sexta-feira, 25 de maio de 2012

SProcuradoria Geral de Quixadá entra na justiça para reintegrar terrenos invadidos

PDF
invadores_publico
Movimentos têm políticos opositores liderando invasão para prejudicar o prefeito.
Menos de 24 horas após receber recomendação do Ministério Público Estadual para que o prefeito Municipal de Quixadá, Dr. Rômulo Carneiro tomasse providencias judiciais e extrajudiciais para reintegrar ao patrimônio público municipal invadido nos últimos dias por supostos sem-teto. A Procuradoria do Município protocolou na tarde desta quinta-feira, 24, uma ação para a reintegração dos terrenos públicos invadidos ilicitamente.
Agora o juiz deverá analisar o caso em tela e até a próxima semana tudo indica que já haverá uma decisão judicial, há expectativa que será favorável ao Município, sendo assim os ocupantes das terras publicas serão obrigados a se retirarem pacificamente ou então a polícia deverá agir com rigor.
Os promotores deixaram claro, que, caso nada seja feito, poderá caracterizar ato de improbidade administrativo e adoção e de outras medidas cabíveis pelo Ministério Público.
No terreno ocupado do bairro Renascer deverá ser construída a PEC - Praça de Esporte e Cultura modelo numa área de 3.000m² (conhecida como Praça do PAC) e um CEI - Centro de Educação Infantil; Equipamentos que compõem a PEC -   CRAS; salas multiuso; biblioteca; telecentro; cineteatro/auditório com 60 lugares; quadra poliesportiva coberta; pista de skate; equipamentos de ginástica; playground e pista de caminhada.   No terreno ocupado do bairro Carrascal I será construído o CEI - Centro de Educação Infantil. Já no campo Novo casas populares estão no projeto do governo do Estado.
Caso a justiça entenda que os ocupantes deverão sair dos terrenos, os mesmos serão retirados primeiramente no dialogo, caso não seja possível haverá o uso da força policial.
Há inclusive suspeita de que membros de partidos políticos opositores a gestão atual estejam incentivando e indicando locais públicos com objetivo de prejudicar o prefeito de Quixadá e com isso tirar proveito eleitoral.



A presidente Dilma Rousseff vetou 12 artigos do novo Código Florestal aprovado no Congresso, informaram nesta sexta-feira (25) os ministros da Advocacia Geral da União (AGU), do Meio Ambiente, da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário. O objetivo dos vetos é beneficiar o pequeno produtor e favorecer a preservação ambiental, informaram os ministros.

O prazo para sanção do texto, que trata sobre a preservação ambiental em propriedades rurais, vencia nesta sexta. Para suprir os vácuos jurídicos deixados com os vetos, a presidente Dilma Rousseff vai assinar uma medida provisória, que será publicada na segunda-feira (28) no "Diário Oficial da União" juntamente com os vetos, informou o ministro da AGU, Luís Inácio Adams.

"São 12 vetos, são 32 modificações, das quais 14 recuperam o texto do Senado Federal, cinco respondem a dispositivos novos incluídos e 13 são adequações ao conteúdo do projeto de lei. Uma medida provisória deverá ser publicada em conjunto com a publicação dos vetos na segunda-feira", afirmou Adams., disse Adams.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, destacou que a insegurança jurídica e a inconstitucionalidade levaram aos vetos. Ela falou que o objetivo foi  também "não anistiar o desmatador, preservar os pequenos e responsabilizar todos pela recuperação ambiental.
"O veto é parcial em respeito ao Congresso Nacional, à democracia e ao diálogo com a sociedade. Foi motivado, em alguns casos, pela segurança jurídica, em outros pela inconstitucionalidade."

Artigo vetado
Entre os artigos vetados está o que aborda a recuperação de matas em Áreas de Preservação Permanente (APPs), que são os locais vulneráveis, como beira de rios, topo de morros e encostas.

