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terça-feira, 20 de março de 2012

"O degustar musical engrandece a alma em conhecimento e torna o indivíduo mais humano."

terça-feira, 20 de março de 2012

CHORO, música popular urbana brasileira.


O choro é considerado a primeira música popular urbana típica do Brasil. O choro ou chorinho nasceu no Rio de Janeiro, no início do século XIX. E até hoje é tocado tanto por grupos tradicionais, como nas rodas de choro e regionais, quanto por músicos de outras regiões do Brasil e do mundo.

                    Instrumentos típicos do choro brasileiro: violão 7 Cordas, violão, bandolim, flauta, cavaquinho e pandeiro.


O choro não tem característica de de um ritmo específico, mas pela forma de ser tocada - solta e sincopada, cheia de ornamentos e improvisações. É uma vasta gama de ritmos e sons nos quais se apoiam os compositores de choro.

Entre os ritmos mais utilizados, encontra-se o "maxixe", o "samba", a "polca" e a "valsa", transmitindo assim os estilos "samba-choro", a "polca-choro" e a "valsa-choro", já em relação ao "maxixe", não é usada a expressão "maxixe-choro", somente "maxixe". Ainda, há os choros de andamento rápido e choros mais lentos (carinhosamente chamado de "varandões").

 Joaquim Antônio da Silva Calado (1848-1880) - flautista e compositor é apontado como o pioneiro do choro, ou pelo menos, um dos principais colaboradores para a fixação do gênero, quando incorporou ao seu solo de flauta, dois violões e um cavaquinho, que com liberdade improvisavam em torno da melodia. Calado foi quem, pela primeira vez, grafou a palavra choro no local designado ao gênero em uma de suas partituras: a da polca "FLOR AMOROSA", pois, até então, os compositores limitavam-se a utilizar como gênero musical, os ritmos tradicionais.

Joaquim Callado - Flor amorosa (1957)


Flor amorosa
(polca, choro, 1880 - versão cantada)
Música de Joaquim Antônio da Silva Calado
Letra de Catulo da Paixão Cearense


C-------- G------- -G7b------ -C3b----- C----- G3b--- G
Flor amorosa, compassiva, sensitiva, vem porque
C- C#° Dm7- Fm C Am--- Dm7----- G7----- C ----G


Oh, dei-te um beijo, mas perdoa, foi à toa, meu amor
-------------Am----------------- Dm
Em uma taça perfumada de coral
Dm7b--- Bm5-/7 E7 ----Am
Um beijo dar não vejo mal
E7------ Am------------ A7-------- Dm
É um sinal de que por ti me apaixonei
----------------Am------- B7/9 E7 Am E7 Am
Talvez em sonhos foi que te beijei
------------Am------------------------ Dm
Se tu pudesses extirpar dos lábios meus
Dm7b-- Bm5-/7 E7------- Am
Um beijo teu tira-o por Deus
E7--------------- Am------------------- Dm
Vê se me arrancas esse odor de resedá
Bm5-/7 ---------Am7------ B7/9- -E7 Am G C
Sangra-me a boca, é um favor, vem cá
F ------------------(Gm7 C7)
Não deves mais fazer questão
----------------------------F
Já perdi, queres mais, toma o coração
--------------------------Am
Ah, tem dó dos meus ais, perdão
B7/9- ----------E7
Sim ou não, sim ou não
Am------------ Gm --C7---- F
Olha que eu estou ajoelhado
--------------------(Gm7 C7)
A te beijar, a te oscular os pés
------------------------------F
Sob os teus, sob os teus olhos tão cruéis
Dm---------------- A#-------
Se tu não me quiseres perdoar
---------F----- Em----------Gm---- C7 --F-- G
Beijo algum em mais ninguém eu hei de dar
-----------------G -----------G7b--------- C3b
Se ontem beijavas um jasmim do teu jardim
C ---G3b--- G
A mim, a mim
C -C#° -------Dm7-- Fm--- C
Oh, por que juras mil torturas
Am ----Dm7-- G7 -----C ---G
Mil agruras, por que juras?
-----------G------------ G7b --------C3b------ C --G3b G
Meu coração delito algum por te beijar não vê, não vê
C -C#° ------Dm7 -Fm --C --=-Am---- Dm7
Só por um beijo, um gracejo, tanto pejo
-G7-------- C
Mas por quê?


