quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Construção da Adutora de Solonópole é aprovada

Foto: Ilustrativa
A problemática envolvendo a crise no abastecimento de água em decorrência da falta de chuva tem deixado a população de municípios como Solonópole, no Sertão Central, bastante preocupada. Nesta cidade a principal preocupação é com relação a qualidade da água captada no Açude Riacho do Sangue, conhecido por “Boqueirão”.

Em entrevista a reportagem nesta quarta-feira, 10, o assessor da presidência da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), Marcos Paulo Pinheiro, informou que a obra de construção de uma adutora para melhorar a qualidade da água já foi aprovada.

“Nós temos o projeto desta adutora que vinha sendo trabalhado há dois meses e a notícia que todos estavam esperando é que realmente a adutora foi aprovada pelo governador há poucos dias no MAPP (Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários). Essa adutora ampliará o sistema de captação, é de pouco menos de 6 quilômetros, mas vai possibilitar que a qualidade de água de captação do sistema de abastecimento do SAAE de Solonópole seja bem superior a que está tendo agora. Vamos levar a captação para onde se chama de ‘pé da barragem’”, disse.

De acordo com Marcos Paulo, a adutora será de 200 milímetros, em aço cortén e com uma tecnologia de engate rápido: “É uma obra que pode ser feita em uma semana e no máximo em dez dias, ficando dependendo apenas de bombas que nem sempre temos esse tipo de bomba na prateleira dos fornecedores, mas tendo a possibilidade de comprar a bomba o mais rápido possível, estaremos fazendo a obra. É uma obra orçada em pouco menos de R$ 1,9 milhão”, disse.

O entrevistado lembrou que está em estudo de viabilidade outra adutora para o município de Jaguaretama, que também capta água do Açude Bouqueirão: “A adutora sendo construída já seria uma economia de água para Solonópole. Essa adutora seria construída partindo do Castanhão”.

Indagado sobre a possibilidade de construção de adutora de engate rápido do Açude Pedras Brancas, em Quixadá, para a estação de tratamento de água de Quixeramobim, tendo em vista os baixos níveis do Fogareiro, principal reservatório do município, Marcos Paulo afirmou que o projeto está no MAPP e em comparação ao de Solonópole, estaria um passo atrás: “A de Solonópole já foi estudada e aprovada e a de Quixeramobim está proposta e sendo analisada. Posso dizer que é uma adutora emergencial da mesma forma: De aço cortén, 400mm, com 60 km de tubulação. Estariam trabalhando seis bombas, quatro em operação e duas de reserva para o trecho que liga o Açude Pedras Brancas à Juatama, e de Juatama até a estação de tratamento de água de Quixeramobim”, finalizou.
ornalismo - Sistema Maior de Comunicação / Foto: Ilustrativa

Nenhum comentário :

Nenhum comentário:

Postar um comentário