quarta-feira, 30 de maio de 2012

Moradores de Ibicuitinga fazem manifestação em prol da paz e pedem segurança

PDF

O município tem apenas uma viatura com menos de 10 policiais para fazem a segurança.
A caminhada teve como objetivo principal chamar a atenção das autoridades governamentais para a insegurança vivida pela população local. Diversas pessoas saíram em manifestação na manhã desta terça-feira,30, pelas ruas de Ibicuitinga, no Sertão Central, clamando por justiça e paz para a pequena cidade de pouco mais de 11.000 habitantes, mas que nos últimos tempos tem sido assolada pela violência.
O Encontro da Paz como foi chamado o movimento, organizado por comerciantes, estudantes, sociedade Ibicuitinguense em geral e pela FM 104, aconteceu após o assassinato do comerciante Francisco Genival, 52 anos acontecido na noite da ultima quinta-feira, 24, após a vítima ser abordado em sua mercearia por dois homens armado de revolver e faca anunciando um assalto e em seguida atirando contra a cabeça da vítima que morreu no local.
Em outubro de 2011, outra manifestação pela paz aconteceu no município onde governo, escolas e sociedades percorreram as ruas da cidade com balões, faixas e carro de som mobilizando a todos pela cultura de paz. No ano de 2011 diversos assaltos a agencias bancárias foram registradas na cidade.
Além da mídia local o evento acontecido nesta terça-feira contou com a presença de uma equipe de televisão O objetivo principal do Encontro é a mobilização das autoridades governamentais para que tomem as devidas providencias e assegure á população mais segurança.
O município tem apenas uma viatura com menos de 10 policiais para fazem a segurança de toda a população.
Comente essa matéria e seja nosso seguidor no facebook.
Adriano Silva
Correspondente em Ibicuitinga
 O Ibicidade.com faz parte da rede do portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade.

CASA DE ANTÔNIO CONSELHEIRO RECEBE EXPOSIÇÃO DECÁLOGO DO SANTO GUERREIRO


A Casa recebe um dos filhos afetivos, Audifax Rios, na morada de Antônio Conselheiro. O artista  que dedicou muitos anos e grande parte da obra a Canudos e Antônio Conselheiro, líder da Comunidade de Belo Monte, a Canudos, na Bahia, entre 1893 e 1897. O edifício onde nasceu Antônio Vicente Mendes Maciel, em 1830, localizado no Centro de Quixeramobim, tombado pela Secult estadual em 2005 e patrimônio afetivo da cidade, é palco da Exposição ¨Decálogo do Santo Guerrero¨, do artista Audifax Rios, cearense nascido em Santana do Acaraú, em 1946, possuindo vários escritos e desenhos tematizando o universo social, que teve o protagonista cearense propagado no mundo a partir de 1902, com o lançamento do livros Os Sertões, de Euclides da Cunha. 

A Exposição será lançada quarta, dia 30/5, 19h, na Casa Antônio Conselheiro (Cônego Aureliano Mota, 210, Centro) ficando em cartaz por todo o mês de junho durante as festividades do padroeiro Santo Antônio, incluindo as comemorações especiais de 9 de junho, que, além da musical Festa Reimosa, realiza na mesma data Papo Cultural Especial, com Fausto Nilo e familiares. Inicialmente, é garantida a visita à Exposição até 14 de agosto, por ocasião do dia do município, decidindo-se depois o futuro das obras, que devem passar por escolas da cidade e da zona rural do município.  

A Exposição de Audifax Rios é composta por 10 estandartes elaborados pelo artista, distribuídos pelos compartimentos da Casa. A montagem da Exposição é do Insituto do Patrimônio Histórico de Quixeramobim (ONG Iphanaq), a quem o artista doou a obra, após expô-las em outros locais como Santana, Sobral e Fortaleza. Após o recebimento, a ONG realizou montagem, feita por Edmilson Nascimento, Aílton Brasil e Weynes Matos. Construídas em técnica mista, as peças são colagens de desenhos antigos e atuais, com referência a outros autores e gravuras clássicas que dialogam com o contexto histórico de Canudos. 

"A opção pela forma estética do estandarte, elemento muito usado pela Igreja Católica em procissões ao tempo do conflito, simboliza a presença da Bandeira como porta-voz da ideia libertária a qual se liga Canudos", justifica o artista.  

A partir da ligação artística com Conselheiro Canudos, Audifax estabeleceu ligações com Conselheiristas de Quixeramobim, em contato estabelecido inicialmente em 1997, quando viajou em companhia dos quixeramobineneses até Canudos, durante as rememorações do centenário do Belo Monte, pensando propostas com os que vieram a ser integrantes da ONG que tem a memória de Conselheiro como uma das principais frentes de trabalho.

Como forma de movimentar a Casa onde nasceu Antônio Conbselheiro, a ONG passou a realizar atividades no edifício, como os encontros mensais do Grupo de Leitura Sertões e Memória, a Festa anual do Ponto de Cultura e o Papo Cultural, que recebe sempre na última semana de cada mês convidados para conversa e debate.  

A Exposição será lançada dia 30, 19h, juntamente com edição do Papo Cultural que recebe o professor João Paulo Barbosa, graduado em Letras pela Uece/Feclesc, que prepara peça musical na cidade a partir da obra de Fausto Nilo. 

Mais informações:
Audifax Rios
(85) 9939-9676. 
Aílton Brasil/Presidente ONG Iphanaq
(85) 9998-7434
TEXTO ENVIADO POR DANILO PATRÍCIO

QUIXERAMOBIM: CAMPEÃO MUNICIPAL DE FUTSAL SERÁ CONHECIDO NA NOITE DESTA QUARTA-FEIRA



Torcedores apaixonados pelo futsal no município de Quixeramobim conhecerão na noite desta quarta-feira, 30, o Campeão Municipal de 2012 numa partida entre as equipes do C.S.U e Ebenese.

O resultado sairá após 31 jogos na competição entre as equipes do MIXTO / RIACHO DA CRUZ ,CLUBE FUTSAL ALGODÕES , AMÉRICA COHAB , TÉCNICOS ALGRÍCOLAS, ESPORTE CLUBE NENELÂNDIA, C.S.U ESPORTE CLUBE, ITAPARIKÁ / SÃO MIGUEL ,EBENESE / SOH JOGUEIROS, BANSPORT, A.C.B.C / POMPÉIA. Durante o campeonato foram marcados 229 gols, uma média de 7,387 gols por partida. O artilheiro da competição, Romildo, estará em quadra pela equipe do C.S.U que chegou a final após desclassificar o Itapariká de São Miguel pelo placar de 10 x 02. A equipe do Ebenese conseguiu a classificação após vencer de virada o time do Algodões pelo placar de 3 x 2. 

O jogo acontecerá a partir das 19 horas e promete lotar o Ginásio da AABB, onde as duas torcidas animarão o espetáculo que será comandado pelas melhores equipes da competição em busca do titulo de Campeão Municipal de Futsal de Quixeramobim 2012.

O Campeonato Municipal de Futsal de Quixeramobim tem cobertura completa do blog O Sertão é Notícia levando as informações para os nossos leitores apaixonados pelo esporte e principalmente pelo futsal da nossa região.

POR FERNANDO IVO