O primeiro texto aprovado na Câmara previa redução dos atuais 30 metros para 15 metros de recuperação de mata para rios com largura de até 10 metros, mas deixava a cargo dos estados a possibilidade do que poderia ser plantado em APPs. Depois, o Senado voltou a alterar para obrigar a recomposição em pequenas propriedades de até 20% da propriedade e estabeleceu recuperação de 30 metros e no máximo de 100 metros para propriedades maiores do que quatro módulos fiscais - o módulo varia entre estados de 20 a 440 hectares.

Quando o texto voltou à Câmara, o relator do projeto de reforma do Código Florestal, deputado Paulo Piau (PMDB-MG), retirou os percentuais mínimos de recuperação das APPs e deixou a cargo dos estados a faixa de recomposição. Isso era interpretado como uma possível anistia, porque poderia liberar quem desmatou de recuperar. Em razão disso e de beneficiar os pequenos produtores, o artigo foi vetado pela presidente Dilma.

Pela proposta nova do governo, voltam as faixas de recuperação, sendo que cada tamanho de propriedade terá uma faixa diferente. Para propriedades de até 1 módulo, serão 5 metros de recomposição, não ultrapassando 10% da propriedade. Para propriedades de um a dois módulos, a recomposição é de 8 metros, até 10% da propriedade. Os imóveis de dois a quatro módulos, terão de recompor 15 metros, não ultrapassando 20% da propriedade. Acima de quatro módulos, a recuperação deve ser entre 30 e 100 metros.

"Os grandes têm grande extensão de propriedade e têm condição de recuperar todas as áreas de preservação permanente", destacou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Segundo a ministra do Meio Ambiente, 65% do total de imóveis rurais no Brasil têm até 1 módulo fiscal e ocupam apenas 9% da área agrícola do país. As propriedades com mais de 10 módulos rurais, por sua vez, representam 4% do total de imóveis do país, e ocupam 63% do área produtiva agrícola.

Votação difícil
O código, que está em discussão no Congresso desde 1999, já havia sido aprovado pelos deputados em maio de 2011, em uma derrota do governo imposta pela bancada ruralista.

Em dezembro, o texto chegou ao Senado, onde passou por ajustes, com alterações que atendiam à pretensão governista. Por ter sido modificado pelos senadores, voltou à Câmara, onde, em abril, foi novamente alterado,  contrariando novamente o governo.

Ao lado de ministros e técnicos da área, Dilma vinha analisando o texto desde que chegou à Casa Civil, em 7 de maio. Somente neste mês, a presidente reuniu-se pelo menos dez vezes com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. No último final de semana, passou a tarde com os ministros Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário), Mendes Ribeiro (Agricultura), Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Luiz Inácio Adams (Advocacia-Geral da União) para discutir os vetos ao texto.

Polêmica
Desde que foi aprovado no Congresso, o novo código vem gerando polêmica entre ambientalistas e ruralistas. Movimentos organizados por entidades de proteção ambiental, como o “Veta, Dilma” e o “Veta tudo, Dilma” se espalharam pelas redes sociais. Neste final de semana, em São Paulo, um ato organizado pela Fundação Mata Atlântica no Parque Ibirapuera reuniu mais de 2 mil pessoas.

Personalidades como Fernanda Torres e Wagner Moura também se mobilizaram. No início do mês, a atriz Camila Pitanga chegou a quebrar o protocolo em um evento em que era a mestre de cerimônias - e do qual Dilma e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participavam -, para pedir: “Veta, Dilma”. O cartunista Maurício de Souza divulgou esta semana em seuTwitter um quadrinho em que aparece o personagem Chico Bento dizendo: “Veta tudim, dona Dirma”.
Com informação do G1.


