sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Vírus que infecta porcos na China é encontrado em humanos no Brasil



Patógeno foi descoberto nas fezes de uma criança com gastroenterite e descrito em estudo.
Um vírus que infecta o verme Ascaris suum no intestino de porcos na China foi encontrado no Brasil.

O vírus foi descoberto nas fezes de uma criança acometida de gastroenterite e descrito por pesquisadores de várias instituições brasileiras e dos Estados Unidos. Artigo a respeito foi publicado na revista Virus Genes.

O trabalho não permite concluir que o vírus em questão — denominado WLPRV/human/BRA/TO-34/201 — tenha sido trazido da China para o Brasil por alguém que comeu carne de porco infectada. Ou que esse vírus tenha sido o causador da gastroenterite.

A coordenadora do estudo, Ester Cerdeira Sabino, explicou:

Analisamos amostra de fezes de uma criança com diarreia cujo agente patogênico não tinha sido identificado e descobrimos um vírus que só havia sido sequenciado anteriormente uma única vez, na China. Porém é muito cedo para afirmar que o vírus tenha sido trazido da China para o Brasil. Como ele acabou de ser descrito por nós, pode ser – e é bem provável – que, com o tempo, seja encontrado também em outros lugares. E que isso permita estabelecer uma sequência da propagação. Mas, por enquanto, não sabemos se o vírus veio da China. Tudo o que temos são duas sequências genômicas semelhantes.

Fonte: A Folha

Datafolha: Bolsonaro tem 56%, e Haddad, 44% em votos válidos




Nos votos totais, Jair Bolsonaro, do PSL, tem 48%, e Haddad, 38%. Pesquisa ouviu 9.173 eleitores na quarta-feira (24) e na quinta-feira (25).
O Datafolha divulgou nesta quinta-feira (25) o resultado da mais recente pesquisa do instituto sobre o 2º turno da eleição presidencial. O levantamento foi realizado nesta quarta-feira (24) e quinta-feira (25) e tem margem de erro de 2 pontos, para mais ou para menos.


Nos votos válidos, os resultados foram os seguintes:

Jair Bolsonaro (PSL): 56%
Fernando Haddad (PT): 44%

No levantamento anterior, Bolsonaro tinha 59% e Haddad, 41%.

LAMENTÁVEL! Médico de Itapajé é tratado com descaso e atende


O médico Dr. Rodrigo chegou hoje (25) para trabalhar no Hospital Maternidade João Ferreira Gomes, em Itapajé, e descobriu que estava demitido. Sem ser avisado da decisão, em forma de protesto e em respeito aos pacientes que o aguardavam, ele atendeu a todos do lado de fora da unidade de saúde, na calçada, em uma cadeira e mesa de plástico
                  Dr. Rodrigo atendendo do lado de fora do Hospital Municipal de Itapajé

Segundo Dr. Rodrigo, com a mudança da direção clínica do hospital, foi pedida a sua cabeça.

Em tempo

A população está revoltada com o prefeito Dimas Cruz. Dr. Rodrigo era muito querido pelos pacientes e um exemplo de profissional.

(Cearanews7)

Incêndio em vegetação atinge Serra do Estevão, em Quixadá


O Corpo de Bombeiros de Quixeramobim foi acionado ontem, 25, ao Distrito de Dom Maurício, na zona rural de Quixadá, para tentar conter um incêndio em vegetação na Serra do Estevão.
Segundo Subtenente Almeida, a equipe continuou os trabalhos durante a noite para conter o incêndio considerado pelos agentes de segurança como de grandes proporções.
Outro fator dificultante para as equipes é o difícil acesso há alguns locais. Moradores também esteve ajudando no que era possível.

Acusado de assassinar mulher na comunidade de Caraúno se apresenta na Polícia Civil


Informações colhidas pelo blog Quixeramobim Agora apontam que José Justino Dantas Morais, 25 anos, que é acusado de assassinar Antonia Tarciana Santana Barbosa, de 30 anos, a golpes de faca no último dia 22, na comunidade de Caraúno, se apresentou, com um advogado, por volta das 16 horas de hoje, 25, na Delegacia de Polícia Civil do município.

Ainda conforme informações, em decorrência do trabalho ágil da Polícia Civil e Justiça local, já havia sido expedido um pedido de prisão preventiva contra o mesmo, que foi cumprido com a sua chegada a Delegacia.

O crime chocante ganhou ainda mais repercussão pelo fato de ter ocorrido na frente dos filhos da vítima. Tarciana havia se separado de José há oito dias do crime. Os fatos seguem sendo investigados. O acusado agora apresentará sua versão.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Propaganda eleitoral gratuita no 2º turno termina nesta sexta-feira (26)


Termina nesta sexta-feira (26) a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão dedicada ao segundo turno das Eleições 2018, de acordo com o artigo 49 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997). A propaganda eleitoral no rádio e na televisão referente ao segundo turno da eleição para presidente da República e para governador em 13 estados mais o Distrito Federal teve início no dia 12 de outubro.

Esta sexta-feira também marca o último dia para a realização de debate entre os candidatos que disputam o segundo turno, não se podendo estender o evento além da meia-noite.

Finalmente, esta é ainda a data-limite para a divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral no segundo turno da eleição, nos termos do artigo 43 da Lei das Eleições. (Do TSE)

Diferença entre Bolsonaro e Haddad cai seis pontos

A três dias da votação, nova rodada do Datafolha mostra que o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) se mantém na liderança, mas a vantagem caiu seis pontos em relação ao levantamento anterior.

Agora, a sondagem registra 56% dos votos válidos para o capitão da reserva ante 44% de Fernando Haddad (PT).

Na pesquisa da semana passada, feita nos dias 17 e 18, o Datafolha marcava 59% para Bolsonaro contra 41% de Haddad.

De acordo com o instituto, a trajetória do candidato do PSL é de queda em todos os estratos nos quais domina, sobretudo entre os homens mais pobres (quatro pontos) e o segmento cuja renda familiar mensal está acima de dez salários mínimos (oito pontos).

Entre eleitores com ensino superior, por exemplo, Haddad cresceu quatro pontos percentuais, passando de 35% para 39%, enquanto Bolsonaro foi de 65% para 61%.

O petista avançou também no eleitorado situado em faixa de renda de até dois salários mínimos (três pontos) e entre os mais ricos (8%). Nessa ponta, o resultado é de 56% a 44%.

Quando se consideram apenas as regiões do País, o maior crescimento do ex-prefeito de São Paulo está no Norte. Ali, o postulante foi de 34% para 41%. Bolsonaro, por sua vez, caiu de 66% para 59%.

No Sul, Haddad melhorou quatro pontos, mas Bolsonaro ainda assegura ampla vantagem: 65% da preferência contra 35% do candidato de Lula.

O presidenciável do PT, no entanto, aumentou a dianteira no Nordeste, onde obtém 66% contra 34% do oponente, patamar muito próximo do alcançado pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que foi de aproximadamente 70% em 2014.

O resultado mais expressivo de Haddad se verifica entre os mais jovens (16 a 24 anos). Nesse espectro dos entrevistados, ele ultrapassou Bolsonaro pela primeira vez na campanha. No Datafolha anterior, o deputado federal vencia o adversário por 55% a 45%. Agora, o placar é de 52% a 48% para o ex-ministro da Educação.

Bolsonaro continua sendo a melhor opção para 69% do eleitorado evangélico. Nesse mesmo recorte de religião, Haddad marca 31%.

Entre católicos, porém, os candidatos estão em situação de empate técnico: 51% a 49%, com o militar numericamente à frente.

O Datafolha ouviu 9.173 eleitores em 341 cidades nas últimas quarta, 24, e quinta-feira, 25. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O levantamento foi contratado pelo jornal Folha de S. Paulo e a TV Globo. Todos os resultados se referem aos votos válidos, forma utilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para contabilizar os sufrágios.

Segundo o instituto, a taxa de indecisos nesta disputa é inédita às vésperas do segundo turno de uma eleição presidencial: 14%.

É contingente suficiente para garantir migração de votos de última hora, fenômeno que se acentua na etapa final da campanha.

Entre os que pretendem votar em branco ou anular, a maioria rejeita Bolsonaro. Entre indecisos, a maior parte admite votar em Haddad.

O Datafolha também aferiu a rejeição dos candidatos. O índice de eleitores que não pretendem votar em Haddad de jeito nenhum oscilou de 54% para 52%, enquanto o de Bolsonaro foi de 41% para 44%. (Do O Povo)

43 cidades ficarão sem energia neste sábado, 27; Ruas de 16 bairros de Fortaleza serão afetados


No próximo sábado, 27, ocorrerá uma interrupção temporária no fornecimento de energia elétrica em algumas regiões de 43 cidades do Ceará. O alerta é da Enel Distribuição. Em Fortaleza, ruas de 16 bairros serão afetadas com a suspensão, que ocorre pela necessidade de executar manutenção ou obras nos locais, segundo a companhia.

Confira abaixo a lista completa das ruas de bairros da Capital onde haverá falta de energia e o horário em que interrupção acontecerá.

Em Fortaleza:

Alagadiço Novo, das 9 às 14 horas:
Avenida Washington Soares (residencial)

Alto Alegre, das 10 às 15 horas:
Rua Eliza de Oliveira, Rua Ernesto Veloso, Rua Giuliano Rossi, Rua Francineuda Sampaio Lima, Rua João Correia Lima, Rua Luzia Pereira da Costa, Rua Martins de Lima, Travessa Juazeiro, Rua 2 Lot. Parque Alto Alegre, Rua 3 Lot. Parque Alto Alegre, Rua 4 Lot. Parque Alto Alegre, Rua 13 Lot. Parque Alto Alegre, Rua 14 Lot. Parque Alto Alegre, Rua 17 Lot. Parque Alto Alegre, Rua 15 Lot. Parque Alto Alegre, Rua 16 Lot. Parque Alto Alegre, Travessa 12 Lot. Parque Alto Alegre, Travessa 15 Lot. Parque Alto Alegre

Cajazeiras, das 9 às 14 horas:
Rua José Alberto Sá (residencial), Rua José Alberto Sá

Canindezinho, das 10 às 15 horas:
Rua José Assis de Oliveira

Conjunto Alvorada, das 9 às 14 horas:
Rua Euclídes Onofre Sousa, Rua Rangel Pestana, Rua Poços de Caldas

Conjunto Santa Terezinha, das 13h30min às 17h50min:
Rua Estrela do Oriente, Rua Pescador Chico Bindá

Edson Queiroz, das 9 às 14 horas:
Avenida Engenheiro Leal Limaverde, Rua Dr. Hermes Lima, Vila Sinhá, Rua Professor Isaías Gomes, Rua Professor Juraci Mendes de Oliveira, Rua Professor Solon Farias, Rua Professor Wilson Aguiar

Jóquei Clube, das 9 às 14 horas:
Estrada do Pici

Mondubim, das 10 às 15 horas:
Travessa João Jacó

Papicu, das 13h30min às 17h50min:
Rua Fausto Cabral, Rua Prisco Bezerra, Rua Professor Heráclito

Parque Manibura, das 9 às 14 horas:
Avenida Edilson Brasil Soares (residencial)

Parque Presidente Vargas, 10 às 15 horas:
Rua Cônego de Castro, Rua Lucineide Gomes, Travessa Osório Correia

Pici, das 9 às 14 horas:
Rua Alagoas, Rua Iguatu, Rua Pernambuco, Rua Santo Amaro do Pici, Travessa Aracoiaba, Travessa Catuense, Travessa Pantanal, Travessa São Carlos do Pici, Travessa São João do Pici, Travessa São Manoel – Pici

Praia do Futuro, das 13h30min às 17h50min:
Avenida Dolor Barreira, Avenida Dr. Dioguinho, Avenida Zezé Diogo

Sapiranga Coité, 9 às 14 horas:
Avenida Leal Limaverde, Rua Firmo Ananias Cardoso, Rua Mário Alencar Araripe

Vicente Pinzon, das 13h30min às 17h50min:
Avenida Eng. Luís Vieira, Rua das Flores, Rua lgor Barbosa, Rua Dr. Manoel Rodrigues Monteiro, Rua Narciso Lima, Rua Professor Ocelo Pinheiro, Travessa Cássia

Confira também a lista de cidades do interior, onde ocorrerão os desligamentos:

Serão afetadas regiões de Acopiara, Antonina do Norte, Aquiraz, Aracoiaba, Assaré, Baixio, Barbalha, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Cariré, Caririaçu, Cedro, Deputado Irapuan Pinheiro, Eusébio, Graça, Grangeiro, Granja, Hidrolândia, Icó, Iguatu, Ipaumirim, Itarema, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Mauriti, Milagres, Novo Oriente, Ocara, Penaforte, Porteiras, São Benedito, Senador Pompeu, Sobral, Solonópole, Tarrafas, Trairi, Umari, Várzea Alegre e Viçosa do Ceará.

Do Repórter Ceará com informações do O Povo Online