sexta-feira, 16 de novembro de 2012


Grupo “a rainha e os vaqueiros” apresenta o show “Aboios – O som do Sertão” em Quixadá

O espetáculo é uma homenagem ao Rei do Aboio e do Baião: Luiz Gonzaga.

Gibão, perneira, peitoral, chinelo e chapéu de couro. Este é o figurino do grupo A Rainha e os Vaqueiros, que vem realizando shows por onde passa, usando o aboio como forma de retratar os sons e ritmos cearenses, intercalados com contos, ‘causo’, versos, poesias, toadas, trechos de cordéis e músicas de Luiz Gonzaga. Mas o figurino não é cênico. É a vestimenta que os artistas usam no dia a dia. Afinal, são vaqueiros-aboiadores, que durante anos de cavalgada já cantaram com Manoel Messias, Padre Tula, Fagner e em especial com o Rei do Baião.
O grupo, que tem como rainha Dina Martins, a Mestre da Cultura “Dona Dina”, mergulhou no universo da cultura dos vaqueiros e, após um longo tempo de pesquisa oral, criou o show “Aboios – O Som do Sertão”. Serão seis apresentações até o final do ano em cinco cidades: Quixadá (17/11), Sobral (04/12), Crato (07/12), Fortaleza (13 e 14/12) e Canindé, em data a ser confirmada.
O show
Ao som de chocalhos, entra no palco Chico Water, representante dos vaqueiros. Em meio à poesia, convida os seus amigos e companheiros de luta, os vaqueiros-aboiadores, Hidelbrando, um mestre na sanfona, e o seu regional de zabumba e triângulo. Juntos, interpretam a música de abertura.
Em seguida entra Dona Dina, que completa a cena para uma sequência de dez músicas, que são fruto de uma pesquisa sobre o cancioneiro popular dos vaqueiros-aboiadores, baseadas em suas vivências e em poesias que admiram, em especial, do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.
O show não se prende apenas ao roteiro musical. Os aboiadores artistas utilizam o improviso e interagem com o público, deixando evidente uma das propostas do grupo, que é de preservar o caráter natural do homem do campo.
A AVABOCRI e o PROJETO
A Associação dos Vaqueiros, Boiadeiros e Pequenos Criadores da Microrregião dos Sertões de Canindé (AVABOCRI), fundada por Dina Martins, desenvolve um trabalho há mais de 40 anos, de resgate, preservação e valorização da cultura dos vaqueiros. Estes vêm se apresentando livremente desde 1971, quando aconteceu a primeira missa dos vaqueiros, dentro da programação da maior festa franciscana da América Latina, que é a Festa de São Francisco das Chagas de Canindé. Atualmente a Associação tem 350 sócios.
“ABOIOS – O Som do Sertão” começou em 2007, quando a primeira versão deste projeto da AVABOCRI foi vencedora do III Edital de Incentivo as Artes, na área de música - categoria montagem de show, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT). Pela primeira vez na história cearense era realizado um show musical composto somente por vaqueiros–aboiadores, tendo sido apresentado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Fortaleza), no Festival de Música da Ibiapaba (Viçosa do Ceará) e na Festa de São Francisco das Chagas de Canindé, para um público superior a 400 mil pessoas.
Em 2012, como vencedor do Edital Mecenas na área de música, para a circulação do show e ampliação, e com o patrocínio da Coelce, o projeto ressurge renovado, com novo espetáculo e abrindo caminho também para a formação de jovens e adolescentes por meio da inclusão digital.
Para o novo show, o grupo continuou com a pesquisa musical, focando nas canções de Luiz Gonzaga. Foi também a oportunidade de homenagear o Rei do Aboio e do Baião, representante maior desta cultura. Neste processo, nasce o desejo de fazer uma homenagem àquele que conseguiu transformar dor em alegria, música em poesia e que foi o expoente maior do sertão. O show tem direção geral de Fernanda Gomes e direção de arte de Clébio Viriato.
Para a formação, realiza duas oficinas direcionadas para os filhos dos vaqueiros na sede da AVOBOCRI, em Canindé: Oficina de Fotografia, a ser realizada de 18 a 20 de dezembro, e Oficina de Introdução à Linguagem do Audiovisual, que acontecerá nos dias 19 e 20 de dezembro.
AGENDA DOS SHOWS

