sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Tarde fria-Morreu Sérgio Pinheiro


Morreu Sérgo Pinheiro Resultado de imagem para Tarde fria-Morreu Sérgio Pinheiro
Olá,
Havia apreensão no ar. Nervos em frangalhos, textos revisados, passados, repassados, entrevistas quase ensaiadas. Era o primeiro dia da primeira edição do jornal de televisão Bom dia Ceará. A Tv Globo inaugurava o Bom dia Brasil e Fortaleza, que sempre não rezeva in totum pela cartilha global, não repetiria o Bom dia Brasil, mas poria no ar seu proprio BOm dia. O Bom dia Ceará. Todos os demais estados repetiram o Bom dia Brasil, o Ceará, não. Assim o quiseram Marcos Nunes, Edilmar Norões, Ednilton Soarez. Um mês antes daquele dia, de férias em Belém do Pará fui chamado às pressas a Fortaleza. O Marcos Nunes quer falar com voce, foi o recado que recebi. Voltei. Era uma conversa pra eu aceitar ser editor do Bom dia Ceará. Avaliei meio dia. Era um passo na carreira. Pra frente. Jornal novo e na Rede Globo. E fomos à luta até chegar aquele dia de dor de barriga. Ruy Lima o primeiro apresentador. Nossos comentaristas eram o Dorian Sampaio que falava de economia, o edison silva que falava de política (falavam e entrevistavam) o Egídio Serpa que fazia entrevistas genéricas e matérias de campo e esporte, entregue ao Sérgio Pinheiro, amigo datado e carimbado desde 1962. Um parceiro que assim como o Dórian Samapaio, quebravam os galhos onde o editor aqui se sentia perdido. O jornal tinha tres blocos. Como era meia hora e tinha alem das vinhetas intervalos de dois minutos de comerciais. Às vezes um convidado furava. Era dificil, mas acontecia ou então a entrevista não rendia e os sete minutos de conversa não chegavam a cinco. Sobrava tempo e esse tempo estava no ar. Ao vivo. Era quando eu entrava no estúdio em desespero e fazia sinal com os dedos para o Dorian ou o Sérgio e dizendo pra espichar os comentários que estivessem fazendo em mais dois ou tres minutos. Jamais deixou de dar certo. Eles dominavam os assuntos e suas áreas específicas. Foi um tempo em que o Bom dia Ceará cuidava de economia, politicas, comportamento e esportes. Tudo tratado com desenvoltura e seriedade. E isso volta à memória hoje, nesta sexta feira, muito mais de um quarto de século depois e para uma nota triste. Morreu esta manhã o querido e competente Sérgio Pinheiro. Aquele de quem me valia quando o tempo era maior que o próprio tempo e eu precisava fechar o bloco. Lembro do Dórian SAmpaio e do Sérgio Pinheiro com enormes saudades e hoje em dor, do meu comentarista de esportes que fazia o que sabia e como quebrava os galhos deste humilde editor primeiro do Bom Dia Ceará. Os dois vão leriar no céu que é onde merecem estar. Em 2011 postei aqui:

Apcdec homenageada na Camara, amanhã
A Apcdec-Associaçao dos Profissionais da Cronica DEsportiva do Estado do Ceará, foi fundada em 11 de maio de 1950. No grande expediente da CMFor desta quarta-feira, 11, a data será lembrada com a entrega de uma placa para o comentarista da Rádio Verdes Mares e TV Diário, Sérgio Pinheiro. Meu estimado amigo Sérgio Pinheiro é companheiro na juventude funcional, do começo dos anos 60 quando eu narrava futebol e o Sérgio já comentava. Ele merece.

 Em tempo - O primeiro Bom dia Ceará foi ao ar no dia 3 de janeiro de 1983. Ha exatos 36 anos.

Círculo em volta do sol chama atenção de moradores


Que curioso! Um círculo colorido formado em torno da imagem do sol, em Quixeramobim, intrigou os moradores. Nesse vídeo encaminhado ao Sistema Maior, é possível verificar o fenômeno de perto e ao fundo você escuta o som da Rádio Campo Maior AM 840.

Apesar de incomum, o caso tem uma explicação científica. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno é chamado de halo solar: É constituído por um anel luminoso centrado no Sol, frequentemente, causado pela presença de Cirrostratus (nuvens compostas por cristais de gelo).