sábado, 15 de março de 2014

Ceará registra 110 casos de sarampo em oito cidades, segundo secretaria


Arte Sarampo (Foto: Editoria de Arte / G1)
Cento e dez casos de sarampo foram registrados no Ceará, de acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), na tarde desta sexta-feira (14). Entre os casos confirmados, 43,6% foram acometidos em crianças menores de um ano de idade, 18,2% em menores de seis meses e outras 25,5 em crianças com idade entre seis meses e um ano.
De acordo com a Sesa, essa população é a mais acometida pelo surto por não ser imunizada ainda, já que a vacina só pode ser aplicada aos 12 meses de vida. Os casos de sarampo foram registrados em Fortaleza(94), Uruburetama (8), Tururu (1), Itaitinga(1), Caucaia (1), Trairi (3), Jaguaribe (1) e Maranguape (1).
Os casos confirmados no Ceará apresentaram o vírus do sarampo do genótipo D8, um tipo viral que está circulando em países como a Inglaterra, Estados Unidos, Canadá e China, onde há uma elevada incidência da doença. No Brasil, os vizinhos estados de Pernambuco e Paraíba e os estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina também registraram casos da doença. Segundo a Sesa, a entrada de estrangeiros facilita a transmissão entre os territórios. Desde 1999, o Ceará não registrava casos autóctones, com transmissão ocorrida dentro do território.
Prevenção
A principal forma de prevenção é a vacinação, por meio da tríplice viral disponível nos postos de saúde durante todo o ano. “Se a pessoa não sabe se tomou a vacina tríplice viral, se não sabe se teve sarampo na infância e não tem nenhum comprovante de vacina, deve procurar um posto de saúde para se vacinar”, alerta Renata Dias, assessora técnica de Imunização da Secretaria de Saúde do Município (SMS).
Vacina
A vacina é eficaz em cerca de 97% dos casos. Deve ser aplicada em duas doses a partir do nono mês de vida da criança. Exceção feita às mulheres grávidas e aos indivíduos imunodeprimidos, adultos que não foram vacinados e não tiveram a doença na infância também devem tomar a vacina.
G1/CE

ENATO ARAGÃO É INTERNADO COM CRISE HIPERTENSIVA NO RIO DE JANEIRO

O artista fez alguns exames e está em observação no hospital (André Teixeira/Agência O Globo)



O humorista Renato Aragão, de 78 anos, deu entrada no hospital Barra D'Or, na Zona Oeste do Rio, com uma crise hipertensiva no início da tarde deste sábado (15/3). O artista, famoso por interpretar o personagem Didi Mocó, teria começado a passar mal depois da festa de 15 anos da filha, Livian, na noite de sexta.

Renato foi submetido a exames e está em observação no hospital. A assessoria de comunicação do Barra D’Or confirmou a internação do humorista, mas não pode passar mais informações a pedido da família.
DP

DIA DO CIRCO



Maria Kauellen
O circo é uma expressão artística, parte da cultura popular, que visa a diversão e o entretenimento dos  espectadores. Há referências sobre o circo desde dos tempos primórdios. Durante o Império Romano, por exemplo, grupos de pessoas ganhavam a vida fazendo apresentações nas ruas, nas casas de famílias nobres ou até mesmo em arenas destinadas as apresentações. Na Idade Média, grupos de malabaristas, artistas de teatro, (comediantes) viajavam pelas cidades da Europa fazendo suas apresentações.
Porém somente em 1769 que o circo ganhou o formato que temos atualmente. Neste ano o inglês Philipin Astley organizou  as apresentações circenses, destinando também uma tenda de lona para as apresentações. Estas seriam itinerantes, mudanças constante de local de apresentação. Embora enfrentem um período de crise na atualidade, os circos ainda fazem sucesso, principalmente nas reuniões do interior do Brasil. As apresentações contam com palhaços, atividades  musicais, malabaristas, mágicos e trapezistas.Os palhaços brasileiros que mais fizeram sucesso nos circos brasileiros foram: Carequinha, Arrelia, Torresmo e Piolin.
Comemora-se em 27 de março o Dia do Circo, mas o Colégio Luciano Feijão nesta sexta-feira já se divertiram muito com o rostinho da criançada pintado de palhaço. 

Com reservas, Ceará empata sem gols no Campeonato Cearense

Image-0-Artigo-1567694-1

Poupando os seus titulares, o Ceará ficou no empate sem gols com o Guarani de Juazeiro, ontem à noite na Arena Castelão, pelo hexagonal do Campeonato Cearense 2014.

O resultado mantém o Ceará em 4º lugar, agora com seis pontos, na zona de classificação para as semifinais. Já o Leão do Mercado permanece na 6ª posição, com 4 pontos.

O Vovô já volta a campo amanhã, contra o Horizonte, no também no Castelão, pela 7ª rodada, agora com os titulares. O único desfalque será Bill, que recebeu o 3º cartão amarelo.

Dupla assalta loja e na fuga troca tiros com PM em Senador Pompeu

FOTO PM Senador Pompeu.......

A equipe da Polícia Militar de Senador Pompeu capturou dois assaltantes na tarde desta sexta-feira, 14. Um deles é menor de idade. O outro foi identificado como Alan Lucas Rodrigues Barbosa. Eles roubaram R$ 430,00 de uma loja situada na Praça da Juventude no Centro da cidade. Na fuga, numa motocicleta, a dupla trocou tiros com um policial militar que passou a persegui-los noutra moto.

