quinta-feira, 27 de setembro de 2012


Eleitor tem até hoje para pedir segunda via do título 

O eleitor que perdeu o título tem até hoje (27) para comparecer ao seu cartório eleitoral, munido de uma carteira de identidade oficial com foto (acompanhado de cópia) e solicitar a segunda via do documento.

Para votar, só é necessário que o eleitor apresente um documento de identificação oficial com foto (carteira de identidade, de trabalho, de habilitação, passaporte ou outro documento oficial equivalente, inclusive carteira de categoria profissional).

No entanto, conforme explicou a chefe de cartório da 5ª Zona Eleitoral do Estado, Sandra Christ, o título de eleitor é importante para que o votante saiba qual é a sua seção eleitoral e o local de votação.

“Além disso, o eleitor que não puder comparecer à sua seção para votar e tiver que justificar a ausência necessita do número do título para preenchimento do formulário de justificativa”, explicou Christ, ao lembrar que as certidões de nascimento ou casamento não serão admitidas como prova de identidade.

As eleições municipais de 2012 serão realizadas no próximo dia 7 de outubro, quando 292.394 eleitores escolherão 15 novos prefeitos, 15 vice-prefeitos e 151 vereadores em 15 municípios. (Do TSE)
                                        VALMIR    HOLANDA     e       Deputado     Federal Mauro Benevides 

Mãe do adolescente que ateou fogo em animal teme pela vida do filho


E-mail
Um menor foi passar alguns dias na cidade de Baturité e os outros dois estão escondidos.

A mãe de um dos adolescentes envolvido no caso em que um animal foi morto após sofrer torturas por três menores de idade na cidade de Ibicuitinga, no Sertão Central cearense, falou com a reportagem do portalRevista Central. Uma mulher trabalhadora chora com a situação e pede que ninguém faça Justiça com as próprias mãos.
A mãe do suposto chefe do trio acusado de colocar álcool e em seguida atear fogo em um animal falou sobre o caso. Maria Edilene de Oliveira, 45 anos, auxiliar de serviços gerais da Escola Municipal Eneias Ferreira, disse que nos últimos dias a vida de sua família tem sido conturbada pelas circunstâncias do repudiado ato de crueldade contra uma gatinha de apenas 3 meses. Ela é mãe do infrator O.O., 17 anos, aluno do 9° ano, apontado pela Polícia Civil de Russas como responsável pela arquitetura da infração.
A avó do menor, uma idosa chora as consequências e diz que o seu neto não conseguia mais dormir após ter matado o animal, “eu nunca esperava isso, é um menino bom”, defende a aposentada.
“O meu filho não é esse monstro que o povo está julgando, ele errou, é um menino que estuda”, afirma a mãe bastante nervosa com a situação. Ainda em sua fala, disse que teve que retirá-lo da cidade devido ter sofrido ameaça de morte por populares, “uma multidão queria matar o meu filho na porta da casa da minha mãe, eu temo pela vida dele”, garante a trabalhadora. Ele foi embora para a cidade de Baturité.
Ainda em defesa de seu filho a auxiliar disse que tudo isso foi porque ele se juntou com os demais. Para garantir a renda da família a senhora ainda vende dindin, o seu esposo é artesão.
Maria Eliene de Sousa, 41 anos, era a dona do animal, “na verdade era uma gatinha, tinha apenas três meses e não merecia essa covardia desses irresponsáveis”. Populares a todo tempo gritava, “queremos Justiça”.
No vídeo aparece uma criança pedindo para os demais parar com a tortura, tinha apenas 10 anos. Segundo a sua mãe ele ainda foi ameaçado pelos demais, “eles mandaram que o meu filho saísse se nem colocavam fogo nele também”, mencionou.
Os autores são conhecidos na cidade como menores problemáticos, é o que garante o Delegado de Russas, Dr. José Milson Teixeira Pinho, e muda a versão da genitora do chefe do trio, “a mãe desse adolescente de 17 anos disse que o menino é problemático e que ela mesma não aguenta mais”, disse o Delegado que afirmou ainda já ter mandando os autos para o Ministério Público Estadual. A Promotora responsável não estava na cidade.

