quinta-feira, 21 de maio de 2015

DOIS HOMICÍDIOS > Adolescente e ex-presidiário são assassinados na mesma noite em Canindé

Canindé - Paulo Roberto Félix (1)Canindé
Um adolescente de 16 anos, identificado como Paulo Roberto Félix (Foto), e um ex-presidiário, identificado como Francisco Adelino Bandeira de Freitas, mais conhecido por “Ceguinho”, foram assassinados a tiros na noite desta quarta-feira, 20, em Canindé, no Centro do Estado. Conforme informações da Polícia os dois crimes ocorreram num intervalo de três horas.
Segundo a Polícia o primeiro crime ocorreu no bairro Alto Guaramiranga, onde o adolescente foi abordado por volta das 19 horas, por dois homens numa motocicleta, e alvejado por disparos de arma de fogo na cabeça e no tórax. O jovem ainda foi socorrido ao Hospital Regional São Francisco, mas morreu quando recebia atendimento médico.
Canindé - Fabrício Sousa da Silva (1)O segundo crime de morte foi praticado por volta das 22 horas. De acordo com a Polícia “Ceguinho” estava dentro de casa, no bairro Palestina, quando foi baleado. Ele foi atingido por três disparos na cabeça. Horas depois a equipe da Polícia Civil identificou o suspeito do crime, Fabrício Sousa de Assis (Foto). Ele está sendo procurado. É fugitivo da cadeia pública de Pacatuba.
Canindé - José Welder Corme Marçal (1)Na segunda-feira, 18, José Welder Cosme Marçal (Foto), 29 anos também foi assassinado a tiros em Canindé. O crime ocorreu no bairro Santa Luzia. A vítima estava na calçada de casa quando foi surpreendida por três homens em duas motocicletas. Um deles efetuou vários disparos. Dois tiros acertaram a cabeça de Welder. Ele chegou a ser socorrido para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, mas não resistiu aos ferimentos. Um menor é apontado como autor do crime.
Na quinta-feira passada, 14, outro adolescente de 16 anos, Gabriel Gomes Ferreira, foi morto por disparos de arma de fogo no bairro Monte. Dois homens em uma motocicleta não identificada abordaram e efetuaram dois disparos de arma de fogo. Um deles atingiu a cabeça e o outro a mão do adolescente. A polícia informou que ele era suspeito de ter cometido um homicídio no final ano de 2014. Com a morte dele a Polícia já contabiliza quatro homicídios no mês de maio na cidade.

Dois homens são executados a tiros por criminosos na zona rural do município de Choró

Choro_duplo_homi_barbada
Sobre os antecedentes criminais das vítimas, um policial militar comentou que eles não respondiam processos.A pequena localidade de Alvorada, distrito de Barbada, aproximadamente de 25 KM da cidade de Choró, ficou chocada com um duplo homicídio consumado na tarde desta quinta-feira, 21, no interior de um bar.
Antonio Ailson Pereira de Andrade, 29 anos, estava bebendo em companhia de seu colega Cícero Lopes dos Santos, quando foram abordados por dois homens armados, os quais sacaram uma arma e efetuaram vários disparos, os atingindo fatalmente.
A reportagem do portal Revista Central esteve no local e conversou com o perito Neto Cabral, lotado no Núcleo Forense de Quixeramobim, o qual relatou que Ailson Pereira foi atingido com três tiros na cabeça, um nas costas e outro no peito esquerdo, enquanto Cícero Lopes tombou sem vida ao ser lesionado por dois disparos na cabeça e um no olho esquerdo.
 inspetor Erismar Granja, da Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá, esteve no local com outros policiais e relatou que os autores estavam em uma motocicleta Bros. Acrescentou ainda que as investigações buscam saber a motivação do crime para só assim identificar os criminosos, “temos que fazer um lavamento das investigações para termos um norte de quem foram os autores”, citou.
Sobre os antecedentes criminais das vítimas, um policial militar comentou que populares relataram que eram dois jovens trabalhadores, “eles não tinham envolvimento com o crime”. O delito ocorreu no bar do Marcos, que por sinal, abriu o estabelecimento a pedido das vítimas, dez minutos antes do fato.
Serviços: 
9º Batalhão da Polícia Militar em Quixadá
Rua Tenente Cravo - Campo Velho
Telefone: (88) 3445-1042 / 190
Destacamento Polícial de Choró
Av. Vila N. Srª de Fátima,  Centro
Contato: (088) 3438.1238
Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá
Rua Presidente Vargas - Campo Novo
Tel. (88) 3445-1047


“Verão” é capa de revista


Aline Riscado8
Sim, Aline Riscado sempre prova que dá para ficar melhor. Depois de abandonar de vez as lentes de contato coloridas e o cabelão, a ex-bailarina do “Domingão do Faustão” mostrou que está com tudo em cima. Só de biquíni, Aline Riscado posou para as lentes do fotógrafo Davi Borges em uma praia do Rio de Janeiro e é capa de maio da revista “Colirio Girl”.

