terça-feira, 14 de julho de 2015

Perdas agrícolas em Acopiara chegam a mais de 90%



A chegada do segundo do semestre trouxe preocupação para quem enfrenta a falta de água. Esse período costuma ser ainda mais difícil. Em Acopiara, no Centro-Sul cearense, a situação é preocupante, principalmente na zona rural. 

O roçado reflete a triste situação das áreas produtivas. A falta de chuva fez com as plantações não vingassem. De acordo com segundo a Secretaria da Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, as perdas agrícolas deste ano chegaram a mais de 90%. Um cenário crítico e alarmante que se repete em todas as comunidades rurais do município.

Pouca água

Na localidade de Baixio da Roça, que fica a 6 Km da sede de Acopiara, as cisternas da agricultora Maria Alves foram abastecidas há pouco mais de um mês e já estão com nível baixo.

A comunidade é grande, são mais de 70 famílias que contam com 49 cisternas para armazenamento de água. O problema é que são disponibilizados apenas 21 tíquetes para recebimento de água através dos carros-pipa. Um revezamento na distribuição é realizado.

Outra moradora da região, Elieuda Viana afirma que a situação, que já é ruim, tende a piorar nos próximos meses. É que nesse período, as chuvas ficam ainda mais escassas e a população acaba utilizando a água das cisternas para outros usos, além do consumo humano.

Os criadores de animais também estão passando por dificuldades. As poucas chuvas que caíram na região não foram suficientes para fazer pasto. As cabras buscam alimentos em roças abandonadas.

No final de junho, Acopiara teve o decreto de estado de emergência reconhecido, junto com outras 43 cidades cearense.

Fonte: TV Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário