é executado com vários tiros e sua esposa é baleada em Solonópole


O homem respondia por tráfico de drogas e tinha saído a poucos dias do presidio.
Um homem foi morto no bairro Nossa Senhora das Graças, na cidade de Solonópole, no Sertão Central cearense. Dois homens são apontados como autores da execução sumária.
Francisca Aurilânia da Silva Bezerra, 35 anos, vivia em união estável com a segunda vítima, o ex-presidiário Luiz Carlenildo de Sousa (Capote), 21 anos. A mulher foi encontrada com três perfurações à bala, sendo: Um no pé direito, um no braço esquerdo e outro do lado esquerdo do abdômen.
Aurilânia da Silva foi socorrida por uma ambulância ao Hospital Municipal de Solonópole, em seguida, transferida para o IJF em Fortaleza. Ela está bem e já foi liberada.
A segunda vítima, o  ex-presidiáio Luiz Carlenildo de Sousa, sofreu múltiplas lesões na cabeça, de tantas perfurações, o perito achou melhor levar o corpo ao IML de Quixeramobim para identificar melhor as lesões. O homem respondia por tráfico de drogas e tinha saído a poucos dias do presidio.
Segundo informações de populares, dois homens chegaram em uma moto e começaram a disparar em direção as vítimas. A primeira correu para dentro da residência, enquanto o homem correu para uma mata que fica próxima, sendo perseguido e executado por seus algozes.
Revista Central 


Dados divulgados nesta segunda-feira (24) pelo Ministério da Saúde mostram que o Brasil registrou 71.123 novos casos de tuberculose em 2013. A taxa de incidência da doença no país ficou em 35,4 casos para cada 100 mil habitantes, o que indica queda de 20,3% em relação a 2003, quando a taxa era 44,4 casos para cada 100 mil pessoas.
Os dados sobre o número de mortes por tuberculose divulgados pela pasta são referentes a 2012 e indicam um total de 4.406 óbitos provocados pela doença. A taxa de mortalidade no país foi 2,3 óbitos para cada 100 mil habitantes.
Ainda de acordo com o ministério, moradores de rua representam a população mais vulnerável à tuberculose – o risco de infecção é 44 vezes maior que na população geral. Em seguida, estão as pessoas com HIV/aids (risco 35 vezes maior); população carcerária (risco 28 vezes maior) e indígenas (risco três vezes maior).
O coordenador do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, Dráullio Barreira, lembrou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima a existência de 9 milhões de casos de tuberculose em todo o mundo, sendo 3 milhões deles não detectados e, portanto, sem tratamento.
O Brasil, segundo ele, se mantém em uma situação “confortável” em relação ao diagnóstico da doença (82%, quando a recomendação da OMS é de, pelo menos, 70%). Atualmente, o país ocupa a 16ª posição entre os 22 com maior carga de tuberculose e a 111ª posição em taxa de incidência.
“Ainda é um desafio. Temos a tuberculose como a quarta causa que mais mata entre doenças infecciosas”, destacou o coordenador. A doença aparece ainda como a primeira causa de morte entre doenças infecciosas em pessoas que vivem com HIV/aids.

Acidente de ônibus na Tailândia mata pelo menos 30 pessoas

Pelo menos 30 pessoas morreram e mais de 20 ficaram feridas em um acidente de ônibus na região norte da Tailândia na noite desta segunda-feira (24).
O balanço anterior era de 27 vítimas fatais.
“Trinta pessoas morreram, nove homens e 21 mulheres. Vinte e duas ficaram feridas”, declarou à AFP Suriya Prasartbandid, governador da província de Tak.
“Os freios falharam quando o ônibus descia em uma parte montanhosa da estrada. O veículo colidiu com uma barreira de concreto e caiu em um barranco de 150 metros de profundidade”, explicou o capitão Sittichai Panyasong, da polícia do distrito de Mae Tho, na província de Tak.
Um relatório recente da Organização Mundial de Saúde indicou que o país registrou a média de 28,1 mortes em acidentes desse tipo para cada 100.000 habitantes em 2010, ficando atrás apenas da República Dominicana.
O acidente aconteceu às 20h40 locais (10h40 de Brasília), na província de Tak, na fronteira com Mianmar.
“O ônibus bateu em uma mureta lateral e caiu 150 metros”, disse o policial.
O veículo integrava um comboio de quatro ônibus que transportavam funcionários do governo.
G1