A população do município de Ibicuitinga, a 181,7 km de Fortaleza, tentou invadir o destacamento policial da região para linchar os acusados do assassinato de um comerciante de 52 anos, na última quinta-feira, 24.
"Cerca de 200 pessoas estavam no local. Eles quebraram algumas portas e ameaçaram atear fogo na unidade. Cortaram a energia elétrica e agrediram alguns policiais. Eu estava dentro do destacamento e foi necessária a presença do Comando Tático Motorizado (Cotam)", informou a titular de Morada Nova e responsável pelo destacamento de Ibicuitinga, delegada Socorro Portela.
De acordo com a titular, a tentativa de invasão aconteceu depois que três homens entraram na mercearia de Francisco Genival Assis de Freitas, localizada no Centro, e anunciaram um assalto. O proprietário tentou reagir e foi morto a tiros de revólver.
Após diligências, a Polícia conseguiu prender um acusado e apreender um adolescente de 15 anos, que teriam participado do crime. A população ficou revoltada com o assassinato e tentou invadir a delegacia, mas os policiais pediram apoio à Polícia de outras localidades e impediram o linchamento.
Em decorrência do tumulto, os dois acusados foram transferidos para a Delegacia de Morada Nova para a realização dos procedimentos necessários.
Com informação do Jornal O Povo.

RÁDIO DE LUTO: FALECEU O RADIALISTA PEDRO AZEVEDO

                             Imagem: Divulgação(Radio Cristal)

Faleceu na manhã desta sexta-feira, 25, no hospital Cura D’Ars, em Fortaleza, o radialista Pedro José de Azevedo, 53 anos.

Segundo informações de familiares, o mesmo veio a óbito após uma cirurgia renal. Pedro Azevedo trabalhava como radialista na Rádio Difusora Cristal de Quixeramobim, onde apresentava o programa semanal “Quixeramobim é Notícia”, e aos domingos o programa “Bregão da Cristal”.  Durante toda a manhã, amigos da emissora lamentaram a perda do colega de trabalho. O radialista Edvaldo Barbosa, ao qual vinha substituindo Pedro Azevedo durante esta semana em seu programa devido a cirurgia que o mesmo iria realizar, lamentou e disse que alem de um amigo, o radio cearense perdeu um grande profissional. Amigos de outras emissoras passaram a manhã atrás de notícias, e ao serem informados do acontecido lamentavam e mandavam mensagens de apoio a todos os familiares. O programa comandado semanalmente por Pedro, de 11 as 11h30min, foi substituído nesta sexta-feira, pelos colegas de emissora que a todo o momento recebiam ligações de ouvintes que lamentavam a morte do radialista. Padre Adauto, companheiro de emissora, comandou o microfone ao lado de Viana Filho lembrando o amigo e sempre trazendo mensagens de conforto aos familiares.

Durante todo o dia a Rádio Difusora Cristal realizará homenagens a Pedro Azevedo.Casado com Fátima Pimentel, Diretora da Escola Assis Bezerra em Quixeramobim, Pedro Azevedo era pai de três filhos, trabalhava também como autônomo na venda de antenas para celulares em todo o município de Quixeramobim e região.


EM BREVE MAIS INFORMAÇÕES
                                               
                                                                                   

A-A+
'Não transei com o diretor', diz Babi sobre permanência no 'Pânico'
Panicat posou para o Paparazzo, em ensaio que vai ao ar neste sábado, 26. Veja foto de making of.

Na primeira vez que posou para o Paparazzo, há dois anos, Babi Rossi tinha acabado de entrar no programa “Pânico” e era dona de longos fios loiros. Neste segundo ensaio – que vai ao ar neste sábado, 26 -, a assistente de palco exibiu o cabelo curtinho, um mês após ter a cabeça raspada ao vivo na TV.
A prova de fogo aconteceu pouco após a estreia da atração em outra emissora. Babi foi a única assistente de palco da versão anterior que permaneceu. "Não sou a queridinha nem tive que transar com o diretor para ficar. Tenho meus méritos. Visto a camisa do programa, não falo mal de ninguém, chego no horário e não entro em polêmicas fúteis. Fiquei porque mereci", diz ela, que garante se dar bem com todas as atuais panicats, mas é mais amiga de Thais Bianca, aquela de cabelo rosa. "Não tenho inveja de ninguém. Se está ali é porque merece. Nunca precisei puxar tapete."



