segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Araripe tem novo prefeito escolhido em eleição suplementar


Foto: Elizangela Santos
Os eleitores de Araripe, município da região sul do Ceará, que fica a 526 quilômetros de Fortaleza, voltaram às urnas neste domingo, 6 de dezembro, para eleger o novo prefeito. Venceu o candidato Giovane Guedes Silvestre, com 72,82% dos votos válidos, da coligação PT/PR/DEM/PSDC, que tem como vice-prefeito Francisco de Sales Alves Andrade.

O novo prefeito Giovane Guedes Silvestre derrotou Damião Rodrigues de Alencar, da coligação PSD/PP/PROS, que tinha como candidato a vice-prefeito Francisco Bosco dos Santos e alcançou 27,18% dos votos válidos.

A eleição suplementar foi realizada em decorrência de decisão do Pleno do TSE, no último dia 22/9, no Recurso Especial n.º 13426, que ratificou decisão da Corte do TRE-CE, mantendo a cassação do prefeito e do vice-prefeito de Araripe, José Humberto Germano Correia e Guilherme Lopes de Alencar, e determinando a realização de novas eleições. 

Na eleição deste domingo, em Araripe, compareceram às urnas 11.322 eleitores dos 17.127 aptos a votar, registrando uma abstenção de 33,89%. Houve ainda 4,43% de votos nulos e 3,21% de brancos. 

Os eleitores votaram em 64 seções com urnas espalhadas em 40 locais do município. Nenhuma das urnas apresentou problema e as eleições se desenrolaram com tranquilidade. A apuração foi concluída às 18h43.

O juiz da 68ª Zona Eleitoral, Marcelo Wolney Alencar Pereira de Matos, presidiu o pleito, tendo como chefe de cartório, Gilson Carvalho, e, atuando como promotora eleitoral, Nara Rúbia Silva Vasconcelos Guerra.

Da Assessoria de Imprensa do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará

IBGE - Seca prolongada intensifica abandono da zona rural do Ceará


As áreas rurais dos municípios ganham cenários de abandono após a migração de moradores para as zonas urbanas

Sair do Interior para cidades-polo sempre foi um movimento comum no Ceará, mas a seca piorou a situação. Em um ano, cerca de 31 mil pessoas deixaram de viver na zona rural do Estado e passaram para zonas urbanas
Cerca de 31 mil pessoas deixaram de viver na zona rural do Ceará entre 2013 e 2014. Deficiência no acesso a serviços como Saúde e Educação e falta de emprego, que historicamente contribuem para o movimento migratório, agora são agravados pela seca. O levantamento foi feito com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em novembro.
Diferentemente de outros períodos, quando a população saía do Estado, a movimentação agora se dá especialmente dentro do Ceará, detalha Francisco José Moreira Lopes, chefe da Unidade Estadual do IBGE. Além da Região Metropolitana de Fortaleza, municípios-polo do Interior são os que recebem essas pessoas. “A população total do município não muda tanto assim, porque as pessoas vão da zona rural para a zona urbana”, explica Nicolas Fabre, assessor de Desenvolvimento Rural da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece).
Quando a migração acontece de forma tão intensa, há dois efeitos direitos e de curto prazo. O primeiro, aponta Fabre, é o envelhecimento da população do campo. “Quem fica são as pessoas com idade de se aposentar. Os filhos e netos ou estão na sede do município ou em Fortaleza”. O segundo é o aumento da pobreza nas cidades de destino. A despeito da tendência geral do Estado, que é de queda, a desigualdade nos centros urbanos aumentou de 2013 a 2014.
Indicadores sociais

Quando for divulgada a comparação com 2015 a situação deverá ser ainda mais grave. Como resultado, indicadores sociais — até então em sequência positiva — começam a ter piora. “No cálculo da desigualdade naquela cidade, você está incorporando uma população a mais que não tem renda”, frisa Flávio Ataliba, diretor-geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). Na zona rural, essa população vive especialmente de agricultura de subsistência. 

