terça-feira, 1 de maio de 2012




M

HOJE, COMPLETA 18 ANOS DA MORTE DE AIRTON SENNA!



O feriado de 1º de maio não é o mesmo de outros tempos. O Dia do Trabalho, que sempre foi de festa e de luta os trabalhadores, foi marcado por um dos episódios de maior comoção da história do Brasil. Isso porque, num dia como hoje, em 1994, na cidade italiana de Imola, província de Bolonha, Ayrton Senna encontrou a morte enquanto guiava sua Williams.
 
Com status de herói nacional, Ayrton era exemplo de brasileiro em um País sofrido e desacreditado. E foi com honras de chefe de Estado que o Brasil se despediu de seu ídolo tricampeão mundial de Fórmula 1 (1988, 1990 e 1991).
 
Juntamente com pilotos como Emerson Fittipaldi, bicampeão, e Nelson Piquet, tricampeão, Senna  fez do Brasil a “pátria da velocidade”, muito por conta de um futebol carente, que passou por um jejum de 24 anos sem vencer a Copa do Mundo.
 
Parado no tempo
Entretanto, é em um novo cenário que a memória de Ayrton é cada vez mais forte.
 
O legado brasileiro não aproveitado impressiona. Em menos de duas décadas, o País conquistou oito títulos mundiais, incluindo a “Era de Ouro”, quando o Brasil, em 10 anos, de 1981 à 1991, conquistou seis Mundiais de Fórmula 1. Foram dois tricampeonatos, um com Nelson Piquet (1981, 83 e 87) e outro com Senna. Contudo, desde a última conquista, em 1991, há uma lacuna de 21 temporadas sem conquistar um título na categoria.
Com informação do Diário do Nordeste.
Igreja Matriz de Quixeramobim   Fotos  Valmir



Um rapaz de 21 anos foi detido pela Guarda Municipal de Botucatu (SP), depois de tentar estrangular a própria mãe. O jovem teria sido flagrado por ela usando cocaína no galinheiro que fica no quintal da casa, no distrito de Rubião Júnior.


Revoltado, ele matou uma galinha com as mãos e agrediu a mulher. Vizinhos ouviram os gritos e chamaram a Guarda Municipal. O rapaz havia saído do Centro de Detenção Provisória de Bauru há pouco tempo e foi levado para a cadeia de Botucatu.


Com Informação do G1.      Crisanto Teixeira – Historiador – Jornalista         
Igreja Matriz de Quixeramobim          Fotos   Valmir



Os bancos brasileiros, sobretudo os públicos, poderão ser obrigados a realizar operações de capitalização ante o recente aumento das concessões de empréstimos – fruto da demanda aquecida por financiamentos de pessoas físicas e jurídicas e do fôlego extra proporcionado por juros em queda em um ambiente de maior concorrência. A conclusão é do Centro de Pesquisas em Finanças (Cepefin) do Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração (Inepad), que é ligado à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP).
No caso da Caixa Econômica Federal (CEF), o centro acredita que poderá haver necessidade de novos aportes do Tesouro Nacional. Já o BB poderá recorrer tanto a essa fonte de recursos como ao lançamento de novas ações no mercado de capitais. As instituições financeiras privadas, por fim, deverão se concentrar em operações nas bolsas de valores. Ao site de VEJA, a assessoria de comunicação do Cepefin esclareceu que ainda não é possível dizer com precisão quando se dará este momento crítico. "Ainda é muito cedo para saber quando haverá essa necessidade de capitalização. O Banco do Brasil, por exemplo, só pôs em prática suas taxas reajustadas nesta quinta-feira”, esclarece. Faz-se necessária, segundo a instituição, uma análise detalhada da demanda das famílias e das empresas por estas novas linhas com taxas reduzidas.
O levantamento sustenta que os bancos não sacrificaram suas margens de lucro no período recente. Na análise do órgão, o que entrou em voga é uma nova estratégia no setor que privilegia o volume de liberações de crédito em detrimento da rentabilidade de cada transação. “Ganha-se menos em cada operação, mas estas devem ocorrer em maior volume”, explica o Cepefin.
Basiléia – O centro de estudos esclarece que há limites prudenciais para a liberação de empréstimos, isto é, um banco não pode conceder financiamento em excesso – processo conhecido como alavancagem – a ponto de oferecer risco ao sistema financeiro como um todo. O principal balizador do setor é o Índice de Basiléia – uma convenção internacional que relaciona patrimônio das carteiras e riscos ponderados. Hoje, o índice mínimo é de 8%, o que significa que, para cada 100 reais que o banco empresta, são necessários, ao menos, oito reais em seu patrimônio. O Banco Central, no entanto, é ainda mais exigente. Para as instituições financeiras que atuam no Brasil, a autoridade monetária exige uma taxa de 11%. O valor chega a 15% no caso das cooperativas de crédito. Ante um forte aumento das concessões de crédito, é preciso, portanto, haver maior patrimônio – daí a necessidade de capitalizações.