Fonte: EGO   Berg Pinheiro - Milha(CE) 


Comerciante é vítima de latrocínio na cidade de Ibicuitinga


PDF
Vaitura_Ibicuitinga15
Populares tentaram invadir a delegacia para linchá-los.

Um menor de idade e um maior são apontados como autores de mais um crime tipificado como latrocínio na cidade de Ibicuitinga, no Sertão Central cearense, o delito aconteceu na noite desta quinta-feira e teve como vítima o comerciante Francisco Genival, 52 anos, estava em sua mercearia quando foi abordado por dois homens, um armado de revólver e o outro armado a faca, entraram em seu comercio e anunciaram um assalto.
O bandido que estava armado com o revolver, sem nenhum motivo, efetuou um disparo que atingiu a vítima na testa e esta veio a óbito no local, os meliantes fugiram sem levar nada e homiziaram-se em um matagal. Policiais realizaram buscas e conseguiram prender os acusados, sendo um maior natural de Quixadá, e V.F.S.V, 15 anos, natural de Fortaleza, foram encontrados com um revolver taurus calibre 38, cano especial, com capacidade para 06 (seis) cartuchos, contendo 05 (cinco) intactos e 01 (um) deflagrado e uma faca tipo peixeira. A polícia não informou o nome do criminoso maior.
Os acusados foram conduzidos para DP de Ibicuitinga que foi cercada por populares que tentaram invadir a delegacia para linchá-los, no que foram contidos pelos policiais presentes que solicitaram reforços e foram deslocadas viaturas do Cotar, Ibaretama, Banabuiú, Morada Nova,que ao chegar ao local contornou a situação e os acusados foram transferidos para a DP da cidade de Morada Nova, onde foram adotadas as medidas legais.
O local de crime foi periciado pelo inspetor Marcos (DP de Morada Nova) e o corpo da vítima recolhido ao IML de Quixeramobim, pelo rabecão12.

Bandidos assaltam lotérica da cidade de Pedra Branca



PDF
viatura_PedraBranca
Não foi informado o valor levado pelos assaltantes neste crime.
Bandidos armados conseguiram assaltar e despistar a polícia em maus uma ação criminosa na cidade de Pedra Branca, no Sertão Central cearense, todavia, um assaltante foi preso e os demais a polícia já tem os nomes.
Uma ligação anônima via 190, informava que um caminhoneiro havia sido vitima de roubo à 7km na rodovia BR-226, que dá acesso ao distrito de Santa Cruz do Banabuiú, de imediato uma viatura realizou deslocamento ate o local, porém, não foi avistado nada, sendo informando via radio pelo permanente Cb Pinheiro que a casa lotérica estrela da sorte estava sendo roubada, instante que a viatura retornou em direção a casa lotérica, mas o crime já estava consumado.
A composição levantou alguns dados sobre os infratores, saindo em diligência a captura dos mesmos, sendo informado por populares que os bandidos saíram em fuga para o Sitio Santa Rita, onde foi sendo colhido dados e informações com populares a cerca do destino dos mesmos, entrando até no município de Boa Viagem, quando iniciou uma perseguição, sendo solicitado o apoio da polícia de Boa Viagem, fechado o cerco e tendo êxito na captura de um dos elementos no sitio Varzinha.
Com o infrator estava uma moto de placa HYP-1874, Honda tornado preta, confessou a autoria delitiva, após a captura do suspeito foi informado pelo mesmo que seus comparsas teriam o abandonado e ido a sentido a cidade de Boa Viagem, sendo que um deles era conhecido por Reginaldo, vulgo (Magal) residente na cidade de Pedra Branca.
 

MENOR É ACUSADO DE MATAR ADOLESCENTE COM UM TIRO EM QUIXADÁ


Os menores de idade estão envolvidos em muitos crimes na cidade de Quixadá, no Sertão Central cearense, prova disso foi que na tarde desta quarta-feira, 23, um adolescente matou um jovem a tiro no bairro Triângulo.