Outro pioneiro, do choro é Erneto Nazareth, que evoca a influência da música ibérica e o desenvolvimento paraleo ao tango argentino e uruguaio, criando assim, o ‘’tango brasileiro’’.

Os chorões mais conhecidos são: Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth e Pixinguinha (que serão conhecidos melhores em novos textos ou matérias nas próximas postagens do A MUSICA BRASILEIRA).

Eis, alguns dos choros mais famosos da história deste país: (oh! lulismo sai de mim!)


* "Tico-tico no fubá" - de Zequinha de Abreu

* "Brasileirinho" - de Waldir Azevedo

* "Noites Cariocas" - de Jacob do Bandolim

* "Carinhoso" - de Pixinguinha

* "Lamento" - de Pixinguinha

* "Odeon" - de Ernesto Nazareth
 
Conjuntos Regionais em ordem cronológica (provavelmente há mais):
  • O CHORO DO CALADO (aproximadamente 1870)
  • OITO BATUTAS (1919)
  • REGIONAL DE BENEDITO LACERDA (1934)
  • REGIONAL DO CANHOTO (1951)
  • QUINTETO VILLAS LOBO (1962) (não é regional, mas o grupo toca choros)
  • ÉPOCA DE OURO (1964)
  • ISAÍAS E SEUS CHORÕES (aprox. 1970)
  • GALO PRETO (1975)
  • OS CARIOQUINHAS (1977)
  • NÓ EM PINGO D'ÁGUA (1979)
  • CAMERATA CARIOCA (1979)
  • ÁGUA DE MORINGA (1989)
  • RABO DE LAGARTIXA (aprox. 1990)
  • QUEBRANDO GALHO (1993)
  • CHORONAS (1994)
  • GRUPO SARAU (1996)
  • CHORO NA FEIRA (2000)
  • GRUPO CORDAVIVA (2001)
  • CHORO DAS TRÊS (2002)
  • TRIO MADEIRA BRASIL
  • CAMERATA BRASILEIRA

Título de chorão: Os chorões,  geralmente, são compositores e também instrumentistas deste gênero musical. Onde se afirma que os bons e verdadeiros chorões precisam ter grande capacidade de improviso e domínio de instrumento.

 

Lista contendo alguns Chorões em ordem cronológica:

  • Joaquim Calado (1848-1880)
  • Chiquinha Gonzaga (1847-1935)
  • Viriato Figueira (1851-1883)
  • Juca Kallut (1858-1922)
  • Sátiro Bilhar (1860-1927)
  • Ernesto Nazareth (1863-1934)
  • Catulo da Paixão Cearense (1863-1946)
  • Anacleto de Medeiros (1866-1907)
  • Irineu de Almeida (1873-1916)
  • Quincas Laranjeiras (1873-1935)
  • Patápio Silva (1880-1907)
  • Zequinha de Abreu (1880-1935)
  • João Pernambuco (1883-1947)
  • Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
  • Donga (1890-1974)
  • Bonfiglio de Oliveira (1894-1940)
  • Pixinguinha (1897-1973)
  • Luiz Americano (1900-1960)
  • Benedito Lacerda (1903-1958)
  • Manoel Jacintho Coelho (1903-1991)
  • Luperce Miranda (1904-1977)
  • Radamés Gnattali (1906-1988)
  • Copinha (1910-1984)
  • Abel Ferreira (1915-1980)
  • Garoto (1915-1955)
  • Raul de Barros (1915- )
  • Dilermando Reis (1916-1977)
  • K-Ximbinho (1917-1980)
  • Jacob do Bandolim (1918-1968)
  • Dino 7 Cordas (1918-2006)
  • Rossini Ferreira (1919 - ?)
  • Ademilde Fonseca (1921- )
  • Orlando Silveira (1922-1993)
  • Waldir Azevedo (1923-1980)
  • Álvaro Brochado Hilsdorf (1923-1997)
  • Altamiro Carrilho (1924- )
  • Carlos Poyares (1928- )
  • Evandro do Bandolim (1932-1994)
  • Paulo Moura (1933-2010 )
  • Joel Nascimento (1937- )
  • Canhotinho (1938- )
  • Ventura Ramirez (1939- )
  • Arthur Moreira Lima (1940- )
  • Paulinho da Viola (1942- )
  • Déo Rian (1944- )
  • Moraes Moreira (1947- )
  • Pedro Amorim (1958- )
  • Raphael Rabello (1962-1995)
  • Aleh Ferreira (1966- )
  • Nilze Carvalho (1969- )
  • Hamilton de Holanda (1976- )
  • Danilo Brito (1985- )
  • Alessandro Penezzi(1974-) 
 