Sem conseguir inserção no mercado de trabalho dessas cidades, os jovens que chegam começam a dar corpo a problemas de economia paralela, ressalta Fabre. Assim, agravam-se tráfico de drogas e prostituição, por exemplo.

No ano passado, a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome de Fortaleza (Setra) realizou o primeiro Censo e Pesquisa Municipal sobre População em Situação de Rua. Como resultado, segundo nota do órgão, foi observado que 20% das pessoas que vivem nas ruas em Fortaleza tiveram como último local de moradia o interior do Estado. Apesar de não ser especificada a causa que trouxe essas pessoas para Fortaleza, a seca pode ser uma delas.

O POVO Online

Jovem que agrediu médico idoso em posto de saúde é liberado após depoimento


Um vídeo de agressão contra um médico idoso, ocorrido na sexta-feira (4), em Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte, a 77 quilômetros de Natal, está ganhando as redes sociais e levando indignação aos internautas. Revoltado com a suposta demora no atendimento, um jovem com sinais de consumo de álcool, passou a agredir com socos e chutes o único médico do posto de saúde, que havia interrompido uma pequena cirurgia para saber o motivo da revolta do rapaz.

Segundo testemunhas, não havia segurança no local e a equipe médica, à exceção do médico, era toda composta por mulheres. O rapaz foi contido por outros pacientes e acompanhantes até a chegada da Polícia. Apesar do sangramento no rosto, o médico acompanhou os policiais até a delegacia do vizinho município de Canguaretama.

O agressor assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), quando responderá por lesão corporal e desacato a funcionário público. Mas foi liberado. (Do Blog do Eliomar)

Rômulo Coelho recebe convite para presidir PMDB de Quixeramobim


Foto: Reprodução/Facebook
Uma mudança e tanto nos quadros políticos de Quixeramobim. O médico e principal oposicionista à atual gestão, Rômulo Coelho, deverá assumir a presidência do PMDB de Quixeramobim. O anúncio foi feito após o 5º Encontro Regional do partido, no município de Itaitinga.

Com a direção da sigla sob o comando de Coelho, surgirá um imbróglio: O PMDB do município está sob o comando de lideranças ligadas ao ex-prefeito de Quixeramobim, Edmilson Júnior, que também é integrante da sigla. Vale lembrar ainda que o PMDB é o partido do atual presidente da Câmara, Everardo Júnior. Todos são da base aliada do prefeito Cirilo Pimenta (PDT).

E aí, como fica?

Diretório estadual
O PMDB realizou ainda a eleição da Executiva Estadual. Com 90% dos votos foram eleitos: Eunício Oliveira (presidente), Gaudencio Lucena (vice-presidente), Agenor Neto (2º vice-presidente), Mauro Benevides (3º vice-presidente), João Melo (secretário geral), Eliane Novaes (secretária geral adjunta), Danniel Oliveira (tesoureiro) e Abdenago Oliveira (2º tesoureiro).


Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Acesso à internet chega a 78% das escolas públicas urbanas


No Brasil, 32.434 escolas públicas ainda não contam com qualquer tipo de conexão à internet, segundo levantamento feito pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS). O número corresponde a 22% do total de escolas públicas. A maioria das escolas sem acesso à internet está no campo, onde apenas 13% estão conectadas à rede.

De acordo com o instituto que fez o levantamento, o acesso à rede proporciona mais igualdade para os estudantes. “Há uma grave violação do princípio da universalidade, aprofundando as disparidades hoje existentes. Ao expandir o acesso à informação e permitir que professores e alunos acionem diferentes fontes e aprofundem seus repertórios, democratiza-se o acesso à informação e a materiais pedagógicos de qualidade, em especial para escolas com menos recursos”, diz o diretor do ITS, Ronaldo Lemos. (Do O Povo Online)