terça-feira, 20 de março de 2012

Itapiúna não têm bom resultado no Indice de Desempenho do SUS    

Itapiúna não têm bom resultado no Indice de Desempenho do SUS

Além de dar maior transparência ao quadro geral da oferta e da situação dos serviços de saúde.
O município de Itapiúna obteve a nota 5,60 ficando na 7º posição no Maciço de Baturité. A Cidade de Aratuba, dentre as treze cidades que compõem a Região, é a que obteve o melhor desempenho na área da Saúde, medido pelo IDSUS do Ministério da Saúde.
O Ministério da Saúde lançou, em Brasília, o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS 2012), ferramenta que avalia o acesso e a qualidade dos serviços de saúde no país. Criado pelo Ministério da Saúde, o índice avaliou entre 2008 e 2010 os diferentes níveis de atenção (básica, especializada ambulatorial e hospitalar e de urgência e emergência), verificando como está a infraestrutura de saúde para atender as pessoas e se os serviços ofertados têm capacidade de dar as melhores respostas aos problemas de saúde da população.
Além de dar maior transparência ao quadro geral da oferta e da situação dos serviços de saúde, o IDSUS 2012 servir como instrumento de monitoramento e avaliação para que os dirigentes dos três níveis - Federais Estaduais e Municipais - tomem decisões em favor do aprimoramento das ações de saúde pública no país.
O índice avalia com pontuação de 0 a 10 a municípios, regiões, estados e ao país com base em informações de acesso, que mostram como está a oferta de ações e serviços de saúde, e de efetividade, que medem o desempenho do sistema, ou seja, o grau com que os serviços e ações de saúde estão atingindo os resultados esperados.
O Índice de Desempenho do SUS (IDSUS) é um indicador síntese, que faz uma aferição contextualizada do desempenho do Sistema de Único de Saúde (SUS) quanto ao acesso (potencial ou obtido) e à efetividade da Atenção Básica, das Atenções Ambulatorial e Hospitalar e das Urgências e Emergências.
Marcelo Ferreira
Correspondente em Itapiúna
O Itapiuna.com faz parte da rede do portal Revista Central -

 

-  

Nenhum comentário:

Postar um comentário