Pequenas curiosidades do choro:
 
* O Choro pode ser relacionado com a chegada, em 1808, da Familia Real portuguesa ao Brasil. 
* As primeiras composições de Choro com características próprias foram compostas por Joaquim Calado, Chiquinha Gonzaga, Anacleto de Medeiros e Ernesto Nazareth, etc. Porém, o Choro só foi ser considerado como gênero musical na primeira década do século XX.
* O compositor Anacleto de Medeiros, em 1902, regente da banca do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, foi um dos primeiros a participar das primeiras gravações do choro como gênero musical. Misturando o xote e a polca com as sonoridades brasileiras.
* O flautista Patápio Silva, é considerado o sucessor de Joaquim Calado, onde ficou famoso por ser o primeiro flautista a fazer um registro fonográfico.
 
Dia do Choro para alegria dos chorões e companhia:
 
No dia 23 de abril, se comemora o Dia Nacional do Choro, trata-se de uma homenagem ao nascimento de Pixinguinha. A data foi criada oficialmente em 4 de setembro de 2000, quando foi sancionada lei originada por iniciativa do bandolinista Hamilton de Holanda e seus alunos da Escola de Choro Raphael Rabello.
 
Fontes:
. youtube.com
. wikipedia.com 
. e, papo com amigos.
 


Financiamento imobiliário em Quixeramobim supera Quixadá

Cidade é destaque em financiamentos no Sertão Central
Engenheiros da Caixa Econômica Federal são unanimes em afirmar que a cidade de Quixeramobim lidera a liberação de investimentos imobiliários para aquisição da casa própria. Mesmo com o pujante crescimento imobiliário na cidade de Quixadá, está em Quixeramobim o destaque da região no Sertão Central na liberação de financiamentos, segundo os engenheiros que realizam avaliações e vistorias, o numero de visitas à cidade em novos empreendimentos é muito maior do que na cidade de Quixadá.
Explicações para esse resultado
Um dos entraves para que construtoras iniciem novos projetos de construções na cidade de Quixadá esbarra nos preços astronômicos dos terrenos na cidade, segundo diretores de construtoras interessadas, fica inviabilizado comprar terrenos com preços altos e construir casas com padrões populares, daí o resultado negativo para que haja maior oferta de obras e projetos habitacionais no município.
Nível de renda da população
O nível de renda da maioria da população do Sertão Central é de pessoas que ganham até três salários mínimos, os preços de casas e apartamentos não podem ultrapassar a faixa dos 100 mil reais, o que na prática se enquadra no programa do governo Minha Casa, Minha Vida, que subsidia parte do financiamento, em Quixadá podendo chegar a 13 mil reais de subsídios, permitindo que as parcelas caibam no bolso dos adquirentes compradores. Casas acima do valor de 100 mil, fogem do programa do governo levando as parcelas de financiamento para as alturas.
Valor dos aluguéis
É grande a procura por financiamentos da casa própria, os aluguéis por exemplo na cidade de Quixadá continua em alta, para se ter uma ideia uma casa simples de 3 quartos próximo ao centro da cidade pode chegar a R$ 600,00. A demanda por moradias em Quixadá chega a mais de 5.000 unidades, mas há uma luz no fim do túnel, ainda esse ano devem ser iniciadas obras para construções de 1.500 casas que deverá se localizar na estrada que liga Quixadá a Dom Maurício, há 4 km do centro da cidade.

                                                                FOTO  VALMIR

Comerciante na localidade de São Francisco é presa na “Operação Ronda Tático Integrado”

                                                                                         
O delegado vai solicitar à justiça que os bares naquela localidade sejam         desativados.

