domingo, 28 de dezembro de 2014

Exposição ao sol requer cuidados


1Dados da Fundação de Meteorologia e Recursos Hídricos do Ceará (Funceme) apontam que o período atual é de nebulosidade no céu. Entretanto, apesar do tempo ameno, os cuidados com a pele devem ser redobrados, pois a exposição ao sol sem proteção pode ser ainda mais perigosa.
A escala do Índice Ultravioleta (IUV), que mede o nível de radiação solar na superfície da Terra, divulgada pelo Climatempo, mostra que Fortaleza está em situação extrema quanto a incidência de raios UV. Os números, que variam de 0 a 14, indicam o risco de danos à pele e de aparecimento de câncer. A capital cearense registra 12 pontos, certificando a necessidade de extrema proteção ao sol.
“As pessoas acreditam que, por estar nublado, não há risco”, comenta o médico dermatologista do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), Marco Túlio Cavalcante. Segundo ele, os riscos são grandes porque, mesmo com nuvens, os Raios Ultravioleta dos tipos A e B incidem sobre a pele causando danos.
A exposição excessiva aos raios ultravioleta são responsáveis por uma série de complicações dermatológicas e até por desencadear câncer de pele. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), uma estimativa da doença apontou um total de 5.720 casos por 100 mil habitantes no Estado este ano.
Melanoma
Ainda no Ceará, o número de casos de câncer de pele não melanoma – de maior incidência e de mais baixa mortalidade – somou 5.540 por 100 mil habitantes. Esse tipo apresenta altos percentuais de cura se for detectado precocemente.
Os casos do tipo melanoma são mais raros, porém mais graves pelo risco de metástase. Neste ano, foram 180 casos por 100 mil habitantes. Para o tratamento, o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), no bairro Rodolfo Teófilo, é referência no Estado. Além dele, o atendimento pode ser feito no Hospital Geral de Fortaleza, Rua Ávila, no Papicu, ou no Centro dermatológico Dona Libânia, no Centro da cidade.
Para estar imune aos raios UVA e UVB e evitar ao máximo qualquer tipo de doença de pele, os especialistas orientam usar o protetor solar em qualquer época do ano, assim como poupar a exposição entre as 10h e 16h, com ou sem nuvens.
Diário do Nordeste

Capotamento na parede do Açude Trussu deixa jovem morto e namorada ferida



Um jovem morreu na tarde deste domingo, 28 de dezembro, após perder o controle do veículo em que trafegava e cair em uma ribanceira de quase 40 metros, na parede do Açude Trussu, em Iguatu.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a vítima teria perdido o controle do carro de placas HXD – 0745 ao desviar de um poste, quando voltava do sangradouro do Açude. O veículo capotou várias vezes ao cair na ribanceira. O jovem – que ainda não foi identificado – foi arremessado para fora do carro.
Ainda segundo os Bombeiros, ele teve perda de massa encefálica, traumatismo na coluna, além de apresentar várias lesões pelo corpo. O jovem morreu no local. A passageira, ficou presa no carro que parou na beira do açude. Populares utilizaram-se uma canoa para realizar o resgate da garota. Ela foi levada a uma bar as margens do açude até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, que a socorreu para o Hospital Regional de Iguatu – HRI.
A unidade médica não confirmou o estado de saúde da moça – que também não foi identificada até o momento – mas, segundo os socorristas, ela estava consciente. O corpo do rapaz aguarda a remoção que será feita pelo Rabecão do Instituto Médico Local – IML de Iguatu.
Redação Iguatu.Net



Avião da AirAsia com 162 a bordo some após decolar da Indonésia


Foto tirada em maio deste no aeroporto de Kuala Lumpur mostra Airbus A320-200 da AirAsia, similar ao que desapareceu (Foto: Joshua Pau/AP)Um Airbus A320-200 da AirAsia, com 155 passageiros a bordo e 7 tripulantes, que fazia a rota entre a Indonésia e Cingapura, sumiu do radar neste domingo (28), informaram o Ministério dos Transportes indonésio e a companhia aérea.

Segundo porta-voz do Ministério dos Transportes da Indonésia, a aeronave perdeu contato com o controle de tráfego aéreo de Jacarta às 6h17 (horário local; 20h17 de sábado, 27, no horário de Brasília). 

O avião desapareceu ao voar sobre as águas ao sudoeste da ilha de Bornéu e em mau tempo.

A empresa malaia AirAsia informou que o piloto do Airbus A320-200 solicitou mudança na rota devido ao mau tempo. “O avião pediu um desvio devido às condições meteorológicas”, disse a companhia em um comunicado publicado em sua página no Facebook.