No tiroteio, já no bairro Alto do Cruzeiro, o assaltante que pilotava a moto perdeu o controle e eles caíram. No momento da queda o menor foi apreendido, mas o comparsa conseguiu fugir. O policial militar solicitou reforço e logo depois o segundo assaltante foi capturado. Ele não portava mais o revólver utilizado no assalto, mas R$ 302,00 foram recuperados e ele foi preso em flagrante, conforme informações do Centro de Operações Policiais Militares (Copom) do 9º Batalhão Policial Militar.


Noutra operação realizada em Senador Pompeu a mesma equipe da PM encontrou 30 gramas de maconha, 20 gramas de cocaína e anda 181 pedras de crack em poder de três homens. De acordo com relatório do Copom o trio já responde na Justiça por furtos e assaltos. Darlan Silva Barbosa, Leonardo Lucas Sá, e Janiel de Sousa Teófilo foram conduzidos para a delegacia da Polícia Civil, onde foram e dali recolhidos para a  cadeia publica da cidade.



Detento é encontrado morto em cela improvisada da Casa de Custódia de Teresina


Instituto de Criminalística foi acionado para fazer a perícia no corpo da vítima (Foto: Patrícia Andrade/G1)
Um detento identificado como Francisco Suelio Silva Sousa, 26 anos, foi encontrado morto na manhã deste sábado (15) na Casa de Custódia de Teresina. Segundo o capitão Dênio Marinho, diretor da penitenciária, o preso não estava no pavilhão mas em outro local improvisado para guardar presidiários.
“As características são de enfocamento, já que encontramos uma corda feita de pano ao lado do corpo. Não sabemos se foi o próprio preso quem fez ou outro detento. A perícia está no local apurando o caso e a Delegacia de Homicídios também foi acionada”, relatou.
Diretor explica morte em cela (Foto: Gilcilene Araújo)
Ainda de acordo com o diretor, Francisco Suelio estava há quatro meses na Casa de Custódia cumprindo pena por diversos assaltos na capital. Ele revelou que o detento já tinha passagem pela polícia por outros crimes.
G1

Affair de Adriano Imperador tem 28 anos e bate um bolão em fotos de biquíni


Luh é o novo affair de Adriano Imperador Foto: Instagram
Está explicado por que Adriano está caidinho pela modelo Luh Oliveira. A jovem de 28 anos, mas que aparenta ser bem mais novinha, é dona de um corpão sarado, que não perde em nada para as ex-mulheres do Imperador. E a gata sabe disso! Tanto é que em seus perfils nas redes sociais é comum ela postar fotos de biquíni. Confira alguns cliques da morena que tem deixado o jogador ba-bando!
Luh é o novo affair de Adriano Imperador Foto: Instagram
Extra 

Empresário do “Texas Club” morre em acidente de trânsito após show de Jorge & Matheus


Carro ficou completamente destruído (Foto: André Costa)
Atualizada às 10h27
Um grave acidente de trânsito vitimou um dos proprietários da casa de show Texas Club, localizada na Avenida Padre Cícero, na cidade de Crato. Segundo informações de populares que passavam pelo local, Antonio Weiner Fernandes da Silva, de 37 anos, perdeu o controle do seu veículo (Montadora Hyundai, de placas FTW – 4373) e chocou-se violentamente contra um poste da rede elétrica após subir o canteiro central da Avenida Padre Cícero.
Acidente vitimou um dos proprietários do "Texas Club"(Clique para ampliar)
O empresário ficou preso às ferragens e teve morte imediata. O passageiro, identificado como João Anderson Martins, de 27 anos, cantor da banda “Oz Meninos”, também ficou preso, no entanto, foi socorrido com vida pela equipe do Corpo de Bombeiros. Segundo informações de familiares, o mesmo fraturou o fêmur e houve ainda uma ruptura na bacia.
O acidente aconteceu nas imediações do Café Itatiera, por volta das 7h30 deste sábado, 15, logo após a apresentação da Dupla Sertaneja Jorge & Matheus no Texas Club.
Redação Iguatu.Net

Clientes do SAAE de Quixeramobim reclamam das filas e da monopolização do sistema de pagamento de água


Sae_de_Quixeramobim

"Se nenhuma medida providênciada, como usuário 
irei procurar os órgãos de Defesa do Consumidor."
Os mais de 25 mil clientes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto do município de Quixeramobim, no Sertão Central cearense, reclamam que apenas uma empresa monopoliza o recebimento dos pagamentos de conta de água do município.
De acordo com o vereador Paulo Ferreira(PT), ficou sabendo que está sendo providenciado a licitação para contração de um banco para gerir o serviço, “também fui convidado pelo responsável da instituição que recebe as contas para conhecer o local. O empresário mostrou-me as mudanças feitas para melhor atender os usuários”. Rampa para deficientes, aumento do número de guichês, climatização do espaço e etc.
Um ano depois e os problemas persistem, o SAAE tem só na cidade mais de 15.000 ligações, ainda tem a sede dos Distritos e várias comunidades que são atendidas pela Autarquia. “Tenho sido abordado constantemente por populares que clamam por mudanças, e a principal reclamação é a demora no atendimento na hora do pagamento”, além do incômodo em esperar, só é possível efetuar o pagamento em apenas um lugar.
“Infelizmente em mais de uma década do século 21, temos que vivenciar uma situação como esta onde os pagamentos eletrônicos feitos por computador, celulares, tablets e vários outros meios são uma realidade e uma atividade que podia ser resolvido em poucos cliques, aqui faz-se necessário o uso da fila e para piorar em um único local”, enfatiza o vereador.
Paulo garante que mais uma vez vai requerer providências, “mas não estou disposto a esperar por mais um ano para não ver nada resolvido, se nenhuma medida providênciada, como usuário irei procurar os órgãos de Defesa do Consumidor, além de estudar outras medidas judiciais para que este problema seja resolvido de uma vez por todas”.