sábado, 23 de abril de 2016

“A Lenda do Gato Preto” representa o Ceará em Festival de Cinema da Língua Portuguesa


A Mostra de Inclusão Social, uma das mais antigas do Festival de Cinema da Língua Portuguesa (FESTiN), em Lisboa, apresenta o longa- metragem cearense, gravado em Quixadá, "A Lenda do Gato Preto", de Clébio Viriato Ribeiro, com roteiro de Caio Quinderé e Kennedy Saldanha. Segundo Quinderé, é a primeira vez que um filme cearense participa do festival, que está na 7ª edição. O evento acontece de 4 a 11 de maio.

No festival, serão exibidos 80 filmes oriundos de nove países q compõem a Comunidade dos Países de Lingua Portuguesa (CPLP). De acordo com a organização do FESTin, o objetivo do evento é fomentar a interculturalidade, a inclusão social e o intercâmbio cultural nos países de língua portuguesa, através da realização de um Festival de Cinema comprometido com a divulgação de diferentes culturas e práticas de respeito à diversidade presente nos povos de Língua Portuguesa.

Em janeiro, o longa o Troféu de Ouro no Festival Internacional de Direitos Humanos, em Jacarta, Indonésia. Na ocasião, Caio Qunderé destacou que o prêmio World Human Rights Awards (WHRA) é um dos eventos mais importantes do mundo em difusão e promoção dos direitos humanos.

Ficha Técnica
Direção: Clébio Viriato Ribeiro
Roteiro: Caio Quindere, Kennedy Saldanha
Elenco: Emiliano Queiroz, Aurora Duarte , Eduardo Dascar, Elke Maravilha, Cassia Roberta , Alexandre Mandarino e outros.
Para saber mais sobre o filme, acesse: www.lendadogatopreto.com (Da Agência da Boa Notícia)

Polícia apreende drogas em Quixeramobim

A Polícia Militar de Quixeramobim continua realizando um trabalho de moto patrulhamento na cidade.

Ao abordarem um jovem de 17 anos na tarde desta sexta-feira, 22, na Rua João Tertuliano, no Bairro Antônio Cisnando (Matadouro), a Polícia encontrou com ele 24 pedras de crack e 7 pinos de cocaína.

O menor foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais.

Grávida de seis meses é morta a facadas pelo ex no CE

Grávida de seis meses é morta a facadas pelo ex no CE

Francisca Regiane Pereira Costa, de 28 anos, foi assassinada pelo ex-namorado, identificado como Bruno Robson Cavalcante, de 19 anos em Icaraí, município de Caucaia (CE). A vítima estava grávida de seis meses e foi morta a facadas. De acordo com a Polícia, Cavalcante teria cometido o crime por não aceitar o bebê.

Segundo amigos da jovem, ela estava muito feliz com a gestação e já tinha programado um chá de bebê para junho. Os amigos da vítima também relataram que ela vinha sofrendo ameaças do suspeito que pedia que ela abortasse o filho, mas a jovem se recusou. Na tarde de quarta-feira, Regiane foi levada pelo ex-namorado até a praia do Icaraí onde foi assassinada.

De acordo com a Polícia Militar, minutos antes de morrer a vítima avisou para uma amiga que o que acontecesse com ela naquele dia seria culpa do ex-namorado. O crime ocorreu na noite da última quarta-feira (20) e o suspeito foi preso horas após o assassinato. (Do R7)

Vírus da zika é encontrado em saguis e macacos-prego no interior do Ceará

Pela primeira vez, pesquisadores encontraram fora do continente africano, no Ceará, primatas infectados com o vírus da zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. A descoberta se deu no segundo semestre de 2015, quando pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), do Instituto Pasteur e da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) realizavam expedição de pesquisa sobre a raiva em animais silvestres no interior do estado.

De acordo com os pesquisadores, a descoberta indica que, por ser capaz de contaminar outros hospedeiros além dos humanos, a doença se espalha com mais facilidade e, consequentemente, pode dificultar o controle. Além do vírus da zika, o mosquito Aedes aegypti é o vetor da dengue, febre amarela, chikungunya.

Quatro saguis – conhecidos como soins no Ceará – e três macacos-prego capturados nos municípios de Tabuleiro do Norte, Quixeré,  São Benedito e Guaraciaba do Norte,  apresentaram teste positivo para o vírus da zika pela técnica PCR em tempo real, que detecta a presença do vírus no organismo do animal. Na pesquisa foram capturados, no total, 15 soins e nove macacos-prego, todos eles em áreas com notificação de zika e ocorrência de microcefalia. (Do G1-CE)