domingo, 9 de setembro de 2012

Recordar é viver!

7 de Setembro nos idos de 1968 em Quixeramobim-CE – Instante em que as autoridades se dirigiam ao palanque erguido em frente à Matriz de Santo Antonio. Da esquerda para a direita: Primeiro plano – Rafael Pordeus-Álvaro Carneiro-Alfredo Machado-Osvaldo Martins-Fernando Câmara. Segundo plano – José Barbosa (Zeca Barbosa, vereador representante do então distrito de Madalena)-José Farias-Manoel Ferreira e Silva (Neneu)-Getúlio Câmara. 
Grandes figuras públicas que ajudaram a escrever a história da nossa região.


Foto: Arquivo do grande Quixeramobinense Dr. Ricardo Machado, atual Procurador-Geral de Justiça do estado do Ceará.


                                                         Igreja Nosso Senhor do Bonfim                                                         FOTOS  VALMIR  Quixeramobim  ,Obs: A foto é  de propriedade do mesmo e só pode ser públicada com   autorização 
Q

GUERRA ELEITORAL > Homem baleado em Quixadá

uixadá > A disputa eleitoral volta a esquentar em Quixadá. Um homem foi baleado quando apanhava uma bandeira do PT para entregar a um militante que seguia numa motocicleta. A vítima trafegava numa bicicleta quando parou para apanhar a bandeira. Foi atingida por um sujeito que seguia na garupa de uma motocicleta preta. Um dos tiros atingiu o abdome do ciclista. Ele foi socorrido e levado para o hospital. As policias Civil e Militar ainda não confirmaram o fato, todavia, nas redes socais os internautas dão conhecimento do caso. Ocorreu por volta das 11h30 deste sábado, 8, no bairro Carrascal, na periferia da cidade. Simpatizantes do PT atribuem o ato criminoso a adversários políticos.
* Comente, curta no Facebook, no Orkut, no Twitter e acesse também as outras postagens do blog Diário Sertão Central > http://blogs.diariodonordeste.com.br/sertaocentral/
Uma das Igrejas que gozam de significativa tradição é a de Nossa Senhora do Rosário, não só pela sua importância como templo, mas também por ser um monumento histórico, frequentada pelos escravos. Na época de sua construção, este santuário ficava fora da Vila de Campo Maior de Quixeramobim. Devido ao crescimento da cidade, agora ela está no perímetro central deste distrito sede. O início da construção do templo data de 1783 e, em 1801, realizavam-se ali ofícios religiosos, embora não tivesse de todo concluído. Essa Igreja 


teve concluída sua parte principal em 1823.

 FOTOS  VALMIR  Quixeramobim  ,Obs: A foto é  de propriedade do mesmo e só pode ser públicada com   autorização 

TRADIÇÃO: A MAIS DE 40 ANOS, COMUNIDADE DE SÃO MIGUEL REALIZA DESFILE NO DIA DA PÁTRIA






A comunidade do distrito de São Miguel, no município de Quixeramobim, tem o orgulho de promover a mais de quarenta anos o desfile cívico em homenagem ao dia da pátria.


Neste ano não foi diferente, populares lotaram as calçadas para acompanhar mais uma vez a comunidade realizar algo que já é tradição em todo o Sertão Central. Segundo a professora Eliêne Alves, somente em um ano o desfile não aconteceu devido à morte de uma pessoa da comunidade. Nossa reportagem conversou com vários moradores, todos eles disseram que a mais de quarenta anos acompanha o desfile. 


Ninguém sabe a data exata ao qual a comunidade começou a realizar, mas todos concordam que a tradição já passou por várias gerações e que mesmo em épocas onde não acontecia mas o desfile, principalmente na cidade de Quixeramobim, o distrito de São Miguel permaneceu mantendo a tradição e realizando o desfile no dia da pátria. O comerciante Jóca Amâncio disse que a tradição sempre existiu e deverá continuar por muito tempo. “Às vezes as pessoas comentam que vão acabar com o desfile de 07 de setembro, mas sempre tem, pois já é uma tradição da comunidade”, completou o comerciante.


Os modos de apresentação mudaram e acompanham o desenvolvimento da localidade. Tentando sempre valorizar os alunos da escola Alfredo Almeida Machado, o desfile também realiza homenagens as pessoas queridas do lugar e região. A figura do agricultor, homem sofrido principalmente durante a seca, não foi esquecido durante o desfile. A sanfona, alegria do sertão veio nas mãos de um sanfoneiro de apenas 15 anos, Douglas Oliveira Sousa. Já sem os raios do sol, mas com uma bela lua de testemunha, um dos momentos que marcam a tradição é a execução do Hino Nacional Brasileiro, sendo acompanhado pelos participantes e populares que assistem ao desfile juntamente com o Prefeito de Quixeramobim, Edmilson Junior, e a Secretária de Educação Socorro Pinheiro.




CONFIRA MAIS FOTOS












POR FERNANDO IVO
FOTOS E VIDEO: osertaoenoticia.com