sábado, 9 de março de 2019

Com previsão de chuvas apenas isoladas, Funceme prevê céu mais claro no de fim semana

com céu mais claro. É que a previsão do tempo divulgada pela Fundação Cearense de Após dias de seguidos de chuvas em cerca de 100 municípios, o Estado terá um fim de semana Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indica redução das áreas propícias a precipitações assim como nos acumulados.

Para este sábado, 09, a Funceme prevê nebulosidade variável com chuvas de maneira isolada na faixa litorânea, no Maciço de Baturité e na Ibiapaba. Nas demais regiões, há apenas possibilidade. Isto, é o céu deverá se apresentar com cobertura variada de nuvens, ou seja, a fração encoberta por nuvens será variável (não constante), e as chuvas devem chegar de 20% a 50% (metade) da área sob previsão.

Já para o domingo, 10, o centro-norte como um todo ficará sob previsão de possibilidade de chuvas, mas também isoladas. Enquanto o sul do Estado é onde terá chuvas isoladas.

Neste momento, a avaliação dos meteorologistas da Funceme é que a redução prevista se dá pela diminuição da atividade convectiva – que é a condição favorável à formação de nuvens de chuva – da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

No intervalo entre as 7h desta quinta, 07, e as 7h desta sexta-feira, 08, os acumulados e registros já começaram a reduzir. Balanço parcial indica precipitações em, pelo menos, 84 municípios, sendo os maiores em Paramoti (46 mm), Cascavel (41 mm) e São Gonçalo do Amarante (38 mm). Para acompanhar a atualização, basta aacessar a página www.funceme.br/calendario.

Para acompanhar as chuvas em tempo real, basta acessar o link www.funceme.br/radar ou ainda acompanhar por meio do aplicativo Funceme Tempo, disponível para Android e iOs.