    Com o objetivo de perpassar uma real sensação de     segurança pública pela presença ostensiva e preventiva do efetivo do Ronda do Quarteirão, a fim de identificar, priorizar e resolver problemas de violência social que afetam a segurança pública e a qualidade de vida dos cidadãos, inclusive quanto às demandas atinentes a criminalidade (embriaguez e desordem, uso e tráfico de entorpecentes, menores em situação de risco, porte ilegal de arma de fogo, roubos, lesões corporais e até homicídios), além de enfrentar a emissão sonora abusiva, a qual é, não raramente, a percussora daquelas condutas antijurídicas, o XVIII Núcleo de Policiamento Comunitário de Quixadá, realizaram a “Operação Ronda Tático Integrado” no município de Quixadá e prendeu a comerciante dona de um bar na localidade de São Francisco identificada apenas por Irene, ela foi presa em flagrante.
Policiais do Ronda do Quarteirão, supervisionados pelo Capitão Adriano Costa Cavalcante, realizaram a operação nos mais de 22 bairros do município de Quixadá. A ação foi realizada na última sexta-feira, 16, a partir das 19h, estendendo-se durante madrugada do sábado, 17/03. Houve grande integração com outros segmentos do poder público, como Polícia Civil, Conselho Tutelar e Departamento municipal de Trânsito.
Churrascarias, bares, pizzarias, praças e avenidas foram fiscalizadas pelos policiais do Ronda do Quarteirão. Houve apreensão de menores que estavam em estabelecimentos ingerindo bebidas alcoólicas, bem como a condução dos proprietários para as providencias necessárias ao caso. Motocicletas foram apreendidas para o Departamento Municipal de Trânsito do município de Quixadá.
Segundo a polícia a comerciante vai responder por uma série de crimes, entre eles: por vender bebidas alcoólicas a menores, haja vista uma menor ter sido encontrada, visivelmente embriagada, literalmente desmaiada em cima de uma das mesas do restaurante pelos agentes do Conselho Tutelar. Junto a menor encontrava-se uma senhora a qual também foi dado voz de prisão todos encaminhados a Delegacia, além de crimes favorecimento à prostituição infantil e associação ao tráfico de drogas.
Irene encontra-se recolhida na Cadeia Publica de Quixadá. O delegado de Banabuiú, Raphael Vilarinho vai solicitar à justiça que os bares naquela localidade sejam definitivamente desativados.
Assessoria de Comunicação do Ronda de Quixadá.
Mais Informações:
Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá

Rua Brasílio Pinto, 1445, Combate
(88) 3445-1047

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PROTESTO FRUSTRADO > PM evita bloqueio de rodovia estadual


Ibaretama > A manifestação iniciada por proprietários e motoristas de lotações, veículos particulares e de aluguel utilizados no transporte de passageiros entre cidades próximas, na manhã desta terça-feira, 20, na CE-359, em Ibaretama, foi coibida pela Polícia Militar. Pouco tempo após começarem a bloquear uma das mãos da rodovia, incendiando alguns pneus, os manifestantes foram detidos por equipes do 11º Batalhão Policial Militar, sediado em Quixadá. Os pneus foram retirados e os veículos voltaram a circular normalmente. Veja a cobertura completa na edição desta quarta-feira, 21, no caderno Regional do Diário do Nordeste.
Veja a postagem anterior clicando aqui > Topiqueiros pretendem interditar CE 359.
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CASO do TAMBORETE > Acusado de tentativa de homicídio vai para a cadeia


Quixadá > O operário Mardônio Monteiro do Nascimento, 19 anos, foi transferido para a cadeia pública de Quixadá. Ele foi preso em flagrante delito pela tentativa de homicídio do mototaxista Francisco Flávio Batista Maciel, 34 anos, conhecido por “João Bandeira”. O acusado nega a autoria do crime. Alega que jamais fez uso de arma de fogo. Ele foi submetido a exame de parafina. O resultado deve sair dentro de 30 dias. O delegado Raphael Vilarinho, à frente das investigações, se convenceu da autoria do crime através do reconhecimento feito pela vítima e testemunhas.
As declarações da vítima foram colhidas pelo delegado no Hospital Maternidade Jesus Maria José, onde o mototaxista continua internado desde a última sexta-feira, 16. Ele foi atingido por quatro disparos de arma de fogo, um revólver calibre 38, conforme relatou. Um dos tiros atingiu sua perna esquerda, estraçalhando o osso da canela, reclamava “João Bandeira”. Revoltado e preocupado ele insistia: doutor, não deixa ele solto não; não deixa ele solto não. Eu nunca disse nem que ele era feio. Olha o que ele fez comigo.  (mais…)
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                             CRAS QUIXERAMOBIM