Alex Gardenal é transferido para penitenciária de Pacatuba


Alex Gardenal é transferido para penitenciária de PacatubaA Justiça, através da 1ª Vara de Execução Penal, atendeu ao pedido da defesa do detento Alexandre de Souza Ribeiro, o “Alex Gardenal“, e decidiu transferir o preso da Casa de Privação Provisória de Liberdade Luciano Andrade Lima (CPPL I), em Itaitinga, para Penitenciaria Francisco Helio Viana de Araújo, em Pacatuba. A transferência foi realizada na tarde desta quarta-feira, 20, segundo a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus).
A determinação da 1ª Vara de Execução Penal foi assinada pelo juiz Luiz Bessa Neto, no último dia 6 de maio. Na decisão, o magistrado faz duas considerações sobre o acolhimento do pedido formulado pela defesa de Alex Gardenal.
Uma delas é a proteção especial da Lei de Execução Penal (LEP) aos internos para cumprir sua pena em local próximo de seus familiares. O juiz Luiz Bessa também utiliza como justificativa o “fragilizado estado de saúde” do detento, “ocasionado pelo seu status carcerário do passado”, devido à fama de “periculoso” e articulador de esquemas de desestabilização prisional.
Bessa conclui que Alex Gardenal tem o direito de cumprir uma “pena em situação de mínima dignidade” e não oferece risco à segurança. Com a transferência, o detento passa de um presídio de segurança máxima para uma penitenciária de segurança média.
Tentativa de reverter decisão
A transferência do detento foi contestada pela Sejus devido à articulação do preso e ao histórico de fugas. Alex Gardenal responde por assalto a carros-fortes e bancos, entre eles uma agência do Banco do Brasil, além de sequestros e outros homicídios.
Em nota, a Secretaria comentou a decisão. “A Sejus ressalta que contatou o magistrado, a fim de tentar reverter à decisão, uma vez que o interno encontrava-se em uma unidade para presos perigosos, mas a decisão foi mantida, restando à Sejus o seu cumprimento”.
O POVO

Marcha da Maconha deve reunir 10 mil pessoas na Praia de Iracema


Divulgação
Divulgação
No próximo domingo (24), às 14 horas, a edição 2015 da Marcha da Maconha de Fortaleza deve ocupar a Praia de Iracema. Realizada em Fortaleza desde 2008, o evento já é consolidado no calendário de manifestações da cidade, e é aguardada a presença de cerca de 10 mil pessoas.
O encontro objetiva levantar discussões acerca da criação espaços onde interessados possam debater a legalização da maconha, estimular reformas nas Leis e Políticas Públicas sobre a maconha e seus diversos usos, além de exigir que as formas de elaboração e aplicação dessas leis que sejam mais transparentes.
Além disso, a Marcha da Maconha pretende ajudar a criar contextos sociais, políticos e culturais onde todos os cidadãos brasileiros possam se manifestar de forma livre e democrática a respeito das políticas e leis sobre drogas.
A Marcha da Maconha é um evento internacional que acontece todos os anos ao redor do mundo desde 1999. Atualmente, mais de 300 cidades realizam o evento no mês de maio. No Brasil, a manifestação acontecerá em 28 municípios.
*DN

Chuvas voltaram a ser registradas em Dep. Irapuan Pinheiro na madrugada desta quinta-feira (21)


Boas precipitações de chuvas voltaram a ser registradas na madrugada
 desta quinta-feira (21) no município. Foto: Lucivan Almeida
Depois de vários dias sem chuvas, voltou a chover no município de Deputado Irapuan Pinheiro e trouxe ao homem do campo um pouco mais de alegria com essas precipitações. Na Sede Municipal, de acordo com informações do Pluviômetro da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), foram registradas precipitações de 35 milímetros até as 07hs da manhã desta quinta-feira (21).
                 
