segunda-feira, 30 de maio de 2016

“Lágrima” misteriosa na Pedra da Galinha Choca, em Quixadá, mobiliza PM e Bombeiros

Uma enorme faixa com os dizeres “30 FILHOS DO PATRIARCADO” foi colocada, neste domingo (29), na parte que equivale à cabeça da famosa Pedra da Galinha Choca, monólito símbolo de Quixadá e cartão postal do Ceará. Na posição em que a faixa foi colocada, restou a aparência de uma lágrima, pelo menos para quem a olhava de longe.
   tratar-se de um para pente que talvez tivesse colidido com a pedra, moradores das proximidades acionaram a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, que foram ao local. Ao chegarem, porém, a faixa já havia sido recolhida ou levada pelo vento, e não foi       13322125_1160498303990038_1370612244763124463_n                                                                                     encontrada
Mais cedo, conforme informações do radialista Cleumio Pinto, um grupo de pessoas havia subido ao topo do monólito. É provável ter sido este grupo que colocou a faixa. De fato, enquanto a faixa aparecia estendida na pedra, era possível ver algumas pessoas que caminhavam lá em cima.
Até agora, porém, nenhum membro deste grupo foi encontrado para explicar o que significava a inscrição “30 FILHOS DO PATRIARCADO”. Apesar do clima de mistério, nas redes sociais a faixa está sendo encarada como um protesto relacionado ao estupro coletivo ocorrido no Rio de Janeiro. Os “30 filhos” seriam os 30 estupradores, e o “patriarcado” seria uma referência à cultura patriarcal e machista, em vigor ainda neste século XXI.

Quixadá tem epidemia de assassinatos de crianças e adolescentes, segundo OMS

o-sangue-a-mesa-o-paciente-os-cirurgic3b5es
O Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência realiza, nesta terça-feira (31/05), a sua nona audiência pública, no município deQuixadá. O objetivo é ouvir a comunidade local sobre o que leva adolescentes a se envolverem em situações de violência letal precocemente, como autores e vítimas de homicídios. O evento acontece a partir das 18h, na Escola Profissional Maria Cavalcante Costa.
Durante o evento, a população de Quixadá e da região poderá dar sua opinião, além de apresentar proposições para enfrentar o problema a partir da realidade local.
Em 2015, 14 crianças e adolescentes com idades entre 10 e 19 anos foram assassinados em Quixadá, o que resulta em uma taxa de 38,38 mortes para cada grupo de 100 mil na mesma idade. Para a Organização Mundial da Saúde, uma taxa acima de 10 homicídios para cada 100 mil já é considerada epidemia.
Nas audiências já realizadas – em Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, Juazeiro do Norte e Sobral – a população apresentou diversas proposições nas áreas de educação, cultura, esporte, lazer e assistência social.
Foram apontados caminhos que poderiam afastar crianças e adolescentes da violência letal, como escolas abertas nos finais de semana e professores capacitados para mediar conflitos, a construção de uma nova relação entre os agentes de segurança pública e as comunidades das periferias, entre outras, que constarão do relatório final do Comitê.
Além do resultado das audiências, o relatório trará considerações oriundas dos seminários temáticos, das rodas de conversa com profissionais que atuam na rede de proteção e da análise da pesquisa de campo que está sendo finalizada, feita com as famílias de adolescentes assassinados e com adolescentes que cometeram homicídios e que cumprem medida socioeducativa. O relatório será entregue a gestores, sociedade civil organizada e a todas as instâncias responsáveis.
Fruto de uma parceria da Assembleia Legislativa com o Governo do Estado do Ceará e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Comitê é presidido pelo deputado Ivo Gomes (PDT) e tem como relator o deputado Renato Roseno (Psol).
Serviço – Audiência Pública/ Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência
Data: 31 de maio
Local: Escola Estadual de Educação Profissional Maria Cavalcante Costa (Av. Jesus Maria e José, 2990 – Jardim dos Monólitos – Quixadá)                                                                                          .por  | DestaquesNotícias

Adolescente é atingido com disparo de garrucha

/ Foto: Ilustrativa /
A polícia registrou uma lesão corporal contra um adolescente de 13 anos ocorrido durante o final de semana. Segundo informações da polícia, por volta das 00h55min da última sexta-feira, 27, o pai do adolescente procurou a PM para informar o fato.
A polícia informou que o pai da vítima disse que seu filho brincava com dois colegas por volta das 19h, na Rua Antônio Saraiva, bairro Monteiro de Morais,  quando foi abordado por um indivíduo não identificado que armado com uma arma artesanal,  tipo garrucha, mirou a arma em direção as crianças, acendeu um fósforo e efetuou um disparo, possivelmente com pólvora, que atingiu seu filho nas mão e no rosto vindo a causar queimaduras.
O adolescente foi socorrido para o Hospital Regional Dr. Pontes Neto e em seguida o mesmo foi transferido para o Instituído José Frota, em virtude das queimaduras. O autor do disparo não foi identificado. A polícia tenta agora informações que possam levar a identificação deste elemento.
 Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Ladrões voltam a roubar motocicleta na zona rural de Quixeramobim