Um menor foi passar alguns dias na cidade de Baturité e os outros dois estão escondidos em uma localidade rural de Ibicuitinga.

O caso ganhou repercussão na mídia estadual, a equipe do programa Barra Pesada da TV Jangadeiro esteve registrando esse fato.


As imagens são fortes:
 



COVARDIA > Presidiário assassinado ao ganhar liberdade condicional



 | Quixadá >
 O preso da Justiça, Júlio Fabricio de Sousa Veras, 29 anos, foi assassinado na noite desta quarta-feira, 26, no bairro Renascer, na periferia de Quixadá. De acordo com a Polícia ele foi executado a queima-roupa, na presença da esposa e de uma filha de apenas três anos. O crime aconteceu na pracinha do bairro, em frente à casa da mãe da vítima. O criminoso, já identificado, efetuou seis disparos de revólver. Todos atingiram o detento, dois deles na nuca.
Conforme informações de policiais que atenderam a ocorrência, o presidiário estava recolhido na Penitenciária de Sobral. Há dois anos cumpria pena por crimes assaltos praticados em Quixadá. Na terça-feira, 25, ele recebeu a notícia de que responderia o restante da pena em liberdade condicional. Ele, a esposa e mais quatro filhos, crianças, não pretendiam voltar para Quixadá, mas para receber o alvará de soltura Fabrício Veras deveria retornar a esta cidade.
Familiares da vítima atribuem o crime a uma rixa do assassino com um tio de Fabrício Veras. Disseram que ele não teve nem tempo de tentar se defender. A mãe ainda chegou a ampara-lo nos braços após ouvir os tiros de dentro de casa e correr para praça onde estava sentado num banco brincado com a filha caçula. O homicida, identificado pelo nome de “Moroni”, e o comparsa que pilotava a motocicleta usada na fuga, estão sendo procurados pela Polícia.
* Comente, curta no Facebook, no Orkut, no Twitter e acesse também as outras postagens do blog Diário Sertão Central > http://blogs.diariodonordeste.com.br/sertaocentral/




FOGO DESTROI LOJA NO CENTRO DE QUIXERAMOBIM


Quixeramobim presenciou o maior incêndio já registrado na cidade na noite desta quarta-feira, 26, em uma loja de material de construção.
Por volta das 20 horas, moradores da Rua Borgival Leão e 14 de agosto presenciaram um grande estrondo vindo de dentro da loja Refri Peças. Segundo populares que se encontravam na calçada, próximo ao comercio, após o estrondo uma grande labareda de fogo foi visto. De imediato o Corpo de Bombeiros de Quixeramobim foi acionado ao local. Os Cinco Homems que estavam de serviço tiveram dificuldade em chegar próximo ao fogo devido parte da fiação elétrica ter caído ocasionando faíscas na Rua. Com a chegada de funcionários da Coelce, cabos de energia foram desligados e o combate ao fogo foi mais intenso.
Bombeiros que estavam de folga juntamente com alunos formados pelo JBV também foram acionados e compareceram ao local. O fogo durou mais de uma hora e somente após as 21 horas é que as chamas foram controladas. Uma multidão de curiosos se deslocou para o local, algumas pessoas ajudaram na retirada de material. Parte do telhado desabou, causando um risco maior para os militares que tiveram que entrar no prédio em chamas para combater o fogo. Uma das preocupações era com a estrutura do prédio que segundo o Major Naum Mauricio, tinha que ser avaliada. Segundo o major a causa do incêndio também tem que ser apuradas. 




Mesmo com pouco recurso e um carro de combate a incêndio que comporta apenas 2 mil litros de água, o corpo de Bombeiro conseguiu evitar que as chamas atingissem prédios vizinhos. A ajuda maior veio de um popular que possui pipas d’águas onde o mesmo reabastecia o carro de combate a incêndio.

POR FERNANDO IVO
FOTOS:VALMIR


Fotos  Valmir