Elas aconteceram no período da madrugada desta quinta-feira, atingindo a sede do município e algumas localidades da zona rural irapuense. As informações que chegam ao blog dão conta de que as mesmas foram mais intensas em algumas comunidades rurais do município.

Apesar de ainda não ter sido suficiente para abastecer os reservatórios, as chuvas que caíram são um alento para os moradores e seus rebanhos, castigados há vários meses por uma das maiores estiagens das últimas décadas.

Guaraciaba do Norte: Jovem de 17 anos morre espancada por companheiro

21/05/2015 às 09h01
Uma jovem de 17 anos morreu depois de ser espancada pelo seu companheiro, ela estava grávida de 6 meses.
A jovem Maria de Fátima Sousa Silva de 17 anos, nascida em 24-04-1998, morreu no último sábado (16-05), na Santa Casa de Misericórdia em Sobral, depois de ser espancada por seu companheiro. Segundo informações repassadas pela polícia militar, a jovem foi espancada por Francisco Ricardo da Silva Araújo de 19 anos, com quem ela vivia maritalmente, o caso teria acontecido no último dia (08-05), na casa onde o casal morava na Vila Nova, na zona Rural do município de Guaraciaba do Norte.
Depois de sofrer as agressões, a jovem Maria de Fátima que estava grávida de 6 meses, foi levada para o hospital de Guaraciaba e devido a gravidade de seu estado de saúde, foi transferida para a Santa Casa de Misericórdia em Sobral.
Durante os dias em que ela esteve hospitalizada, não reagiu ao tratamento e vaio a óbito na tarde do último sábado (16-05), por volta das 17 horas, morreu ela e a criança que estava esperando.
Já o acusado do crime teria se apresentado a autoridade policial dois dias depois da agressão como haviam livrado o flagrante foi ouvido e depois liberado.
Mas logo depois que a polícia foi informada da morte da jovem, saiu em diligência, vindo a prender o acusado que segundo a polícia teria resistido a prisão e ainda teria desacatado a autoridade policial. O acusado foi preso em flagrante no último sábado (16-05), as 17 horas e 45 minutos, por desacato, resistência a prisão, lesão corporal grave e assassinato, agora encontra-se preso a disposição da Justiça.
Este caso revoltou toda a população, devido a brutalidade usada no crime pelo acusado, que em seu depoimento ainda teve coragem de dizer que não teria agredido a sua companheira e que apenas teria empurrado a vítima, versão esta que a polícia não acredita, pois um simples empurrão não seria suficiente para provocar a morte da jovem e de seu filho que estava em seu ventre.
A ocorrência foi atendida pela composição da polícia militar de Guaraciaba do Norte, formada pelo Sub-tenente M. Neto, Cabo Vaz, Soldados Teixeira, Lacerda e Sandoval.
Imagens: Polícia militar e Redes sociais.
Reportagem: Diassis Lira, com informações da polícia militar de Guaraciaba do Norte, na pessoa do Sub-tenente M. Neto
Fonte: Diassis Lira

Acusado de chacina em Quixeramobim é preso em BMW blindada com R$ 58 Mil Reais em Pernambuco


O principal acusado de uma chacina em 2008 na cidade de Quixeramobim foi preso nesta segunda, 18, na cidade de Recife, em Pernambuco. Segundo informações do Jornal Diário de Pernambuco, a Polícia Militar, com apoio da Polícia Federal, prendeu o quixeramobinense José Glauberto Teixeira do Nascimento, 30 anos.

Junto com Glauberto foram presas duas mulheres, Patrícia Setúbal de Sousa, de 23 anos, natural de Goiás e Thaise Miguel Cardoso da Rocha, de 22 anos, de Brasília. Junto com o trio, a polícia apreendeu 30 kg de pasta base de cocaína. Segundo o jornal, eles foram localizados após investigações de rotina que apontaram para a estadia de uma traficante em um hotel de Pau Amarelo, em Paulista. Patrícia foi abordada pelos policiais militares quando entrava no quarto, onde foi encontrada uma mala de viagem com 30 tabletes de pasta base de cocaína, totalizando um peso bruto de aproximadamente 30,3 kg.

Com a chegada da Polícia Federal, tomou-se conhecimento de que um outro traficante estaria se dirigindo para o hotel para arrecadar a pasta base de cocaína. A droga em seguida seria transformada em pedras de crack para ser distribuída em vários pontos de venda.