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Itapiúna não têm bom resultado no Indice de Desempenho do SUS    

Itapiúna não têm bom resultado no Indice de Desempenho do SUS

Além de dar maior transparência ao quadro geral da oferta e da situação dos serviços de saúde.
O município de Itapiúna obteve a nota 5,60 ficando na 7º posição no Maciço de Baturité. A Cidade de Aratuba, dentre as treze cidades que compõem a Região, é a que obteve o melhor desempenho na área da Saúde, medido pelo IDSUS do Ministério da Saúde.
O Ministério da Saúde lançou, em Brasília, o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS 2012), ferramenta que avalia o acesso e a qualidade dos serviços de saúde no país. Criado pelo Ministério da Saúde, o índice avaliou entre 2008 e 2010 os diferentes níveis de atenção (básica, especializada ambulatorial e hospitalar e de urgência e emergência), verificando como está a infraestrutura de saúde para atender as pessoas e se os serviços ofertados têm capacidade de dar as melhores respostas aos problemas de saúde da população.
Além de dar maior transparência ao quadro geral da oferta e da situação dos serviços de saúde, o IDSUS 2012 servir como instrumento de monitoramento e avaliação para que os dirigentes dos três níveis - Federais Estaduais e Municipais - tomem decisões em favor do aprimoramento das ações de saúde pública no país.
O índice avalia com pontuação de 0 a 10 a municípios, regiões, estados e ao país com base em informações de acesso, que mostram como está a oferta de ações e serviços de saúde, e de efetividade, que medem o desempenho do sistema, ou seja, o grau com que os serviços e ações de saúde estão atingindo os resultados esperados.
O Índice de Desempenho do SUS (IDSUS) é um indicador síntese, que faz uma aferição contextualizada do desempenho do Sistema de Único de Saúde (SUS) quanto ao acesso (potencial ou obtido) e à efetividade da Atenção Básica, das Atenções Ambulatorial e Hospitalar e das Urgências e Emergências.
Marcelo Ferreira
Correspondente em Itapiúna
O Itapiuna.com faz parte da rede do portal Revista Central -

 

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ASSALTADOS DOIS POSTOS DE COMBUSTÍVEIS EM QUIXERAMOBIM


Por volta das 21 h, desta segunda-feira, dia 19 de março, dois indivíduos armados com revolveres calibre 38, praticaram dois assaltos na cidade de Quixeramobim, sertão central do estado do Ceará, contra dois postos de combustíveis. O primeiro a ser assaltado foi o Posto Nunes, localizado na CE 060, conhecida Estrada do Algodão, área urbana da cidade, nas imediações da Terminal Rodoviário.
De acordo com a Pólicia, os assaltantes ao chegarem ao Posto Nunes anunciaram o assalto; o bombeiro negou-se a entregar o dinheiro e nesse momento uma funcionária correu para o escritório do Posto. Os assaltantes agiram rápido e deram três tiros para cima, correram até o escritório e roubaram a importância de R$ 500,00 (Quinhentos Reais).
Depois do primeiro assalto, saíram numa moto em direção ao Posto Sertão Central, um pouco mais a frente, também na Estrada do Algodão, depois da Rodoviária, há 500 metros da USI - Unidade de Segurança Integrada. Lá os assaltantes roubaram a importância de R$ 547,00 (Quinhentos e Quarenta e Sete Reais). Ambos postos de gasolina pertencem ao Sobrinho Alexandre, conhecido comerciante de Quixeramobim.
Ainda de acordo com a Polícia, depois de praticarem os assaltos, os bandidos se evadiram. Nesse instante a Polícia foi acionada e partiu na perseguição. Ao chegar às imediações da Betânia, os dois assaltantes desceram e largaram a moto na margem da pista (CE 060) e correram para dentro do matagal, que fica entra a Fábrica de Calçados e a Caixa D’água do Conjunto Esperança.
A motocicleta (Marca FAN da Honda, cor preta) usada pelos assaltantes foi recuperada e havia sido roubada na última quinta-feira na cidade de Milhã, região centro do estado do Ceará. A polícia está neste instante está à procura dos bandidos que fugiram com o produto do roubo, cerca de R$ 1.047,00 (Um Mil e Quarenta e Sete Reais).
Crisanto Teixeira – Historiador – Jornalista e Radialista.
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