Deslizamento nos EUA tem 14 mortos e 176 desaparecidos


O número de mortos no gigantesco deslizamento de terra que no sábado (22) devastou uma localidade do estado de Washington subiu para 14 nesta segunda-feira (24), informou a polícia local, acrescentando que há 176 pessoas desaparecidas.
De acordo com o último relatório das autoridades, o deslizamento que atingiu a comunidade rural a nordeste de Seattle deixou 176 desaparecidos e não 108, como foi noticiado a princípio.
Segundo Travis Hots, chefe do Corpo de Bombeiros do condado de Snohomish, “ainda estamos no modo de resgate aqui, e a situação é muito preocupante”. “Temos esperança de encontrar pessoas que ainda estejam vivas, mas não encontramos ninguém vivo desde sábado”.
O diretor do Departamento de Controle de Emergências do condado, John Pennington, declarou que o número de desaparecidos deve ser considerado com cautela, já que inclui todas as pessoas que possam ter estado na área e não foram localizadas até o momento, mas que não desapareceram necessariamente no deslizamento.
Ele afirmou ainda que 49 casas de diversos tipos foram afetadas, e que, provavelmente, havia mais pessoas em suas casas do que o normal por se tratar de um fim de semana.
Segundo Pennington, “não significa” que os desaparecidos estejam mortos ou feridos.
Escombros
Os escombros deixados pelo deslizamento alcançam uma área de cerca de 2,4 quilômetros de extensão, informou o jornal ´The Seattle Times´.
As equipes de resgate reportaram ter ouvido vozes pedindo ajuda no sábado (22), mas Host informou à imprensa que eles “não viram, ou escutaram sinais de vida” no domingo.
Um bebê de quatro meses e sua avó estão entre os desaparecidos, segundo médicos locais.
“Estamos empregando o máximo de pessoas possível”, garantiu o governador de Washington, Jay Islee, que determinou estado de emergência para a área, em entrevista coletiva no domingo.
A área é tão irregular que alguns membros da equipe de resgate “ficaram presos literalmente até as axilas”, e tiveram de ser resgatados, segundo Islee.
Ajuda federal
O presidente Barack Obama declarou emergência no estado de Washington, o que permite a entrega de fundos federais para enfrentar a catástrofe.
A Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA) ajudará “a salvar vidas, a proteger a propriedade e a saúde, e a aliviar o impacto da catástrofe sobre o condado de Snohomish”, destacou a Casa Branca.
Helicópteros, overcrafts e socorristas trabalham na zona, onde as operações de resgate são extremamente delicadas devido à instabilidade do terreno e ao risco de novos deslizamentos.
Deslizamento em segundos
Entre os feridos, estão um bebê de seis meses e um homem de 81 anos, ambos hospitalizados em estado crítico em um hospital de Seattle, informaram médicos locais.
“O som foi como um trem de carga”, contou Dan Young ao canal Komo4News. “Durou apenas 35, ou 45 segundos”, acrescentou. Sua casa ficou inundada, mas permaneceu de pé.
“É muito pior do que todo o mundo está dizendo”, declarou um bombeiro, que não quis se identificar, ao ´The Seattle Times´.
“O deslizamento teve 1,6 quilômetro de largura. Bairros inteiros desapareceram. Quando chegou ao rio (Stillaguamish), foi como um tsunami”, descreveu.
A chuva tem sido particularmente forte na região das montanhas Cascade nas últimas semanas, e os serviços meteorológicos apostam em que a situação vai continuar pelos próximos dias.
A senadora Patty Murray (Washington) garantiu que haverá recursos federais para ajudar a região. Também aproveitou para agradecer aos socorristas e dar suas condolências às famílias da comunidade devastada.
Fonte: AFP


Cid: reunião com Eunício
O governador Cid Gomes (Pros) afirmou ontem que levará aos aliados a hipótese de que ele renuncie ao cargo ainda nas próximas semanas. A ideia é garantir viabilidade legal do irmão Ciro Gomes (Pros) na eleição deste ano. A declaração agitou bastidores do PT, fortalecendo tese de candidatura própria entre petistas.

“A hipótese de renúncia será colocada a um coletivo, não para uma candidatura própria minha, mas para que a gente tenha o Ciro como alternativa ao Legislativo”, disse Cid. Apesar disso, o governador destaca que decisão não será tomada sozinha.
“Nunca foi meu estilo tomar decisões sozinho, vou apresentar a hipótese de renúncia, pesar prós e contras. (…) Sou capaz de colocar acima do meu interesse pessoal o interesse coletivo”, diz, destacando PT como “aliado prioritário” no processo.

O governador disse ainda necessitar de “uma pausa” em sua militância política, afirmando que não pretende disputar eleição neste ano. “O Ciro é um quadro que tem de estar disponível”, defendeu. Apesar do apoio do irmão, Ciro negou ter interesse em concorrer a qualquer cargo.