Familiares de passageiros do voo QZ-8501 da AirAsia no Aeroporto Internacional de Juanda, em Surabaya, Java Oriental (Foto: Juni Kriswanto/AFP)O voo QZ-8501 partiu do Aeroporto Internacional Juanda, em Surabaya (Java Oriental), às 5h20 (19h20 no horário de Brasília), com previsão de pouso em Cingapura às 8h20 (22h30 no horário de Brasília). O Airbus desapareceu cerca de 40 minutos após decolar.

A AirAsia informou que, entre os passageiros, havia 149 indonésios, três sul-coreanos, um cingapurense, um malaio e um britânico. Já entre os tripulantes, havia um francês e seis indonésios.
A AirAsia confirmou em nota o sumiço da aeronave e o início de uma operação de busca e salvamento do avião.

“AirAisa Indonésia lamenta confirmar que a torre de controle de tráfego aéreo perdeu contato com o voo QZ-8501 [Surabaya a Cingapura] às 7h24 desta manhã”, disse a companhia em um comunicado. “Operações de busca e resgate estão em andamento. AirAsia está cooperando plenamente com a assistência e serviços de salvamento”, diz a nota.

Parentes e amigos dos passageiros do voo QZ-8501 da AirAsia conferem lista de ocupantes do Airbus da AirAsia divulgada no centro de crise montado no Aeroporto Internacional Juanda, na Indonésia (Foto: Trisnadi/AP)Cingapura também acionou equipes de busca e resgate. “Dois [aviões] C130 estão prontos para ser usados. Estamos prontos para prestar assistência e apoio às operações de busca e salvamento”, afirma um comunicado da Força Aérea, Marinha e do Centro de Coordenação de Resgate do país.

O mau tempo tem dificultado as operações de busca, realizadas em uma área de quase 200 quilômetros quadrados. A visibilidade no local, segundo a Marinha, varia entre dois e 5 quilômetros.
Tragédia no início do ano
Um um avião da Malaysia Airlines com 239 pessoas a bordo, que viajava de Kuala Lumpur, na Malásia, para Pequim, na China, desapareceu no dia 8 de março de 2014. Os investigadores acreditam que o voo MH-370 saiu de curso e caiu por falta de combustível no Oceano Pacífico.

Corpo do vice-prefeito de Lavras da Mangabeira (CE) foi encontrado, já em estado de putrefação


O vice-prefeito de Lavras de Mangabeira, Isac Aristides, de 26 anos, foi encontrado morto, por volta das 9h da manhã deste domingo (28), em um hotel, localizado na saída do município.

O laudo da perícia ainda não está pronto, mas, segundo os policiais, há indícios de suicídio por enforcamento.

Na manhã de hoje, o Sargento Charles, Comandante do Destacamento, comandava o policiamento ostensivo no município quando foi avisado, por populares, que o corpo do vice-prefeito havia sido encontrado no Hotel Padre Cícero.

Os policiais se deslocaram até o local indicado e acionaram o rabecão e a perícia de Iguatu. 

De acordo com o soldado Palmeiras, o corpo de Isac Aristedes foi encontrado, já em estado de putrefação, pendurado em um armador por um cinto em volta do pescoço.

"Pelo estado do corpo, a morte deve ter ocorrido há três dias, quando ele [Isac] foi visto pela última vez. Como ele tinha a chave do quarto, não há registros de entrada e saída do hotel", disse Palmeiras.

Ceará News7



A barbárie contra uma adolescente de apenas 13 anos de idade, aconteceu na manhã desta sexta-feira (26), na Rua São Vicente, no bairro São Pedro, 1º Distrito de Ji-Paraná. De acordo com a Polícia, por volta das 08h00, o presidiário Claysson Lima de Araujo, vulgo “Capeta do Dom Bosco”, invadiu a casa da adolescente e com uma faca, a ameaçou de morte. Em seguida, tampou a boca da vítima e a despiu. Depois, jogou a jovem no chão e começou a mordê-la por todo o corpo, até consumar o ato monstruoso e covarde.

Neste momento, o estuprador percebeu que uma tia da criança se aproximava da casa e fugiu pelos fundos, se embrenhando no mato. Enquanto fugia, a mulher reconheceu o marginal e correu para dentro da casa para ver o que estava acontecendo. Ao presenciar a sobrinha caída no chão, toda ensanguentada, a mulher gritou por socorro.

Vários moradores saíram no encalço do marginal e cercaram o local até a chegada da Polícia Militar.

Durante horas, os Policiais fizeram uma varredura minuciosa pelo mato, porém nenhum suspeito foi localizado.

Já por volta das 13h00, o presidiário foi avistado saindo do mato. Ele foi perseguido pelos populares e quase linchado. A PM chegou no local e conseguiu conter os ânimos dos moradores, evitando, desta forma, que a justiça fosse feita pelas mãos dos homens.

Bastante machucado, o suspeito recebeu os primeiros socorros e foi conduzido por uma equipe do Corpo de Bombeiros ao HM, onde encontra-se internado.