José Glauberto foi abordado ao chegar ao hotel dirigindo um veículo BMW blindado, apresentando uma carteira de motorista falsa em nome de Andrey Virginio Sales.  Na mala do carro e na residência provisória do preso, em Paulista, foi encontrada uma grande quantidade de dinheiro, que totalizou R$ 58 mil.

Em seguida, a polícia soube da participação de Thaise, uma terceira envolvida, que havia trazido a droga de Brasília e que estaria prestes a desembarcar no Aeroporto Internacional Juscelino Kubsticheck. As informações foram repassadas para a Polícia Federal da capital federal, que prendeu a suspeita quando ela descia da aeronave. A mulher foi reembarcada de volta ao Recife e levada para a sede da Polícia Federal no Cais do Apolo, onde também foi autuada em flagrante. Com ela foi apreendida a quantia de R$ 1.350.

José Glauberto foi ouvido pela justiça em janeiro de 2015 em Quixeramobim. Em março o mesmo deveria ter retornado para continuação da audiência, só que conseguiu fugir da penitenciaria que estava, aqui no Ceará. Ele é acusado como o autor da morte da dona-de-casa Maria Jackeline da Silva, 30, e sua mãe, Antônia Edileusa Queiroz da Silva 52, aposentada, que foram atingidas com três tiros cada, quando sua casa foi invadida e criminosos efetuaram cerca de 15 tiros, onde durante a ação deixou o aposentado Lúcio Veridiano da Silva, 56, esposo e pai das vítimas, baleado.

Com informações do Jornal Diário de Pernambuco.

Rua 25 de Março agora é sentido único entre as ruas Travessa Vereador Edmilson Patrício e a CE 060


Foto: AMTQ
A Rua 25 de Março se tornou sentido único entre as ruas Travessa Vereador Edmilson Patrício e a CE 060, conforme mudanças realizadas pela Autarquia Municipal de Trânsito de Quixeramobim (AMTQ) na terça-feira, 19.

A mudança, de acordo com a Autarquia Municipal, foi proposta para facilitar a mobilidade dos veículos no município, dando fluidez ao trânsito. O percurso, agora em sentido único, deve-se ao pequeno número de veículos que transitam  naquele local.
Placas de sinalização indicando a alteração do sentido foram instaladas. Com a medida, a AMTQ retirou um dos semáforos do cruzamento com a CE 060. O diretor da AMTQ, Coronel Francisco Tarcísio da Silva, pediu a compreensão dos motoristas e orientou os condutores a seguirem as placas de sinalização.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Acidente de trânsito com vítima fatal entre Jaguaretama e Morada Nova, no Ceará


O plantão de polícia registrou há poucos instantes um acidente de trânsito (capotamento) na CE que liga Jaguaretama a Morada Nova, Km 13.

Segundo relatos via WhatsApp uma pessoa que estava no veículo morreu na hora e era natural de Solonópole (CE). Equipes do SAMU e polícia estão no local. 

Aguarde mais informações!
Postado por Lindomar Rodrigues 

Câmara aprova 33 concessões de radiodifusão, dentre elas, uma para Quixeramobim (CE)


A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, em caráter conclusivo, 33 projetos de decreto legislativo (PDCs) que autorizam ou renovam, pelo período de dez anos, concessões de serviços de radiodifusão em 15 estados.

As propostas, apresentadas pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, serão enviadas ao Senado.

As concessões aprovadas são:

ALAGOAS
TV Pajuçara Ltda. – Maceió

BAHIA
Associação Comunitária Estação FM de Radiodifusão de Itagimirim – Itagimirim

CEARÁ
Associação Comunitária Manituba de Quixeramobim – Quixeramobim

MATO GROSSO DO SUL
Sociedade Rádio FM Pé de Cedro Ltda. – Coxim

MINAS GERAIS
Associação Comunitária das Mulheres Amigas do Arvoredo – Manga
Associação Comunitária do Povo de Dom Viçoso - Dom Viçoso
Rádio Cidade de Cambuí Ltda. – Cambuí

PARAÍBA
Associação de Difusão Comunitária de São José da Mata - Campina Grande

PARÁ
Associação de Radiodifusão Comunitária de Bagre – Bagre

PARANÁ
Associação de Comunicação e Desenvolvimento Cultural e Artístico da Cidade de Carlópolis – Carlópolis
Associação dos Jovens Empreendedores Iguaçuenses de Radiodifusão - Foz do Iguaçu
Associação Padroeira - Três Barras do Paraná
Rádio FM 104 Ltda. - Cornélio Procópio

