quarta-feira, 10 de julho de 2019

Homem se passa por policial e consegue 30 cortesias de circo


Um homem, que não foi identificado, fingiu ser policial para conseguir 30 cortesias de circo na cidade de Ipu, interior do Ceará. De acordo com o delegado Rômulo Melo, o suspeito foi ao estabelecimento com o filho e informou ao proprietário que fazia parte da equipe do delegado da cidade, recebeu as entradas e saiu. O caso aconteceu na sexta-feira (5) e foi confirmado na manhã desta terça-feira (9).

O suspeito disse ao dono do circo que estava pedindo as cortesias a mando do delegado. Já o delegado informou que só ficou sabendo do golpe depois que outras pessoas foram até o distrito policial pedir cortesias, após passarem no circo e receber a informação do proprietário que um policial havia levado as entradas.

O dono do circo não registrou boletim de ocorrência. Apesar disso, os agentes ficaram de campana na frente do estabelecimento, mas não encontraram o homem que pediu as entradas. Até a publicação desta reportagem, o suspeito não foi localizado nem identificado. (G1 Ceará)

Visita do Papa João Paulo II a Fortaleza completa 39 anos


Imponente e palco de grandes eventos esportivos e musicais na capital cearense, o Estádio Castelão - hoje denominado Arena Castelão - também viveu importantes momentos dedicados à fé cristã. Dentre eles, um dos mais representativos para os católicos cearenses completa, nesta terça-feira (9), 39 anos: a visita do Papa João Paulo II.

Foi em 9 de julho de 1980 que o primeiro papa a visitar o Brasil desembarcou em Fortaleza, permanecendo por dois dias. O motivo foi a realização do 10º Congresso Eucarístico Nacional, evento comandando pelo pontífice e que levou mais de 122 mil pessoas ao estádio, o recorde de público da arena. Para receber o papa, as arquibancadas do Castelão foram ampliadas.

Logo no desembarque, promoveu um dos atos mais simbólicos e lembrados na cidade: o beijo dado no chão, ainda no aeroporto, abençoando a multidão que o esperava logo em seguida. Depois de ser recebido pelo então arcebispo de Fortaleza, dom Aloísio Lorscheider, percorreu ruas da cidade, passando pelo Centro.

Já no Castelão, João Paulo II foi recepcionado pelo Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Ganhou, ainda, um chapéu de couro de presente do artesão de Paramoti, Antônio Barbosa Cruz, colocando na cabeça imediatamente.

A passagem do pontífice foi uma das maiores movimentações populares já registradas no país e a maior vivenciada no Ceará. No mesmo ano, João Paulo II passou por Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Aparecida, Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Recife, Salvador, Belé

Morre Paulo Henrique Amorim


O jornalismo brasileiro iniciou esta quarta-feira, 10, com a notícia de que o jornalista Paulo Henrique Amorim faleceu. Como forma de homenagem, o jornalista Claudio Teran escreveu sobre sua trajetória em texto publicado na redes sociais. Confira:

Ele aparentava menos idade, mas tinha 77 anos. Morreu de um infarto fulminante na madrugada desta quarta-feira (10.07).

Geórgia Pinheiro, sua esposa, confirmou que o jornalista morreu em casa. Não deu tempo de socorre-lo ou leva-lo a uma emergência.

Uma longa carreira

Paulo Henrique dos Santos Amorim nasceu no RJ. Mantinha o blog Conversa Afiada, e estava na TV Record desde o ano 2003.

Ele estreou na profissão em 1961, no jornal, A Noite, de Assis Chateaubriand.

Depois foi para New York onde atuou como correspondente internacional da Revista Realidade. De lá saiu para a Veja.

Na TV se destacou pela extinta Manchete, nos anos 80. Foi o que chamou a atenção da Globo onde ele ganhou projeção.

Sua voz caricata e as opiniões certeiras e de fácil compreensão marcaram a passagem dele pelo Jornal da Globo. De lá ele veio parar no Jornal Nacional comentando a economia.

A saída da Globo foi tempestuosa, acusado de fazer uso da emissora para ganhar dinheiro por fora, o que ele sempre negou.

Em 1996 começou na Band como comentarista político e virou um raivoso opositor de Lula, a quem criticava com mordacidade.

Quando Lula venceu a eleição presidencial, Paulo Henrique Amorim se tornou um de seus mais ardorosos defensores na mídia.

Paulo Henrique também passou pela TVE Brasil; TV Cultura; e TV NBR.

Polêmicas

Devido à língua afiada, Paulo Henrique foi alvo de muitos processos por injúria e difamação, e teve que pagar indenizações para os jornalistas Merval Pereira; e Ali Kamel. E para Gilmar Mendes (STF) e o deputado federal e jornalista gaúcho, Lasier Martins.

Heraldo Pereira (TV Globo) chamado por Amorim de “negro de alma branca”, rendeu-lhe uma condenação por injúria racial.

Epitáfio

Vou guardar o tom de voz metálico dele, e uma indagação perene: Porque um cara tão bom se desviou tanto de fazer um jornalismo menos passional e mais voltado para a cidadania?

1942 – 2019

Cláudio Teran