quarta-feira, 25 de setembro de 2013

São Francisco Romaria de Canindé abre com 20 mil fiéis


Fotos  Valmir   Holanda


As mãos disputam espaço em meio ao tecido santo. Mesmo com o cansaço da madrugada, os fiéis fazem questão de permanecer junto ao símbolo de devoção. Muitos rezam e agradecem, alguns até choram. Tudo para estar perto da bandeira franciscana. Às 4h da manhã de ontem, teve início a edição 2013 da Romaria de São Francisco das Chagas, no município de Canindé, a 126 km de Fortaleza. A estimativa da Paróquia é de que cerca de 20 mil devotos participaram da missa de abertura                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 
Fotos  Valmir   Holanda

Ainda na tarde de segunda-feira, comunidades rurais de Canindé e de municípios vizinhos organizaram as tradicionais caminhadas, dos locais onde moram até a Basílica de São Francisco, pelo 27º ano consecutivo.

Os festejos foram iniciados em frente ao santuário, com uma celebração eucarística presidida pelo frei João Amilton dos Santos, além do hasteamento das bandeiras e de espetáculo de fogos de artifício. Um dos franciscanos mais fervorosos era Chico da Ozana, ele repete o ritual de se postar ao lado da bandeira de São Francisco, segurando-a, ajudando a erguê-la e ficando ali durante toda a missa. "Tenho muita fé. Ele já me livrou da porta da morte", diz, revelando já ter tido a vida em risco por dois momentos, em acidentes automobilísticos. "Por isso, pago minha penitência: não largar a bandeira enquanto eu for vivo. Ano passado, até desmaiei no pé do mastro", lembra, emocionado.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               
Fotos  Valmir   Holanda

A dona de casa Raimunda Íris Maia, de 69 anos, saiu da localidade de Ingá, em Caridade, às 17h de segunda-feira, e só chegou na Basílica depois de 3h30 de ontem. Vestida de franciscana, ela participava da caminhada pela primeira vez. "Meus pés estão doendo muito, mas quero pagar minha promessa", disse, sem revelar a graça alcançada. (Fonte: Jornal Diário do Nordeste)

Dia do Rádio


Hoje é o Dia do Rádio onde muitos jornalistas começaram suas carreiras. Foi lá, em 1958 que comecei a ensaiar para chegar ao profissionalismo em 1962. Foi lá que aprendi com mestres do Brasil inteiro o que imagino que um dia saberei. Saudades de Paulino Rocha, Jorge e Alberto Cury, Paulo Roberto, Ramos Calhelha, Hélio Ribeiro, Narcélio Limaverde, Wilson Machado, dentre outros, o ofício de ler, interpretar, informar. Sem o rádio não haveria imprensa livre no Brasil.