A Polícia também informou que o suspeito, Calysson Lima de Araujo, usa diversos nomes e possui várias passagens pela polícia. Atualmente, encontra-se cumprindo pena em um presídio na cidade de Vilhena e está em liberdade, graças ao “Indulto Natalino”.

Página reserva: Faca na Caveira

Colina do Horto em Juazeiro do Norte, no Ceará pronta para receber visitantes na entrada do ano


A romaria de fim de ano tem se intensificado cada vez mais em Juazeiro do Norte. São mais de 3 mil visitantes por dia, somente no Horto, segundo a coordenação local. O turismo e a visitação romeira se dá principalmente pelo período de férias e 13º dos trabalhadores. A oportunidade que o romeiro encontra para agradecer o ano que passou e pedir em preces pelo que se inicia bem.

A tradição de estar na Colina do Horto no momento da entrada do ano tem sido fortalecida por ser um dos pontos mais altos do Cariri e de onde se pode ver as manifestações de festejos na Cidade. Neste ano, a administração do Horto buscou ampliar o espaço, retirando do local, principalmente a partir do período de Natal, os carros da área mais próxima da entrada para a estátua e do casarão, para facilitar o trânsito de pedestres.

De acordo com o padre José Venturelli, administrador do Horto, o local passa a receber diariamente nesse período cerca de 60 ônibus de vários Estados do Nordeste e mais especialmente do Rio Grande do Norte.

Para ele, essa tem sido uma característica reforçada a cada ano com o acolhimento dos romeiros. Tanto nos dias que antecedem ao Natal, como em seguida, até fechar o ano, há a chegada intensa de romeiros. "No dia 24, há uma redução na quantidade de fiéis, já que as pessoas preferem passar essa data em família", diz ele.

Fonte: Site Miséria

Em Ibicuitinga, adolescente cai de “paredão de som” e morre


Um adolescente de 14 anos, identificado como Edney Paulino da Silva, morreu ao cair de um “paredão de som” na localidade de Lagoa Nova, município de Ibicuitinga, na tarde deste sábado 27, conforme informações do 9ª Batalhão de Polícia Militar.

O adolescente estava sendo transportado sobre o equipamento e caiu da altura de cerca de três metros após o condutor supostamente ter perdido o controle do carro que rebocava o “paredão”.

O condutor deverá ser indiciado pela polícia. A prática de conduzir pessoas nestas condições é totalmente irregular.

Monólitos Post

URGENTE: vice-prefeito de Lavras de Mangabeira (CE), Isac Aristides, 26 anos, comete suicídio por enforcamento


O Vice-prefeito de Lavras de Mangabeira, Isac Aristides, 26 anos, cometeu suicídio por enforcamento. O fato foi registrado a poucos instantes.

Muito abalada, a família não soube explicar com detalhes o que motivou o jovem político a tirar a sua própria vida. 

Aguarde mais informações!

Ator de Harry Potter morre aos 79 anos


David RyallO ator britânico David Ryall, que ficou mais conhecido pelo papel de Elphias Doge, no filme "Harry Potter e as Relíquias da morte: Parte 1", morreu aos 79 anos. As informações são do site da revista "Variety". Na trama, ele era muito amigo de Alvo Dumbledore.

O ator e roteirista da série "Sherlock", Mark Gatiss, foi quem noticiou o falecimento de seu amigo. A causa da morte ainda não foi divulgada.

"O grande David Ryall nos deixou no dia de Natal. Um cintilante, brilhante, maravilhoso ator, que eu tive o privilégio de chamá-lo de amigo. Descanse em paz", escreveu Gatiss em seu Twitter.

A carreira do ator se estende por mais de 50 anos e abrange cinema, televisão e teatro. Ele também fez os filmes "O homem elefante" (1980), "Volta ao mundo em 80 dias: Uma aposta muito louca" (2004), e "Cidade das sombras" (2008).

Mais recentemente, ele interpretou Frank, o avô que sofre de demência na comédia da BBC "Outnumbered".

‪# ‎ Saúde CE‬ ‪# ‎Por Um Ceará Melhor ‬‪# ‎


A população da Região do Sertão Central que veio ao ‪#  ‎HRSC ‬ foi convidada a visitar o equipamento. O hospital passará à fase de desinfecção dos mais de 21 mil m2. Com 269 leitos, o hospital atenderá cerca de 625.000 habitantes dos municípios de Boa Viagem, Canindé, Caridade, Itatira, Madalena, Paramoti, Banabuiú, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Pedra Branca, Quixadá, Senador Pompeu, Solonópole, Aiuaba, Arneiroz, Parambu, Tauá e Quixeramobim.


Em Quixeramobim, o governador Cid Gomes assinou agora a ordem de serviço para início imediato das obras de mais um hospital regional: o da Região do Jaguaribe. A obra de mais de R$72 milhões será no entroncamento entre os municípios de Russas e Morada Nova.

Governo do Estado do Ceará