17.11 (sábado) – QUIXADÁ
19h - Chalé da Pedra (Praça do Chalé, s/n, Centro) 
Durante a I Semana Rachel de Queiroz – Arte e Cultura 

04.12 (terça) - SOBRAL
19h - Teatro São João (Praça São João, 156, Centro)

07.12 (sexta) - CRATO
20h - Teatro SESC Adalberto Vamozi (Rua André Cartaxo, 443, Centro)

13 e 14.12 (quinta e sexta) – FORTALEZA
20h - Teatro SESC Emiliano Queiroz (Rua Clarindo de Queiroz, 1740, Centro)

Data a definir – CANINDÉ
19h - Casa Paroquial (Rua Pompilio, Cruz, s/n, Centro)

OFICINAS em CANINDÉ
(Sede da AVOBOCRI)

Oficina de Fotografia 
De 18 a 20.12 (terça a quinta)
Das 18h às 21h (com atividades de rua pela manhã e à tarde)

Oficina de Introdução à Linguagem do Audiovisual
Dias 19 e 20.12 (quarta e quinta)
Das 8h às 12h e das 14h às 16h
Assessorias de Imprensa

                                                        FOTOS  VALMIR   HOLANDA

                                                       FOTOS VALMIR  HOLNDA

Tragédia: Motorista supostamente alcoolizado mata mototaxista em Quixadá


E-mail

Conforme informações da Polícia Militar o condutor fugiu sem prestar socorro à vítima.

Um mototaxista foi arrastado por vários metros por uma caminhoneta na tarde desta sexta-feira,16, na cidade de Quixadá, no Sertão Central cearense. Conforme informações da Polícia Militar o condutor fugiu sem prestar socorro à vítima.
O motorista da caminhoneta de placas HOO-0723, inscrição de Quixadá, seguia no sentido bairro São João ao Centro, quando atingiu frontalmente a motocicleta do mototaxista e aposentado Manoel Freire de Queiroz, 69 anos, popularmente conhecido como "Manelzinho do São João". O autor ainda não foi localizado pela polícia e conforme as informações policiais haviam copos de bebida dentro do veículo, bem como há informação de que ele estava bebendo momento antes do acidente.
O fato ocorreu por volta das 15 horas e somente duas horas depois a Perícia Forense compareceu ao local. O motivo da demora dar-se-á devido às inúmeras ocorrências nos 25 municípios atendidos somente por três equipes.
Equipes do Ronda do Quarteirão com apoio do major do Naum Maurício, do Corpo de Bombeiros de Quixeramobim, foi dá apoio juntamente com o Departamento Municipal de Trânsito que insolaram a área, a Coelce desligou a energia. As autoridades reclamam das dificuldades causadas por curiosos com intuito de chegar próximo a vítima, podendo inclusive tirar meios de provas essenciais para a perícia.
A batida foi brutal, o que pode ter causado por suposta velocidade acima do limite por um dos condutores. A vítima foi arrastada por vários metros, só parando quando foi esmagada em um poste elétrico. A motocicleta ficou completamente destruída em baixo do veículo.
Populares têm alertado que naquele trecho da Avenida Estados Unidos, motoristas tem circulado em alta velocidade. O sinistro ocorreu em frente ao cemitério Municipal.
O filho da vítima disse que o seu pai era aposentado e que fazia ‘bico’ como mototaxista há vários anos, momento antes do acidente tinha ido deixar uma cliente e estava voltando para o seu ponto de trabalho, localizado no bairro São João, onde morava, era pai de três filhos, criava ainda duas netas juntamente com a sua esposa.

Veja nas imagens da RC TV:
 

Comente essa matéria e seja nosso seguidor no facebook.Mais Informações:Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá
Rua Brasílio Pinto, 1445, Combate
(88) 3445-1047
                                                   FOTOS  VALMIR   HOLANDA
                                                            FOTOS  VALMIR   HOLANDA             

ENFIM A FESTA: PREFEITO ELEITO DE QUIXERAMOBIM COMEMORA ELEIÇÃO COM FESTA



Foram 39 dias após a eleição para a população de Quixeramobim saber quem iria assumir a prefeitura do município nos próximos quatro anos.
                                          FOTOS  VALMIR   HOLANDA

SANTOS INICIA INSTALAÇÃO DE ESTAÇÕES DE BICICLETAS PÚBLICAS


Estruturas para o sistema de utilização gratuita de bicicletas públicas já estão sendo instaladas em cinco pontos da orla marítima
Haverá um número de veículos e estações maior que o inicialmente projetado, porque os locais não se limitarão à orla e aos centros comerciais do Gonzaga e Aparecida. Ao invés de 100 bicicletas, agora serão 300; e as dez estações para retirada ou devolução foram aumentadas para 30. A ampliação representa grande benefício para o cidadão, que poderá aproveitar o sistema para deslocamento em outros bairros.

Até o próximo dia 25 estarão à disposição 150 veículos, pois já se encontrarão instaladas mais 10 estações, além das citadas. Os outros locais contemplados são:

Orla, altura do Canal 4 (Praça Santo Antônio do Embaré) / Rua Francisco Hayden (próximo ao Clube Internacional de Regatas) / Av. Pinheiro Machado com rua Moura Ribeiro / Av. Francisco Glicério, altura do Canal 2 / Av. Ana Costa com av. Francisco Glicério (Estação da Cidadania) / Sesc – Rua Vergueiro Steidel / Rua Lobo Viana (em frente à Universidade Santa Cecília) / Praça Rebouças / Rua Othon Feliciano / mais uma estação no Ferry boat.

Outras 15 estações serão disponibilizadas daqui a dois meses.

Malha cicloviária

Hoje, Santos conta com 30,4 km de pistas exclusivas para ciclistas, que interligam as zonas leste e noroeste, chegando em breve a 35 quilômetros. No momento, está em obras a ciclovia da av. Nossa Senhora de Fátima, que fará a conexão entre a av. Martins Fontes e a divisa central com São Vicente. A pista do novo trajeto da orla marítima, entre a divisa com São Vicente e o emissário submarino, está bem adiantada, enquanto a da rua João Pessoa, no Centro Histórico, encontra-se em licitação.

A Prefeitura Municipal de Santos (PMS) incentiva a utilização das bicicletas por serem econômicas, não poluentes, propiciam ao condutor exercício físico e apresentam baixo custo de manutenção. A bike possibilita a redução do uso do automóvel nos deslocamentos de curta distância, ocupando pouco espaço no sistema viário.

Algumas cidades, como Paris, Barcelona e Toronto, possuem há algum tempo sistemas de bicicletas públicas. No Brasil, Rio de Janeiro, Sorocaba, São Paulo e Porto Alegre implantaram com êxito sistemas semelhantes. A empresa Serttel Ltda, que gerencia os projetos nestes municípios, é a mesma que administrará o de Santos, já que foi vencedora do chamamento público realizado pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

Fonte: Jornal Agora MS.
                                                          FOTOS  VALMIR  HOLANDA

COMISSÃO APROVA ENQUADRAMENTO DE CICLOMOTORES NAS REGRAS GERAIS DE TRÂNSITO

Postado pComissão de Viação e Transportes da Câmara enquadra os ciclomotores nas regras gerais de trânsito.

O projeto aprovado (PL 4595/09) transfere totalmente para o Detran a responsabilidade pelo registro e o licenciamento dos veículos ciclomotores, que são aqueles de baixa potência, de até 50 cilindradas, como as mobiletes e as bicicletas motorizadas, por exemplo.

Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro permite o registro desses veículos por parte do órgão de trânsito municipal. Porém, o autor do projeto, deputado Hugo Leal, do PSC fluminense, argumenta que apenas mil municípios estão integrados ao Sistema Nacional de Trânsito e que, apesar da baixa potência, os ciclomotores também causam acidentes e precisam seguir as regras gerais de trânsito, inclusive quanto à habilitação do condutor.

O relator da proposta, deputado Arolde de Oliveira, do PSD fluminense, ressalta ainda a adequação do projeto às normas do Conselho Nacional de Trânsito.

"Temos que entender que existe uma resolução do Contran (168/04) que exige do condutor a obtenção de Autorização para Conduzir Ciclomotor. Essa autorização chama-se ACC, que é concedida pelo órgão executivo de trânsito do estado, os Detrans. Então, não há nada mais coerente de que o certificado de registro e o licenciamento anual para os mesmos veículos sejam também emitidos pelo órgão de trânsito do estado. Fica tudo no mesmo nível de autorização".

A proposta teve origem em ações do Comitê Nacional de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito. O diretor da área de condutores e veículos do Detran do Distrito Federal, Deltmo Evangelista, avalia que o projeto facilita o trabalho de controle, mas também vai exigir novas rotinas, sobretudo quanto à fiscalização.

"É uma medida bastante interessante do ponto de vista do procedimento, do rito e do próprio Código de Trânsito Brasileiro. É um avanço. Teremos de trabalhar de uma melhor forma na questão da fiscalização e de um ordenamento melhor desses condutores na via pública. Terá de ser feito um trabalho especial de educação, conscientização e de nova rotina para que não venha a aumentar os riscos de acidentalidade, sinistralidade e de mortes".

O projeto que enquadra os ciclomotores nas regras gerais de trânsito está em análise agora na Comissão de Constituição e Justiça. Em caso de nova aprovação, poderá seguir diretamente para o Senado, sem necessidade de votação no Plenário da Câmara.

De Brasília, José Carlos Oliveira, portal da Câmara dos Deputados.

                                                 FOTOS  VALMIR  HOLANDA


CRIME CULPOSO OU DOLOSO?


Jornal de Santa Catarina
Decisão sobre atropelamento na Vila Nova gera debate sobre crimes de trânsito
MORGANA MICHELS

BLUMENAU - Quesitos como a embriaguez do condutor e alta velocidade em via pública residencial e de movimento intenso levaram a Justiça a transferir o caso do atropelamento de um casal, no Bairro Vila Nova, para a 1ª Vara Criminal, que julga os crimes dolosos contra a vida. Atendendo a pedido da 2ª Promotoria de Justiça, a juíza Ana Karina Arruda Anzanello considerou que o atropelamento, no dia 8 de setembro, na Rua Theodoro Holtrup, em frente ao restaurante Saint Peter, pode ser enquadrado como crime doloso quando a pessoa assume o risco de produzir o resultado da ação , e não culposo.

Esta mudança de Vara Criminal é razoavelmente comum, segundo a promotora de Justiça que está respondendo pela 2ª Promotoria Criminal da Comarca de Blumenau, Deize Mari Oechsler, pois o entendimento do promotor que irá analisar o processo pode ser diferente da análise anteriormente feita pela autoridade policial, quando da investigação do caso.

– Nesta comarca, já tivemos casos recentes envolvendo homicídios por acidente de trânsito em que o agente foi condenado pelo tribunal do júri. Nesta situação específica (atropelamento do casal), as circunstâncias foram gravíssimas e demonstram que, no mínimo, o motorista assumiu o risco de produzir o resultado. Sendo que este fato pode ser enquadrado, em tese, como homicídio, na forma tentada, pelo dolo eventual, e ele pode ser levado a júri popular – explica Deize.

Mudança de doloso para culposo pode ocorrer por falta de provas

Segundo o coordenador da Central de Polícia e das Divisões de Investigações Criminais e de Homicídios, delegado Bruno Effori, a mudança de culposo para doloso, como neste caso, pode ocorrer devido à falta, em um primeiro momento, de provas:

– Muitas vezes o delegado só conta com o depoimento do autor e da guarnição de trânsito que atendeu, mas não presenciou o fato. Então, é temeroso colocar como doloso. Coloca-se como culposo e se houver outros elementos a alteração é feita depois.

O juiz verifica se recebe a denúncia de crime doloso ou não. Se não for aceita, poderá haver recurso para o Tribunal de Justiça analisar se é o caso ou não de instaurar processo por crime doloso, em decorrência do motorista estar em alta velocidade, embriagado, entre outros fatores que apontem que ele assumiu o risco de produzir o resultado. Este trâmite pode demorar 30 dias.

O QUE MUDA
LESÃO CORPORAL CULPOSA

Pena - detenção
- Seis meses a dois anos

Modalidades da culpa
- Imprudência (como, por exemplo, excesso velocidade)
- Negligência (como, por exemplo, deixa de observar sinal de trânsito fechado)
- Imperícia (devido ao fato de não serem observadas as regras e habilidades no desempenho de determinada profissão)

EMBRIAGUEZ AO VOLANTE

Pena - detenção
- Seis meses a três anos

HOMICÍDIO NA FORMA TENTADA POR DOLO EVENTUAL

Pena - reclusão
- De acordo com o art. 121 do Código Penal, pena de seis a 20 anos. Pode ter redução, de um a dois terços, por ser tentativa de homicídio. Neste caso do atropelamento, como são duas vítimas, a pena aumentaria de 1/6 até a metade

Circunstâncias do dolo eventual
- Embriagado
- Dirigindo em alta velocidade em Via pública de movimento intenso e próximo de residências
- Pessoa assume o risco de produzir o resultado
FOTOS  VALMIR  HOLANDA



´´



Programa Mais Irrigação prevê investimento de R$ 10 bilhões na agricultura familiar

O Programa Mais Irrigação, lançado hoje (13) pelo governo federal, prevê investimento de R$ 10 bilhões em projetos de irrigação na agricultura familiar no país. Do total, R$ 3 bilhões serão desembolsados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e R$ 7 bilhões em parcerias com a iniciativa privada.

A previsão é que o programa seja aplicado em 538 mil hectares espalhados em 66 áreas para a produção de biocombustíveis e fruticultura, bem como para a produção de leite, carne e grãos. Desta forma, o governo pretende incluir pequenos e médios agricultores na cadeia produtiva e garantir a eles mercado, assistência técnica e preço justo.

Dezesseis estados serão beneficiados pelo Mais Irrigação: Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Sergipe e Tocantins                                                                          .(Com informações da Agência Brasil)

                                                                           FOTOS  VALMIR  HOLANDA

FOTOS  VALMIR  HOLANDA
FOTOS  VALMIR  HOLANDA

FOTOS  VALMIR  HOLNDA

Quixeramobim, localizado na região do sertão central do estado do Ceará, fundado há três séculos pelo português Antônio Dias Ferreira, tem em sua vocação o criatório de gado bovino como atividade de trabalho e a fé e devoção ao Glorioso Santo Antônio. Passando da condição de capelinha para igreja, depois, em 15 de novembro de 1755 à condição de Paróquia, portanto, a primeira da região. Na noite desta quinta-feira, 15 de novembro, a freguesia antoniana reuniu-se através de ato litúrgico para celebrar aniversário de 257 anos de criação da Paróquia de Santo Antônio de Quixeramobim.

Vaqueiros conduziram a imagem de Santo Antônio - Foto Crisanto Teixeira

Com o templo santo lotado, a missa solene foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Ângelo Pignolli e concelebrada pelos padres: Francisco Sérgio de Oliveira (vigário), Adauto Farias e Pedro de Jesus e Maria. Na procissão de abertura da santa missa, vaqueiros estilizados com seus gibões de couro adentraram na Igreja Matriz com uma imagem de Santo Antônio, todo escupida em madeira, uma raridade trazida de Portugal. Durante a homilia, o Bispo Dom Ângelo destacou a fé do povo do lugar, que há três séculos reverencia um dos santos mais populares e milagroso da Igreja Católica. Com cânticos e louvores a “Santo Antônio”, fieis deram grande demonstração de carinho e amor ao Santo Padroeiro de Quixeramobim.

Crisanto Teixeira – Jornalista.
FOTOS  VALMIR  HOLANDA

QUIXERAMOBIM: RADIALISTA FAZ APELO AO VIVO PARA BANDIDOS APÓS TRIO TENTAR ROUBAR O ABRIGO DO IDOSO

Imagem: Arquivo


O radialista Jotha Wilame, que apresenta de segunda a sexta na Rádio Difusora Cristal de Quixeramobim, o programa “O Secretário do Povo’, fez um apelo ao vivo durante o programa.

Segundo o radialista uma informação passada por telefone para o mesmo dava conta de que três elementos chegaram a casa de Asilo Santo Antônio, conhecido como “Abrigo do Idoso”, localizado na cidade de Quixeramobim, e um deles tentou entrar enquanto os outros dois aguardavam do lado de fora. Apavorada, uma das funcionárias começou a gritar pelo vigia, e logo em seguida os três elementos efetuaram fuga. Com medo, os funcionários temem que os elementos voltem e tentem roubar algo do abrigo que vive de doações. No ar durante o programa realizado nesta quinta-feira, 15, o radialista Jotha Wilame apelou para os bandidos que não voltem mais naquele recinto dizendo que lá não se encontra nada de valor em bens materiais, apenas pessoas idosas que são cuidadas com muito carinho pelos funcionários daquele abrigo.

Confira o apelo do radialista ao vivo durante seu programa:
 


Inaugurado em 19 de março de 1971, o Asilo Santo Antonio de Quixeramobim teve a sua construção iniciada em 1969, por iniciativa dos senhores Pedro Teles de Meneses e José Pessoa de Carvalho Filho, na época, dirigentes da Pia União de Santo Antonio. 
O Asilo conta com um espaço hospitaleiro e aconchegante e é mantido através de doações advindas da Prefeitura Municipal de Quixeramobim, empresas, comércios, aposentadorias dos próprios internos e periodicamente da Justiça Estadual.
Atualmente a Irmã Ernestina é a responsável pela casa que conta ainda com um Médico, duas Enfermeiras, duas Fisioterapeutas, uma Assistente Social, uma Terapeuta Ocupacional e dezoito Auxiliares de Serviços para cuidar dos 35 idosos, entre homens e mulheres, acima de 60 anos de idade.

POR FERNANDO IVO
                                                      FOTOS  VALMIR  HOLAANDA

QUIXADÁ > “Sou da paz”, diz desempregado após lesionar desafeto com 12 facadas



Quixadá >
 Uma discussão dentro de um bar, durante uma bebedeira, por pouco não terminou em morte. Após discutir com outro homem o desempregado Anderson Ferreira da Silva Junior, 21 anos, o atingiu com 12 golpes de faca. Logo depois o autor saiu do bar, situado no mutirão do Campo Velho, em Quixadá, mas foi capturado por uma equipe da Força Tática de Apoio (FTA) do 11º Batalhão Policial Militar. Na delegacia, o acusado confessou o delito para o inspetor Renato Cosmo. Disse ter sido insultado e ameaçado pela vítima. Temendo ser assassinado resolveu dar os primeiros golpes. Finalmente alegou: “sou de paz”. A vítima, um operário de 33 anos, está internada no Hospital Maternidade Jesus Maria José. A vítima não corre risco de morte. Veja a confissão do criminoso no vídeo abaixo.

Comente, curta no Facebook, no Orkut, no Twitter e acesse também as outras postagens do blog Diário Sertão Central > http://blogs.diariodonordeste.com.br/sertaocentral/

FOTOS  VALMIR  HOLNDA