A entidade ligada à USP chama a atenção para a necessidade de aportes para recompor patrimônio ser especialmente urgente nos casos da Caixa e do BB – justamente os dois mais agressivos na estratégia desenhada pelo Palácio do Planalto para reduzir o chamado spread bancário, ou seja, a diferença entre o custo de captação do banco e a taxa de empréstimo ao cliente final. Ainda que não estejam fora dos parâmetros de segurança, essas instituições têm índices menores que os dos bancos privados. O BB, por exemplo, chegou a dezembro com um índice de Basiléia de 14,5% – 3,5 pontos porcentuais acima do nível estabelecido pelo BC. Já a Caixa – que recebeu uma capitalização de 450 milhões de reais do Tesouro Nacional no final do ano passado – fechou 2011 com índice de 13,3%, isto é, 2,3 pontos porcentuais superior ao mínimo. Já o Itaú, conforme seu último balanço, está com 16,1%; Santander, com 24%; e Bradesco, com 15%.
Otimismo – Ainda que coloque a necessidade de capitalização dos bancos, o Cepefin elogia o impacto da atuação dos bancos públicos sobre a concorrência bancária. “Buscando igualar-se a países desenvolvidos, onde as taxas de juros são historicamente baixas, o Brasil pode estar entrando em uma nova era onde todos só têm a ganhar”, diz a pesquisa. A entidade lembra que o Banco Central reduziu recentemente a Selic (para 9% ao ano) e "deu conforto" aos bancos para mexer no spread, sem perder rentabilidade.
Com informação da Revista Veja.
Crisanto Teixeira – Historiador – 



Esta cidade dispõe de uma nova loja da rede de eletrodomésticos Zenir. É a maior da região Centro-Sul, com amplo espaço e dois pavimentos. Instalada no centro comercial, tem oferecido aos seus clientes maior variedade e quantidade de produtos. "Era um objetivo da empresa, que agora foi concretizado", observou o diretor superintendente do grupo, Francisco Bento de Souza.

Na prática, a nova loja é a ampliação da antiga unidade, que foi reformada após a aquisição da loja Mathias, que também comercializava eletrodomésticos. Agora, os clientes dispõem de mais espaço e conforto, em um ambiente climatizado, com oferta de mix de itens.

Mesmo com a ampliação, a direção da empresa decidiu manter duas lojas em Iguatu. A outra funciona no prédio reformado das antigas Casas Pernambucanas, também na área central da cidade. A ideia é manter mais opções para os clientes locais e de Municípios da região.

Início

A empresa começou nesta cidade, em 1992, com uma loja pequena que comercializava colchões e bicicletas. Aos poucos, o empresário José Alves de Oliveira (Zenir) foi ampliando a oferta de produtos e, com um jeito simples e peculiar, foi conquistando a clientela. Antes, havia trabalhado na roça com o pai, no Município de Jucás. Depois, como vendedor em uma loja de eletrodomésticos pertencente ao tio, João Alves. Adquiriu experiência e decidiu abrir o próprio negócio, que prosperou e está se espalhando por todo o Estado.

Hoje, a rede de eletrodomésticos Zenir ocupa a terceira posição no Ceará e é uma das 100 maiores do Brasil. São 23 unidades no Interior, cinco na Capital e uma na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). No ano passado, após meses de negociação, o grupo Zenir adquiriu a rede de lojas Mathias, que pertencia ao empresário Edvane Mathias, do Grupo Tubform/Madform (indústrias de móveis de aço e madeira instaladas nesta cidade).

Foram adquiridas oito lojas da Mathias, nas cidades de Iguatu, Icó, Cedro, Tabuleiro do Norte, Parambu, Limoeiro do Norte, Morada Nova e Tauá. Essas três últimas faltam ser reabertas. "Vamos, até o fim deste ano, reabrir dez novas lojas, incluindo as três que pertenciam a Mathias", explicou Bento de Souza.

Para o empresário José Alves de Oliveira, 2012 será o ano de expansão e consolidação da rede no Ceará. E quando serão abertas lojas fora do Ceará? "Quando estivermos presentes em vários Municípios do Estado, alcançarmos todas as regiões", explicou Zenir. É provável que essa decisão ocorra em 2014.

Hoje, a rede Zenir gera 1.611 empregos diretos. Em Iguatu, as duas lojas e mais o Centro de Distribuição Zenir (CDZ) emprega diretamente 340 funcionários. Em 2011, foram comercializados 1.067.649 itens na rede varejista. Para este ano, a expectativa de crescimento da empresa é de 12% a 15%, apesar do mercado permanecer aquecido e a concorrência cada vez maior.