PT no Governo
Na manhã de ontem, membros de seis correntes do PT se reuniram com Cid para debater sucessão. Se antes apenas grupo de Luizianne Lins defendia candidato petista ao governo, possibilidade da renúncia já fez três outras correntes demonstrarem interesse em discutir candidatura do PT à sucessão estadual.
“Não se pode fechar a possibilidade de o PT disputar pelo Governo. Até porque, se o Cid sai para o Pros reivindicar o Senado com o Ciro, porque o PT não pode sugerir nomes para o Governo?”, questiona o vereador Acrísio Sena. As correntes lideradas pelos deputados Artur Bruno e Francisco Pinheiro defenderam a mesma posição.
Há pouco mais de um mês, porém, os três participaram de manifesto contrário à candidatura própria. “Fomos contra lá, mas agora há nova realidade. Inclusive com possibilidade de construir unidade com Camilo Santana (deputado) ou Nelson Martins (secretário)”, diz Acrísio.
Líder do grupo majoritário e pré-candidato a senador, José Guimarães minimizou fala do correligionário. “Meu grupo defende candidatura do PT ao Senado, mas isso só será discutido no encontro do dia 29. Até lá, fica certa unidade pela aliança”. Os grupos de José Airton e Ilário Marques também fecham com Guimarães.
Já o senador Eunício Oliveira (PMDB), que tenta se viabilizar ao governo, afirmou desconhecer renúncia de Cid e diz que se reunirá com o governador ainda esta semana para discutir eleição.
Por quê
ENTENDA A NOTÍCIA
Segundo decisão do TSE de 2005, candidatura de Ciro só é possível caso Cid se afaste do cargo até 5 de abril, seis meses antes da eleição. Lei Complementar 64/1990 proíbe que parentes de Cid se candidatem no Estado, salvo caso de reeleição. Mesmo com renúncia de Cid, seus parentes não podem se candidatar ao cargo de governador do Ceará.

Fonte: O Povo

Ex-BBB Aline diz que só beijou aos 16 anos e prefere homens mais velhos


Dona de um corpo sarado e irrepreensível, durante a adolescência Aline Dahlen o escondia como podia. “Só usava camisão e aquelas calças largas, estilo bailarina”, diz a ex-BBB, eliminada com 60% dos votos dos internautas. Atleta de ginástica artística em Porto Alegre, no Sul do país, a ruiva sempre preferiu os livros aos garotos. E foi BV – boca virgem – até os 16 anos. “Só beijei aos 16 e ele era bem mais velho. Mas só não beijei antes porque não quis, não ligava para isso”, garante.
Aos 32 anos, a estrela do próximo Paparazzo, que vai ao ar neste sábado, 29, até hoje seleciona bem seus alvos. O que não ficou muito evidente no “BBB 14″. Aline atirou para Roni e até Slim. “Com o Roni eu sentia afinidade. Os mesmos papos, o mesmo tipo de alimentação, a gente gosta de malhar… Então, poderia ter algo. Mas ficamos amigos, ele é um querido. Já com o Slim, não sei onde estava com a cabeça. Bebi demais, só pode”, desdenha.
Para conquistá-la, é preciso ser maduro. Quase todos os namorados que Aline teve eram mais velhos, como o apresentador Otávio Mesquita, com quem se relacionou durante alguns meses, anos atrás. “Gosto de homem inteligente, culto, gentil. Que saiba tratar e conquistar uma mulher. Que não vai chegando logo dizendo o que quer. Gosto de ser cortejada”, enumera ela, cujo o tal primeiro beijo foi com alguém que tinha quase o dobro de sua idade. “Nunca vi problemas nisso, e eu parecia mais madura também. E não rolou da primeira vez, quando nos conhecemos. Ele marcou comigo outro dia e me levou para jantar. Havia um clima romântico”.
Ego