O assassinato aconteceu na Rua Padre Cícero, bairro Triângulo, tento como vítima Ronielle Pereira da Silva, Vulgo “Caçarola”, 18 anos, que foi atingido por um disparo de revolver, calibre 38, no ouvido esquerdo, desferido por F. I. O. V., 16 anos. A vítima foi socorrida por populares para o hospital municipal Dr. Eudásio Barroso, onde veio a óbito. O acusado evadiu-se tomando rumo ignorado.  A polícia não sabe ainda o motivo do crime, agora as investigações vão buscar identificar a causa e apreender o menor acusado.

Mais Informações:
Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá

Rua Brasílio Pinto, 1445, Combate
(88) 3445-1047

COM INFORMAÇÕES DO PORTAL REVISTA CENTRAL 

SENADOR POMPEU: LDESP REALIZA I CAMPEONATO REGIONALIZADO DE FUTEBOL


Teve inicio o I Campeonato regionalizado de Futebol do município de Senador Pompeu realizado pela Liga Desportiva do Município.

Após 6 anos sem campeonatos organizado pela LDESP, a nova gestão dar inicio ao primeiro campeonato ao qual envolve três categorias, Sub 18, Aspirante e Principal. Segundo o presidente da liga, Alexandre Martins, o campeonato só está sendo possível ser realizado graças ao apoio de alguns empresários locais. Segundo o mesmo, o poder público local não liberou o campo de futebol José Rolim Gomes, ao qual foi necessário um mutirão composta pelos clubes filiados e a comunidade do Alto São José, realizarem a limpeza e construção dos bancos de reservas, além da colocação das traves em um campo de futebol situado na comunidade onde serão realizados os jogos.

Serão 18 equipes divididas em seis chaves onde todas jogarão entre se dentro de seu grupo. Cada equipe receberá um uniforme completo e uma bola, além de concorrer ao troféu de campeão deste ano. No último dia 12 um bingo foi realizado pela LDESP com o intuito de arrecadar verba para a realização da competição, ao qual conseguiu arecadar R$ 7.310, Tendo um saldo final de R$ 6.725,00.   Outros apoio também vem fortalecendo o campeonato com a Super Casa do Frango, Secretária de Esportes do Ceará, Rádio Sertão Central, Coelho Junior, Lojão Capibaribe, Pakaluxi Boutique, Escritorio de Contabilidade Noélia Rabelo, além dos prefeitos Wilame Alencar, Espedito José, Claudenilton Pinheiro, Claudio Dias, Erivando Maia e Zé, além da cobertura do Blog O Sertão é Notícia.

 

GRUPOS:
GRUPO 01: PONTE PRETA DO RIACHO DO MEIO
                     BARCELONA DO SITIO BONITO
                     BEIRA RIO FUTEBOL CLUBE DO SITIO SÃO FRANCISCO
GRUPO 02: SANTOS DO SITIO CAJAZEIRAS
                     FLUMINENSE DO KM 12
                     FORTALEZA DO SITIO MUXINATÓ
GRUPO 03: PALMEIRAS DE CARNAUBA
                     FLAMENGO DO PATÚ
                     PAISSANDU DO AMANAJU

GRUPO 04: PALMEIRAS DE SÃO JOAQUIM
                     SÃO JOAQUIM DE CIMA ESPORTE CLUBE
                     BONFIM ESPORTE CLUBE DO KM 20

GRUPO 05: CEARA ESPORTE CLUBE
                     CAPIBARIBE ESPORTE CLUBE
                     FORTALEZA DA BARRA DO PATÚ

GRUPO 06: RIVER PLEY DO INHARÉ
                     CRUZEIRO DO PAULO IZIDIO
                     GUARANI DO PEPÉ 
                     FLAMENGO DO PAVÃOZINHO


POR FERNANDO IVO