terça-feira, 29 de agosto de 2017

"Quero de novo um país onde as mães possam oferecer 3 refeições por dia a seus filhos"

Ex-presidente na cidade de QUIXADA

Câmara Municipal de Quixeramobim aprova Título de Cidadão Quixeramobinense e Honra ao Mérito para Lula

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, barba, chapéu e close-up

O  x-presidente Lula chega ao município de Quixadá na tarde de hoje, 29, onde participa de mais um ato público da caravana que vem promovendo em alguns municípios do Nordeste.

A vinda do ex-presidente mexeu com seus simpatizantes e, como resultado, na sessão da última quarta-feira, 23, a Câmara Municipal de Quixeramobim aprovou o Título de Cidadão Quixeramobinense e também de Honra ao Mérito, que será entregue por vereadores nas mãos do ex-presidente nesta tarde.

A informação foi do vereador Edson Nogueira (PDT), autor da propostas.

Detalhe
Ao contrário de Quixeramobim, a Câmara Municipal de Quixadá, município anfitrião da caravana, não conseguiu a aprovação do título. Faltou tempo para votar a propositura.

Já a Prefeitura daquele município, que têm a frente Ilário Marques, também do PT, deve entregar a Medalha Rachel de Queiroz, uma das mais importantes comendas municipais.

Iguatu
O ex-presidente também receberá o título de cidadão de Iguatu. A proposição foi aprovada por unanimidade pela Câmara daquele município.

Polêmica
As entregas de honrarias ao ex-presidente receberam críticas de internautas. Alguns questionam o fato do ex-presidente estar envolvido em investigações de atos de corrupção, tendo, inclusive, sido condenado pelo juiz Sérgio Moro. A defesa alega inocência.

Matéria relacionada
Vereador proponente confirma, mas assessoria da Câmara se manifesta e esclarece que título de cidadão quixeramobinense a Lula só será votado amanhã, 30

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação / Foto: Divulgação #LulaPeloCeará

Trabalhadores em situação análoga à de escravo são resgatados no Ceará


Três trabalhadores em situação análoga à escravidão foram resgatados no município de Acaraú, no Norte do Ceará. Os três homens foram resgatados pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM) na Fazenda Lagoa do Canes, distrito de Celsolândia, em Acaraú.

Segundo o Ministério do Trabalho, os empregadores foram notificados a pagar rescisões no valor bruto de R$ 9.963,32 e indenização de R$ 15 mil aos trabalhadores por dano moral. A operação alcançou 39 empregados, dos quais cinco foram registrados no ato da fiscalização.

De acordo com relatos dos auditores-fiscais, três homens, que trabalhavam na moagem de folhas de carnaúba e na extração do pó para fabricação de cera, não dispunham de local para realizar as refeições, não havia instalações sanitárias adequadas para as necessidades fisiológicas e higiene pessoais. Os moedores de palha eram obrigados a pernoitar na própria frente de trabalho sem dormitório apropriado.

Para dormir, usavam o interior do baú de um velho caminhão e, ainda, dividiam o pequeno espaço com uma máquina de moagem, galões de água e pertences pessoais. O interior do veículo estava infestado de pó e resíduo de palha, a ventilação era precária e não tinha isolamento térmico situação que expunha os obreiros a temperaturas extremas de calor durante o dia e frio à noite.

Os auditores-fiscais lavravam 19 autos de infração por, entre outras irregularidades, manter empregado trabalhando sob condições contrárias às disposições de proteção do trabalho; deixar de registrar em Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) em 48 horas contadas do início da prestação do serviço; de não efetuar o pagamento do salário; não disponibilizar abrigos aos trabalhadores de intempéries durante as refeições e as pernoites; e não fornecer equipamento proteção individual.

Em outra fiscalização, no município de Itarema, o grupo encontrou apenas irregularidades trabalhistas como falta de registros dentro do prazo estabelecido em lei, e falta de equipamentos de proteção individual. Nessa operação, foram alcançados 27 empregados dos quais 25 não tinham registros em carteira de trabalho.
A operação de fiscalização foi realizada entre os dias 14 a 25 de agosto e envolveu Ministério do Trabalho (MTb), Ministério Público do Trabalho (MPT), a Defensoria Pública da União (DPU) e a Polícia Federal. (Do G1-CE)

Camilo tem encontro com Lula e participa de evento em Quixadá


A assessoria do governador Camilo Santana (PT), divulgou sua agenda para esta terça-feira, 29. Durante o dia, o gestor terá dois encontros com o ex-presidente Lula, que visita o Ceará. O primeiro deles deve ocorrer em instantes, às 9 horas, quando Lula chega ao município de Quixeré.

Mais tarde, em Quixadá, no Sertão Central, Camilo deve subir no palanque montado na Praça José de Barros, onde deve também discursar junto de Lula e outras lideranças.

Irmã do radialista Franzé Rodrigues é morta a tiros em Morada Nova

Na madrugada desta segunda-feira, 28, a irmã do radialista Franzé Rorigues, foi assassinada a tiros, em Morada Nova. O radialista foi morto no último dia 11 de agosto.

Conforme a Polícia, Maria Eliene Rodrigues foi morta quando saiu de uma festa que estava acontecendo na cidade. A investigação apontou que a vítima havia ido deixar uma amiga em casa e foi abordada por um homem em uma motocicleta. Após efetuar os disparo, o autor do crime saiu sem levar nada.

A Delegacia Municipal de Morada Nova afirmou que seguirá investigando as causas do crime e se há relação entre a morte de Maria Eliene com a de Franzé. As diligências para encontrar os suspeito estão sendo realizadas. (Do Repórter Ceará)