quarta-feira, 19 de junho de 2013

Comunidade rural de Quixeramobim se prepara para um dos Arraiás mais tradicional da região


E-mail
ImprimirPDF
arraia_santa_isabel_2013
Outro aspecto importante deste evento é o resgate da juventude entre 15 e 29 anos, que participa ativamente.


A comunidade de Santa Izabel, distrito de São Miguel, localizada, aproximadamente, a 42 km da sede do município de Quixeramobim, se prepara para realizar uma das festas mais tradicionais da região durante o período junino.
A Festa Junina – “Projeto Viva Bem No Sertão” e o “arraiá da Cumadi Isabé”, serão realizados em dias alternados no período de uma semana, a iniciar-se no dia 21 de junho de 2013, com encontros e palestras para geração de conhecimentos sobre a agricultura familiar, saúde dos jovens e adultos e qualidade de vida; sendo convidados as entidades: Ematerce, Cetra e Secretárias da Educação, Cultura e Esporte e Saúde , exposições dos alunos da escola local, corrida de jumento, entre outros assuntos de interesse da comunidade. Findando-se no dia 29 de junho de 2013, com a exposição de barracas e comidas típicas, dança da quadrilha – o “arraiá da Cumadi Isabé”, queima de fogueira e forro pé de serra encerrando a festa.
Segundo os organizadores, a intenção é enfatizar a cultura local, sobretudo, a formação de uma consciência política sobre a realidade do homem do campo e sobre as formas mais apropriadas de intervenção, valorizando as atividades e o modo de vida do sertanejo, destacando às inúmeras possibilidades de se viver bem no sertão através de práticas efetivas e eficientes de boa convivência com o semiárido que resulte em melhor qualidade de vida.
A Comunidade toda se manifesta e se alegra com os preparativos da dança da quadrilha – O “arraiá da Cumadi Isabé”. Os dançantes vestem-se a caráter numa disputa harmônica, mantendo o sigilo dos seus figurinos para causar maior impacto e surpreender na noite da festa; afinal estarão concorrendo ao título de Rei e Rainha, os quais são disputadíssimos por todos os participantes. Todos os convidados são motivados a irem caracterizados de caipira para tornar a festa ainda mais bonita e divertida.
Essa festa junina, além de toda sua relevância sociocultural é ainda um grande encontro das cinco gerações da comunidade – Avós, Pais, Filhos, Netos e Bisnetos que compartilham de valores e princípios, que até hoje, permeiam e fortalecem todas as famílias, num resgate harmonioso de suas raízes, sinônimo de orgulho entre todos.
Outro aspecto importante deste evento é o resgate da juventude entre 15 e 29 anos, que normalmente já residem no centro urbano, as quais começam a vislumbrar formas de convivência no meio rural com dignidade e sustentabilidade; além das benfeitorias a serem realizados na própria comunidade com os fundos arrecadados no evento em prol do bem social.
Serviços:
ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DE SANTA ISABELFundada em 30/10/1987 – Santa Isabel – São Miguel – Quixeramobim-CEReconhecida de Utilidade Pública Municipal – Lei nº 1589 de 03/03/1995Eliana LimaCel: 88 9622 1333Tel Com 3441 1425
Fernando Ivo
Correspondente em Quixeramobim
O Sertão é Noticia faz parte da rede do portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário