terça-feira, 9 de julho de 2019

Acordo garante transferência de ursos Dimas e Kátia de zoológico de Canindé para santuário em SP


Um acordo na Justiça garantiu que os os ursos Dimas e Kátia sejam transferidos do zoológico de São Francisco de Canindé, no Ceará, para o santuário de animais Rancho dos Gnomos em Joanópolis, no interior de São Paulo.

A Justiça havia determinado em junho a transferência dos animais para o interior paulista, mas o zoológico poderia recorrer da decisão. Caso recorresse, ele enfrentaria uma ação da associação Viva Bicho, responsável por solicitar a transferência, que pedia R$ 100 mil de indenização por dano ambiental.

As partes chegaram a um acordo para um termo de cessão dos animais. Ainda não há definição de data para a transferência, nem como será feito o transporte deles (leia mais abaixo). No dia 4 de junho, antes da determinação da Justiça, houve uma primeira tentativa de conciliação, que terminou sem acordo.

"A outra parte entendeu que seria melhor para os animais a transferência. Todos agora estão se mobilizando para que estes animais sejam transportados o quanto antes para o rancho", disse a advogada Tiziane Machado, da associação Viva Bicho.

A ativista Luísa Mell iniciou uma campanha em outubro de 2018 para levar os usos para o santuário de animais, mesmo local onde a irmã deles, Rowena, foi levada. Ela ficou conhecida como a ‘Ursa mais triste do mundo’ durante a campanha de transferência por ser de uma espécie nativa de regiões com clima ameno e enfrentar o calor de mais de 40 graus onde estava, no Piauí.

Preparos
Idealizadores e gestores do Rancho dos Gnomos, Marcos e Silvia Pompeu, contam que deram início à parte operacional para receber Dimas e Kátia.

“O recinto para os irmãos ursos já está pronto, foi construído por meio de doações feitas ao Instituto Luísa Mell, e repassadas para essa construção de 1,9 metros quadrados, piscina com capacidade para 80 mil litros de água, cambiamentos, decks, área de descanso, área de alimentação e amplo espaço de área gramada”, explica Marcos. (Do G1-CE)

Em Sobral, César Barreto lança livro sobre vida de Virgílio Távora


O escritor sobralense César Barreto lançou seu livro Virgílio Távora – O Estadista Cearense, no Becco do Cotovelo, em Sobral. A solenidade ocorreu no último sábado, 06. A informação é do Blog do Tidi.

A obra, que conta a história do ex-governador Virgílio Távora, é o 20º livro de César, escrito em coautoria com o jornalista e sociólogo Saulo Barreto Lima.

O livro foi apresentado pelo ex-senador Mauro Benevides.

Além do lançamento do livro, ocorreu ainda a entrega da Comenda “Orgulho de Ser Sobralense” concedido a filha de Virgílio Távora, Tereza Távora.

Do Repórter Ceará – Foto: Artenio Mesquita