PERNAMBUCO
Associação Comunitária Vale do Ipojuca – Pesqueira

PIAUÍ
Associação Comunitária de Apoio à Cultura de São José do Peixe - São José do Peixe

RIO DE JANEIRO
Associação de Comunicação Comunitária do Bairro Santa Tereza – Miracema
Rádio Imprensa S/A - Rio de Janeiro

RIO GRANDE DO SUL
Associação Comunitária Desenvolver Sagradense - Sagrada Família
Associação Comunitária Resgate da Misericórdia - Caxias do Sul
Associação Cultural Comunitária Pinhal Grande - Pinhal Grande
Associação Rádio Comunitária Hulha Negra - Hulha Negra
Sociedade Beneficente Glória In Excelsis - Boa Vista do Cadeado

SÃO PAULO
Associação Ação Social Comunitária do Jardim Vitória e Adjacência - Espírito Santo do Pinhal
Associação Comunitária de Comunicação e Cultura de Estreito – Pedregulho
Associação Comunitária de Radiodifusão de Macedônia – Macedônia
Associação Comunitária Educacional do Meio Ambiente e de Radiodifusão de Sorocaba –Sorocaba
Organização Cidadania e Integração – Jaú
Rádio Aliança Igarapava Ltda. - ME – Igarapava
Rádio Clube São José dos Campos Ltda. - São José dos Campos
Rádio Cultura de Assis Ltda. - Assis
Rádio Imprensa FM de Vargem Grande do Sul Ltda. – Sagres

SANTA CATARINA
Sistema 103 de Rádios Ltda. – Descanso

TOCANTINS
Associação Bom Jesus de Comunicação e Cultura - Bom Jesus do Tocantins
Postado por Lindomar Rodrigues às 15:06:00 Nenhum comentário:  Links para esta postagem

Geraldo Luiz da Rede Record grava matéria em Solonópole (CE)




O apresentador da TV Record, Geraldo Luiz, está em Solonópole, no Ceará gravando matéria com o garoto Kaio de apenas 06 anos de idade. A ideia é mostrar o talento do menino para o resto do Brasil.

Na imprensa local, Geraldo Luiz, agradeceu a população pela hospitalidade, falou da bela matéria que encontrou no município e criticou a administração municipal por não ter valorizado o talento do garoto.

Polícia apreende arma de fogo em Quixeramobim



As abordagens constantes realizadas pela polícia em Quixeramobim vêm contribuindo para uma grande quantidade de armas de fogo apreendidas nos últimos dias. Durante mais uma ação, um revólver foi tirado de circulação das ruas da terra de Antônio Conselheiro. O fato ocorreu na noite desta quarta-feira, 20, no bairro Salviano Carlos.

Segundo informações da polícia, por volta das 21h20min uma viatura descaracterizada composta por policiais militares realizava patrulhamento de rotina pela cidade, quando ao passar pela Rua Vereador Edmilson Patrício, abordou um homem que seguia em uma motocicleta Honda de placa NUW 1158. Ao ser revistado a polícia encontrou com Vanderlan Pinheiro de Oliveira, 24 anos, uma arma de fogo tipo revólver da marca Taurus, calibre 38, com capacidade para 06 (seis) tiros. Diante do fato o mesmo foi conduzido até a Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá, onde foi entregue à Autoridade Policial, juntamente com a arma, para adoção das medidas cabíveis.                                                                               O site O SERTÃO É NOTÍCIA 

Afogamento: Homem é encontrado morto dentro de tanque na zona rural de Quixeramobim



A polícia registrou um afogamento na noite desta quarta-feira, 20, na zona rural de Quixeramobim. O caso aconteceu por volta das 21h30min na localidade de Patos, distrito Sede Rural.