A polícia voltou a registrar assalto de motocicleta na zona rural de Quixeramobim. Desta vez o crime aconteceu por volta das 19h33min deste domingo, 29, na localidade de Maloca, distrito de Paus Brancos.
Segundo informações repassadas pela polícia ao  a vítima foi identificada como sendo um agricultor de 20 anos. O mesmo informou que foi abordado por dois indivíduos armados de revólver e transitavam numa motocicleta Honda de cor preta. A dupla anunciou o assalto e levou sua motocicleta Honda 300R, ano 2010, amarela, placa NQY 5865, com inscrição de Fortaleza. Uma viatura realizou diligências em toda a área onde ocorreu o delito, mais até o fechamento desta matéria os autores do crime não foram identificados e nem localizados. O site O SERTÃO É NOTÍCIA 

ES: Bandidos são presos após roubar caminhonete de delegado e bater em carro de coronel; Um deles invadiu casa de um agente penitenciário



Dois bandidos foram presos após roubar uma caminhonete Toyota Hilux prata de um delegado aposentado, na Praia da Costa, no município de Vila Velha, no Estado de Espírito Santo, na tarde do último sábado (28). No momento do roubo, uma viatura da Polícia Militar passava pelo local e deu início a uma perseguição. O helicóptero da PM foi usado para dar apoio a oito viaturas que foram acionadas para montar o cerco.

Durante a fuga, os criminosos entraram na contramão da Rua Arariboia, no Centro do município. Ao chegarem em um cruzamento os suspeitos colidiram com um Jeep prata, que atingiu um poste. O veículo é de um coronel da PM. No Jeep estava o policial, a esposa e um filho do casal. A família não se feriu no acidente.

No momento do acidente, um ônibus da Sanremo seguia na via logo atrás do Jeep. O motorista tentou frear, até conseguiu diminuir a velocidade, mas não foi possível evitar a colisão com o carro. Cerca de 14 passageiros estavam no coletivo, mas não houve registro de vítima.

Mesmo diante da colisão envolvendo os três veículos, a dupla saiu da Hilux e fugiu a pé. Um deles foi detido a poucos metros na Rua Arariboia. O outro chegou a invadir uma casa da região que é de uma agente da Secretaria de Justiça (Sejus). Ela chegou a efetuar um disparo, mas a polícia não informou se o suspeito foi baleado.

O suspeito que invadiu a casa da agente estava machucado e foi encaminhado para o Hospital Bezerra de Faria, no mesmo município. (Do Gazeta Online)

SAAE interrompe sistema de distribuição de água para retirar vazamento em adutora


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Quixeramobim interromperá o sistema de distribuição de água da sede de Quixeramobim nesta terça-feira, 31, para retirada de vazamento em um tubo de 400m da adutora, em Placas de Uruquê.

O SAAE informou ainda que a empresa COSAMPA realizará uma retirada de duas bombas para que sejam encaminhadas ao fabricante, tendo em vista que as mesmas apresentaram problemas. Por esse motivo, a adutora opera com apenas uma bomba.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Quadrilha ataca carro-forte em Acopiara



Um carro forte foi explodido no município de Acopiara por volta de meio dia desta segunda-feira, 30. Conforme informações dos principais site da região de Acopiara, após homens armados com de fuzis atravessarem uma carreta no meio da pista. Ao diário do nordeste o delegado Raphael Vilarinho, titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) disse que o carro-forte da empresa Corpvs Segurança segua o trajeto Mombaça/Acopiara  foi atacado no sítio Mangueiras. “Eles pararam o carro-forte no meio da rodovia, renderam os vigilantes e explodiram o cofre. Parte do dinheiro foi levado e o outro ficou espalhado na pista. Estas são as informações preliminares que recebemos”, afirmou o delegado.
Ainda de acordo com Vilarinho, o bando teria fugiu em uma caminhonete Toyota, modelo Hilux SW4, de cor branca, placas não anotadas. Por enquanto os suspeitos não foram identificados, mas as diligências a procura deles já foram iniciadas, de acordo com as primeiras informações. Equipes da DRF estão se deslocando para Acopiara e integrarão a operação em busca dos criminosos. A quantia levada ainda não foi revelada pela Polícia. Ninguém ficou ferido durante a ação.
assalto a carro forte no ceará-acopiara,
O ataque foi entre Acopiara e Mombaça; o carro da fuga foi encontrado no município de Piquet Carneiro. Foto WhatsApp Blog do Walter Lima
“Eles detonaram explosivos e fugiram em direção ao município de Piquet Carneiro. Estamos iniciando as investigações”, disse o delegado Raphael Villarinho, titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), responsável pelo caso ao jornal O Povo. Os assaltantes conseguiram fugir antes da chegada da Polícia Militar, e o carro deles foi encontrado abandonado no distrito de Ibicuã, em Piquet Carneiro. Os destacamentos da PM dos municípios vizinhos, como Mombaça e Iguatu, foram acionados para reforçar as buscas na região.
“Não houve confronto, mas os policiais estão em perseguição”, esclarece Felipe de Carvalho, da Polícia Civil de Juazeiro do Norte, que deu apoio no atendimento da ocorrência, pois a viatura passava pelo local. “Tinham várias munições de metralhadora .50 no local, eles estavam com armamento pesado”, frisou.
Ataques
Com a ação desta tarde, sobe para três o número de ataques a carros-forte no Ceará, em 2016. No ano passado, foram cinco ataques deste tipo no Estado, segundo levantamento do O POVO Online, com base nos dados do Sindicato dos Bancários do Ceará.
O primeiro ataque deste ano foi registrado em Ibaretama, no dia 29 de abril. Depois, uma quadrilha formada por cerca de oito homens atacou e explodiu um carro-forte em Jaguaribe. Na ação, um vigilante foi atingido no rosto por estilhaços, e outros dois foram feitos reféns.