O Sertão Nordestino

Sertão Nordestino é uma região que compreende a parte mais interior de praticamente todos os estados da região nordeste brasileira. Usualmente, a denominação de “sertão nordestino” é dada às regiões interioranas, independentemente do nível de desenvolvimento social  ou econômico. Porém, a expressão também pode ser usada para designar, mais especificamente, as regiões do interior da Bahia, Pernambuco e Piauí, onde se concentram algumas das cidades com maiores índices de desigualdade social do país, além de baixíssimos indicadores de desenvolvimento sócio-econômico.
Geograficamente, o sertão nordestino é uma área de transição entre as sub-regiões do agreste  (seco) e meio-norte (úmido). Compreende uma faixa que vai desde o litoral do Rio Grande do Norte (até perto de Natal) e Ceará até a região sudoeste da Bahia, passando pelos estados de Pernambuco, Paraíba (exceto o litoral), um pouco da região noroeste de Alagoas e Sergipe, e quase todo o estado do Piauí, com exceção da parte mais próxima à fronteira com o Maranhão.
O solo da região é antigo e em geral pouco profundo. A maior parte da região do sertão nordestino tem solo de embasamento cristalino com baixa capacidade de infiltração mas, em outros locais, nas bacias sedimentares, os solos são mais profundos permitindo uma maior infiltração e um melhor suprimento de água.
O clima na região é predominantemente semi-árido com uma estação seca mais prolongada onde a taxa de precipitação pode cair a níveis baixíssimos (500mm a 800mm por ano em algumas regiões, mas podendo chegar a 400mm em outras), o que impede o desenvolvimento da agricultura e pecuária. Mesmo assim, nas regiões próximas ao rio São Francisco, mais precisamente na Bahia e Pernambuco, têm se desenvolvido atividades de fruticultura através de sistemas de irrigação que desviam a água necessária do São Francisco.
As estiagens prolongadas são comuns na região o que dá ao sertão nordestino sua paisagem típica. A caatinga é a vegetação predominante e encontra-se adaptada aos longos períodos quase sem chuvas.
Devido à escassez de água durante boa parte do ano são comuns as cisternas e os açudes que armazenam a água disponível no período de chuvas que costumam cair de forma concentrada durante aproximadamente, três meses do ano, nos quais a vegetação parece renascer.
A cultura do sertão nordestino está intimamente ligada ao clima, como é fácil perceber, e à história de sua colonização (foi a primeira região interiorana do Brasil a ser colonizada). Devido à pressão das grandes plantações de cana-de-açúcar que se desenvolviam nas regiões mais úmidas, a criação de gado avançou pelo sertão e até hoje é uma das principais atividades da região e, embora incipiente se comparada às regiões centro-oeste sul, caracteriza o modo ser do sertanejo nordestino.

Longa cearense “Os Pobres Diabos” é eleito o Melhor Filme pelo Júri Popular do Festival de Brasília



O longa-metragem ficcional “Os Pobres Diabos”, roteirizado e dirigido pelo cineasta cearense Rosemberg Cariry, foi eleito o Melhor Filme pelo Júri Popular do 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. A cerimônia de encerramento, que aconteceu na noite de terça-feira (24) no Cine Brasília, anunciou os curtas e longas vencedores dessa edição. Na ocasião, a produtora executiva Bárbara Cariry recebeu o cobiçado Troféu Candango e o prêmio de R$ 30 mil em nome da equipe do filme. A obra também venceu o Prêmio Exibição TV Brasil de Melhor Longa no valor de R$ 50 mil e entrará para a grade da emissora.

Além do público que compareceu à exibição de “Os Pobres Diabos” no Cine Brasília, espectadores de cinco cidades satélites também votaram no filme: Sobradinho, Guará, Gama, Ceilândia e Taguatinga. “Estamos muito honrados em receber esses prêmios, já que o Festival de Brasília é um dos mais importantes do País. É satisfatório saber que o filme caiu no gosto popular, mesmo após os problemas técnicos que enfrentamos no primeiro dia de exibição do longa”, afirma Bárbara Cariry.

“Os Pobres Diabos” foi exibido na abertura da Mostra Competitiva, no dia 18 de setembro, e teve a sessão interrompida. O equipamento do festival para exibição de filmes no formato DCP (Digital Cinema Package) apresentou problemas que levaram ao travamento do filme, que teve a exibição reagendada para o dia 20 de setembro. O longa competiu com outras cinco produções nacionais que experimentaram  diversas formas de realização audiovisual.

O resultado demonstra o forte apelo popular da história, que acompanha a difícil jornada dos artistas e trabalhadores de um pequeno circo lutando pela sobrevivência, permeada de aventuras e desventuras dos anti-heróis picarescos inspirados nas artes populares. “Vemos que o espetáculo continua, apesar de todas as dificuldades. O filme tem um espírito bem humorado, mas esbarra em uma dura realidade que se encaminha, no final, para uma tragicomédia”, afirma Rosemberg Cariry.

“Os Pobres Diabos” é estrelado por Silvia Buarque, Chico Diaz, Everaldo Pontes, Gero Camilo, Zezita Matos e grande elenco. Este é o 12º longa-metragem de Cariry e marca o seu retorno à ficção após realizar os documentários “Patativa do Assaré, Ave Poesia” (2007) e “Cego Aderaldo – O Cantador e o Mito” (2012), entre outros. Após o Festival de Brasília, o filme  continuará no circuito de festivais nacionais e internacionais. O lançamento comercial está marcado para o segundo semestre de 2014.