Segundo informações da polícia, uma ligação para o Copom dava conta de que um homem tinha se afogado dentro de um tanque naquela localidade. Uma viatura foi acionada para atender a ocorrência e ao chegar comprovou as informações. A vítima foi identificada como sendo o agricultor Francisco José Barbosa da Silva, 59 anos, solteiro, natural de Quixeramobim e residente naquela localidade.  Policiais disseram a reportagem do site “O Sertão é Notícia” que informações colhidas no local davam conta de que a vítima vivia consumindo bebida alcoólica e veio a cair dentro de um tanque com água, sendo encontrado por familiares já sem vida. O corpo foi encaminhado para o IML de Quixeramobim.                                                                               O site O SERTÃO É NOTÍCIA 

Brasileiros gastam 650 horas por mês em redes sociais




As 650 horas que os brasileiros gastam por mês em redes sociais representam uma média 60% maior do que a do resto do planeta e colocam o país na liderança mundial. Os dados são da pesquisa Futuro Digital em Foco Brasil 2015 (Digital Future Focus Brazil 2015), divulgada pela consultoria comScore. Atrás do Brasil estão Filipinas, Tailândia, Colômbia e Peru. Além das mais de 600 horas nas redes sociais, os brasileiros gastam 290 horas com portais de notícia e de entretenimento. A pesquisa mostra ainda que 38,3 milhões de pessoas no país acessam a internet por meio de smartphones e tablets. Outro dado colhido pelo comScore indica que postagens no Facebook com fotos e vídeos geram 83% de engajamento.

Governador do Ceará diz que Nordeste terá plano emergencial contra a seca


Um plano emergencial de combate à seca nos estados mais afetados pela estiagem no Nordeste deverá ser anunciado nos próximos dias pela presidenta Dilma Rousseff, disse ontem, 20, o governador do Ceará, Camilo Santana, após encontro com Dilma, no Palácio do Planalto.

“Ela [Dilma] já vai anunciar nos próximos dias, não só para o Ceará, mas para outros estados do Nordeste que estão nessa situação, recursos tanto para ações de adutoras emergenciais como para carros-pipa. Isso vai amenizar inicialmente o planejamento que o Ceará fez”, disse.

A preocupação com a estiagem no estado é grande, já que o período de chuvas de 2015 terminou e foi, segundo o governador, o quarto ano consecutivo abaixo da média e a pior recarga dos reservatórios em 17 anos. De acordo com Camilo Santana, o plano é uma resposta às necessidades apresentadas pelos estados, nos últimos meses, para ações de combate à seca que consideram emergenciais e também de longo e médio prazo.

Outro compromisso assumido pela presidenta foi com a conclusão de parte das obras de transposição do Rio São Francisco. “Ela afirmou claramente que será prioridade do governo dela concluir e [fazer] chegar a água do São Francisco até o sul do Ceará até meados do ano que vem”, disse o governador.

Camilo Santana aproveitou, também, a reunião com Dilma para se queixar do “subfinanciamento” dos recursos federais em saúde repassados ao estado. Em 2006, a cada R$ 1,00 recebido do Sistema Único de Saúde, o Ceará entrava com o mesmo valor. Hoje, o governador informou, que a proporção de investimentos do estado é quatro vezes maior.

“Ela compreendeu os números da saúde e recomendou avaliação”, disse. Quanto à divergência entre o volume de recursos repassado aos estados para o setor, Camilo disse que vai aguardar uma resposta da presidenta. (Da Agência Brasil)

Nova seca: El Niño causa temor entre os sertanejos


A possibilidade de o sertão cearense enfrentar uma nova seca em 2016, totalizando o quinto ano seguido de chuvas abaixo da média histórica, trouxe enorme preocupação para os produtores rurais, gestores municipais e técnicos do setor agropecuário. A informação do presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio Martins, de que o fenômeno El Niño pode ampliar a atual estiagem repercutiu como uma "bomba" no Interior do Estado.

Na região Centro-Sul, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Iguatu, Natália Feitosa, ficou preocupada. "É muito triste. Meu Deus, estamos em suas mãos!". O prefeito deste município, Aderilo Alcântara, mostrou-se surpreso e aflito: "Ele fez essa afirmação? Uma nova seca vai agravar ainda mais um quadro que já é desesperador, com perda da safra de grãos e, principalmente, da falta de água, que aumenta a cada mês".

Os gestores voltaram a exigir ação mais concreta por parte do governo do Estado. "Temos um plano de trabalho para atender a 34 comunidades rurais com abastecimento de água, mas estamos no quinto mês do ano e a Defesa Civil do Estado enviou autorizações (tickets) apenas para dois meses e para 18 localidades", disse Aderilo Alcântara. "Estamos perfurando poços e usando um carro-pipa para socorrer as famílias".