Para Bento de Souza, o segmento de eletrodomésticos tem crescido em face do aumento da demanda para a chamada linha branca (geladeira, fogão, micro-ondas), impulsionado pela redução de taxas do Imposto de Produtos Industrializados (IPI) e pelo crescimento da linha marrom (TVs de LCD e LED).

Atuação

23 unidades da Zenir existem no interior do Estado, além de outros cinco estabelecimentos na Capital e uma na Região Metropolitana de Fortaleza.
Com informação do Diário do Nordeste.
Crisanto Teixeira – Historiador – 



Tanto quanto os jogadores e a comissão técnica do Botafogo, a gandula Fernanda Maia começou a semana sendo festejada pelos torcedores. No lance do primeiro gol da equipe na decisão da Taça Rio contra o Vasco, a atuação rápida dela na reposição de bola chamou a atenção.

A bola saiu pela lateral e logo Maicosuel já tinha outra bola nas mãos. Ele lançou para Márcio Azevedo que cruzou para Loco Abreu abrir o placar. 

Mas a gandula negou ter tido o intuito de favorecer o time: "Faço isso há três anos. Eu sempre coloco a bola rapidamente em jogo. Não fiz nada demais. Faço isso para Botafogo, Vasco, Flamengo e Fluminense."

No Gre-Nal da final da Taça Farroupilha, segundo turno do Campeonato Gaúcho, a ação dos gandulas do estádio Beira-Rio foi motivo de polêmica. O técnico do Grêmio, Vanderlei Luxemburgo, foi expulso depois de reclamar da interferência deles no jogo.

Fernanda, há três anos cumprindo a função de gandula no estádio Engenhão, tirou fotos com os jogadores depois do término da partida, deu a volta olímpica ao lado do time, ganhou de lembrança a munhequeira de Maicosuel e ainda foi cumprimentada pelos dirigentes alvinegros. "Eu torço para o Engenhão. Eu gosto de futebol e gosto mais ainda de ver o estádio sempre lotado", despistou a professora de educação física.

Popularidade em alta
Nesta segunda-feira (30), Fernanda Maia, que já disputou duas vezes a chance de ser musa do Botafogo sem nunca ter vencido o concurso, virou sensação nas redes sociais. Fãs fazem uma campanha para que a gandula de 23 anos faça um ensaio sensual.

Com informação do Jornal O Povo.



O filho do cantor Leonardo apresentou, nas últimas horas, resposta motora aos estímulos dolorosos e sinais de preservação dos reflexos do tronco cerebral. Pedro Leonardo permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. 

Segundo o boletim médico  divulgado no início da tarde desta segunda-feira, 30, o rapaz de 24 anos permanece em estado grave, porém estável.

No último dia 20, 
ele capotou o carro em uma rodovia, perto da divisa entre Minas Gerais e Goiás.Pedro é cantor e faz dupla com o primo, Thiago. O acidente aconteceu quando ele voltava sozinho de um show na cidade mineira de Uberlândia.
Com Informação do Jornal O Povo.
Crisanto Teixeira – Historiador – Jornalista e Radialista.
Igreja Matriz de Quixeramobim  Fotos  Valmir

PROFESSORA É PRESA POR MANDAR FOTOS NUAS A ALUNOS



Uma americana foi presa na semana passada na cidade de Southmore, Oklahoma, acusada de aliciar e mandar fotos nuas de si a alunos adolescentes da escola onde ela trabalhava como ajudante de professor.

Tiffany Huffman, de 28 anos, recebeu três acusações. Ela teria se aproximado dos alunos pelo Facebook e passado a mandar mensagens com conteúdo inapropriado, incluindo as fotos de si, segundo a acusação. As mensagens foram enviadas entre 30 de março e 17 de abril, informa a reportagem da TV local FOX 23.

A mulher afirmou saber que o que havia feito era errado, mas que gostava da atenção, segundo os registros da corte.
Com informação do G1.   Crisanto Teixeira – Historiador – Jornalista e Radialista.
Igreja Matriz de Quixeramobim  Fotos   Valmir


QUIXERAMOBIM: VAGAS DE TRABALHO SÃO DIVULGADAS PELO SINE/IDT


O Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT) apresentou nesta semana em seu site oficial 23 vagas de emprego na cidade de Quixeramobim. Os candidatos de diferentes níveis de escolaridade terão a oportunidade de voltar para o mercado de trabalho.

Os cargos são de açougueiro, atendente de balcão, auxiliar de cabeleireiro Auxiliar de escritório, auxiliar de limpeza, auxiliar de produção, cozinheira, embalador, garçom, manicure, repositor de mercadorias e Vendedor externo. 

Os interessados devem se dirigir a unidade de atendimento do Sine/IDT, que fica na Rua da Cruz, n.º 90, Centro, das 8h às 17h e apresentar documentos pessoais para a realização do processo seletivo.
Igreja Matriz de Quixeramobim  Fotos   Valmir