Homem é morto pela polícia após executar seu desafeto em Fortaleza


Caiu morto na Rua Maria Júlia, no bairro Bom Jardim, por volta das 12h30, o vigilante Edson Serafim Gomes,19. Ele foi morto por Fernando Luiz Ferreira da Silva,24, mais conhecido por ´´Javali´´, que por sua vez, foi morto durante sua fuga, após trocar tiros com a Polícia na Rua Dra. Vanda Cidade.
De acordo com o major Teófilo Gomes, supervisor de Policiamento da Capital (CPC), Fernando Luiz matou Edson Serafim por motivos de vingança, pois na noite anterior, Edson tentou matar o irmão de Fernando.
Após efetuar vários disparos de revolver calibre 380 sobre a vítima, na Rua Maria Júlia, Fernando Luiz tentou fugir do local do crime. Ele saiu correndo com a arma em punho na Rua Dra. Vanda Cidade, quando foi surpreendido por um carro da Coordenadoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social(Coin), vindo em sua direção. Os policiais deram voz de prisão à Fernando Luiz que respondeu com tiros em direção a corporação. Um dos policiais em legítima defesa realizou um disparo que atingiu Fernando Luiz no abdômen. A vítima morreu no local, a poucos metros de onde executou o seu desafeto. Fernando Luiz já tinha passagens por porte ilegal de arma, desacato a autoridade e dano ao patrimônio público. Os policiais da Coin se apresentaram no 32º DP(Bom Jardim), onde o caso será investigado.
Fonte: Diário do Nordeste

1015 pessoas foram assassinadas no Ceará nos primeiros 84 dias do ano

Mil e quinze pessoas foram assassinadas no Ceará até às 23h59 deste domingo (23). O número representa 12,4 mortes por dia. Em Fortaleza, os números também são alarmantes: no ano passado, 2.017 pessoas foram assassinadas na capital, o que representa 5,5 mortes a cada dia.  Só no carnaval de 2014, 25 pessoas foram assassinadas em Fortaleza.
De acordo com levantamento da ONG Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal, do México,  Fortaleza é a sétima cidade mais violenta do mundo e a segunda do Brasil. São 72 assassinatos por 100 mil habitantes. Acima de 10 homicídios por 100 mil habitantes, a Organização Mundial de Saúde (OMS), considera uma epidemia de violência.
Hoje, o estado do Ceará tem 58 mil foragidos, 11 mil deles acusados por homicídio. “O criminoso, no Ceará, para ser preso, tem que ser muito azarado. A Polícia Civil não tem efetivo pra investigar nenhum crime”, destaca o presidente do sindicato de Policiais Civis do Ceará, Gustavo Simplício Moreira.
A secretaria de Segurança discorda dos números e tenta justificar. “A gente tem uma situação que não é de conforto. Mas você tem a polícia fazendo o seu papel, dando as respostas adequadas. Para você ter ideia, nós realizamos nos últimos cinco meses cerca de 10.500 prisões em flagrante”, destaca o Servilho de Paiva, secretário de segurança do Ceará. De acordo com a SSPDS, mil novos policiais estão em treinamento e devem reforçar o contingente que hoje é de 15 mil homens;
O governador Cid Gomes culpa as drogas e a impunidade pelo aumento das mortes e defende a diminuição da maioridade penal. “Hoje temos problemas na legislação. Há necessidade de encurtar os prazos, os processos, redução de recursos. Há uma discussão sobre redução de maioridade penal. Isso é sempre polêmico. Eu penso, sinceramente, que há uma idade menor que 18 anos em que as pessoas já podem ser conscientes do que estão fazendo. E esse é um assunto que eu coloco mas não é da nossa alçada”, afirmou.
G1 CE

Travesti é assassinada no Bairro João Paulo II em Iguatu


Segundo a família havia Marciano havia sido ameaçada de morte (Foto Iguatu.Net)
Antes que completasse uma semana desde o último homicídio na cidade de Iguatu, foi registrado no final da tarde desta segunda-feira (24) mais uma morte à bala. O fato dessa vez aconteceu no Bairro João Paulo mais precisamente na via conhecida popularmente como “Rua do Arame”.
A  travesti Marciano Ricardo da Silva de 22 anos foi assassinada em sua própria residência. Familiares informaram à polícia que o mesmo vinha sendo “jurado de morte” nos últimos dias, com esse caso, já são somadas seis homicídios, apenas no ano de 2014.
Marciano Ricardo tinha 22 anos de idade (Foto: Arquivo Familiar/Iguatu.Net)
“Marciana” Ricardo foi encontrada no seu quarto com um ferimento na cabeça provavelmente provocada por um disparo de arma de fogo, tendo em vista que populares escutaram alguns estampidos minutos antes. A polícia até o momento não prendeu nenhum suspeito, o rabecão do Instituto Medico Legal (IML) foi acionado para a remoção do corpo.
Último caso
O último caso na cidade, aconteceu na Rua Cícero Vieira, Bairro Chapadinha há cerca de seis dias (terça-feira 18) quando a vítima Antônio Carlos, conhecido popularmente “Carlinhos”, foi morto com vários tiros. O motivo do homicídio seria uma divida referente à compra de um capacete em que o acusado Mauro Regis Alves da Silva teria com a vítima.
O acusado que alegou sofrer de problemas psiquiátricos, na época se apresentou espontaneamente na Delegacia Regional de Polícia Civil e posteriormente liberado.