Depois de quatro anos seguidos de estiagem com pluviometria abaixo da média, perda da lavoura de grãos de subsistência (milho e feijão) e queda drástica nos níveis dos reservatórios, o governo do Estado ainda responde com ações localizadas e não tem um plano concreto de combate aos efeitos da seca, que vem se agravando. "São ações emergenciais", lamentou Alcântara. "A crise econômica não pode atingir os projetos de abastecimento de água no sertão".

O coordenador do escritório regional da Empresa de Assistêcia Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) em Iguatu, Joaquim Virgulino Neto, disse que em toda a região Centro-Sul a perda da lavoura de milho e feijão ultrapassa 50% e que em alguns municípios a frustração da safra de milho é superior a 90%. "Esse é o cenário atual, que se generaliza em vários municípios". Ele defende a necessidade de convivência com o semiárido. "Temos de aprender a enfrentar esses períodos longos de seca".

Abastecimento

Joaquim Virgulino Neto observa que o maior problema será o de abastecimento, já que, a partir do segundo semestre, a onda de calor é mais intensa, eleva-se a evaporação da água nos reservatórios e o consumo. "Se não houver recarga nos açudes em 2016 a situação vai se agravar ainda mais", prevê.

O secretário de Agricultura de Várzea Alegre, André Fiúza, mostrou preocupação com a possibilidade de ocorrência de mais um ano de estiagem. "É uma previsão desanimadora", disse. "Com certeza, traz preocupação para todos nós". A perda da lavoura de sequeiro e a escassez de água para abastecimento de áreas rurais ocorrem em todas as regiões. Nos Sertões de Crateús e nós Inhamuns o quadro é grave. "Essa notícia de mais um ano seco é desesperadora", disse o secretário de Agricultura de Independência, Mauro Amaro.


Fonte: Diário do Nordeste

CHUVAS VOLTAM A TAUÁ



Depois de um bom tempo sem precipitações,o tempo mudou em Tauá a partir dessa quarta-feira,20.Na quarta foram registradas duas precipitações na sede,totalizando 30 mm e mudando o clima na cidade.Já no inicio da manhã dessa quinta-feira,21,voltou a chover,registrando 10 mm.Foram informadas boas chuvas em localidades do interior do Município como   no Alto Vistoso 30 mm,Altamira 12 mm,Maximiniano 15 mm,Conceição 49 mm,Lagoa do Eufrasino 45 mm,Fechado Grande 61 mm,Barreiros 40 mm,Cococá 20 mm,Vera Cruz 45 mm e Poço de Baixo 56 mm.O tempo continuar promissor e a população torce para que até o final de maio sejam registradas mais chuvas na região.

Após reunião com Camilo, Dilma estuda ampliar recursos para o Ceará


Foto: Roberto Stuckert Filho
A audiência do governador Camilo Santana (PT) com a presidente Dilma Rousseff (PT) na tarde de ontem, 20, em Brasília, tratou de dois temas principais: seca e saúde. Dilma pediu que os ministérios “avaliassem” os números da saúde do Ceará para alinhar demanda e recursos. O Planalto também reafirmou a intenção de continuar as obras de transposição do rio São Francisco.

Segundo Camilo Santana, a presidente “compreendeu” que as necessidades do Estado aumentaram nos últimos oito anos, enquanto houve “desequilíbrio” nos investimentos da União. “Há uma necessidade de termos mais recursos ou uma nova fonte de financiamento para a saúde”, afirma ele.

O governador sugere que, se aprovado, o imposto sobre grandes fortunas poderia ser uma fonte de verbas para a área. “Nós temos um subfinanciamento da saúde brasileira”, diz Camilo. Ele explica que o Ceará é o sétimo estado do País que mais aplica receita corrente líquida na saúde. Em contrapartida, a União contribuiu quatro vezes menos que o Estado em investimentos no setor.

Desde o início do ano,os problemas da saúde no Estado vêm se agravando. Denúncias de falta de insumos, longa espera por cirurgias e atendimentos nos corredores dos principais hospitais da rede pública têm sido constantes. Surtos de dengue e sarampo deixaram a situação ainda mais delicada. O drama no setor criou o cenário para a saída do secretário Carlile Lavor, no início de maio.

Camilo teve uma agenda cheia em Brasília, com reuniões com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB) e governadores do Nordeste, e encontros com os ministros Aldo Rebelo (Ciência e Tecnologia), Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Joaquim Levy (Fazenda).(Fonte: O POVO)