Câmara de Quixeramobim discutirá aumento da violência no município

Foto: Internet   
Nesta sexta-feira, 27, a Câmara Municipal de Quixeramobim realizará uma audiência pública para debater a insegurança no município.
A audiência acontecerá a partir das 09h00 no Salão Paroquial, no centro da cidade, aonde vem ocorrendo as sessões da câmara e atende uma proposição do vereador Rômulo Filho (PSB). O debate contará com a participação do Dr. Laércio Noronha Xavier, autor do livro “Políticas Públicas de Segurança”. Outras autoridades da área policial também deverão comparecer. Populares aguardam que após está Audiência algo mais viável seja feito no município para tentar diminuir os autos índices de criminalidade que vem crescendo a cada dia, principalmente assaltos a comércios e furtos de residências, além do alto índice de envolvimento de menores na pratica desses crimes.


Reportagem: REDAÇÃO

Senado aprova projeto que reconhece profissão de vaqueir



Brasília. Os corredores do Senado sempre cheios de assessores e parlamentares engravatados ganharam um tom diferente no início da tarde desta terça-feira (24) com a chegada de 70 vaqueiros de várias regiões do país. Vestidos a caráter com chapéu e gibão, o grupo veio acompanhar a votação do Projeto de Lei (PLC) 83/2011, que reconhece e regulamenta a profissão deles. No fim da tarde, a proposta foi aprovada no plenário.

A pedido de líderes partidários, a proposta foi votada em regime de urgência como o primeiro item da pauta do plenário. O texto define o vaqueiro como profissional responsável pelo trato, manejo e condução de animais como bois, búfalos, cavalos, mulas, cabras e ovelhas.

Segundo o presidente da Associação dos Vaqueiros de Conceição do Coité, na Bahia, Áureo Carneiro, a regulamentação vai permitir ao vaqueiro "trabalhar com mais satisfação e amor”. “ Hoje quem paga bem um vaqueiro, paga um salário [mínimo]. A maioria, 90%, não ganha nem isso. Enquanto tem a sua juventude, sua força física, ele consegue emprego. Depois que ele fica velho e cansado ou sofre algum acidente na lida, ele é dispensado pelos patrões sem nenhuma garantia”, lamentou.

“Vamos ter os direitos legais que todas as profissões já têm: periculosidade, insalubridade, adicional noturno, hora extra, que ninguém que trabalha como vaqueiro recebe isso. É uma maneira de valorizar a nossa profissão que é uma das mais antigas do mundo”, disse o representante da Associação dos Encourados de Pedrão, também da Bahia, Anderson dos Santos Maia.

24/09/2013 18h20 - Atualizado em 24/09/2013 18h20 Musa do Brasileirão 2013 dá a largada: veja o primeiro ensaio das candidatas



Veja o primeiro ensaio das candidatas a Musa do Brasileirão 2013:

Vitória
musa o brasileirão
Vasco
musa o brasileirão
SPFC
musa o brasileirão
Santos
musa o brasileirão
Portuguesa
musa o brasileirão
Ponte Preta

Em Plena Luz do Dia: Dupla realiza arrastão em ótic


Foto: Inlustrativa   
A polícia procura dois elementos que efetuaram um assalto a uma ótica no centro de Quixadá.
Segundo informações da polícia, dois elementos sendo um deles moreno, magro, de aparência jovem, trajando uma camisa verde e o outro alto, branco, trajando uma camisa estampada, praticaram o assalto por volta das 23h00 desta segunda-feira. Os elementos chegaram armados de revolver na ótica localizada na Rua José de Queiroz Pessoa e tomaram de assalto 16 relógios das marcas Mondaine e Technos, a maioria dourados. Logo após a ação os indivíduos fugiram em uma motocicleta Honda Pop. A polícia investiga o crime para tentar identificar e prender os elementos.
Reportagem: REDAÇÃO