quarta-feira, 11 de abril de 2012

FUGA FRUSTADA: PRESOS SE REBELAM APÓS DESCOBERTA DE TÚNEL EM CADEIA PÚBLICA DE QUIXERAMOBIM




Material apreendido em vistorias realizadas pela manhã e durante a tarde 
Fotos: osertaoenoticia.com
Tudo começou por volta das 10 horas quanto à guarnição de serviço detectou no esgoto do presídio muita terra sendo jogada para fora.

Após a chegada do Policiamento Ostensivo Geral, uma grande vistoria foi realizada na cela três da cadeia pública de Quixeramobim sendo encontrado um buraco no piso da cela ao qual tinha aproximadamente 01 metro e meio de extensão em direção a Rua Raimundo Rodrigues. Os policiais também encontraram uma grande quantidade de terra dentro do banheiro em sacos feito com redes dos detentos. Logo após uma vistoria cuidadosa foram encontrados 10 celulares, 04 armas artesanais, 08 baterias para celulares, 02 facas, 01 microfone, 01 rádio, 02 chips para telefone e R$ 20,55 (vinte reais e cinqüenta e cinco centavos).  


 Túnel encontrado dentro da cela juntamente com terra
 Fotos: osertaoenoticia.com

Segundo a polícia, a informação era de que poderia ter mais algum túnel em outras celas onde os mesmos poderiam se interligar para a fuga em massa de detentos. A visita realizada pelos familiares dos presos foi suspensa pelo juiz da comarca local, Fabrício Mazza, para a realização de uma vistoria. Após receberem a notícia, e frustrados devido ao plano de fuga ter sido descoberto, vários detentos começaram a se rebelar realizando um verdadeiro barulho dentro das celas. Com o clima tenso dentro do presídio, todas as Ruas próximas foram interditadas pela Autarquia Municipal de Trânsito para uma eventual emergência. 
                               Familiares dos detentos aguardavam anciosos pelo fim do motim
Fotos: osertaoenoticia.com

Por volta das 16h20min começou um princípio de motim sendo logo controlada por policiais do P.O.G e o Ronda do Quarteirão de Quixeramobim, juntamente com o apoio do F.T.A da cidade de Quixadá. Os mesmos entraram no presídio onde realizaram sobre o comando do Tenente Coronel Calixto, uma nova vistoria no restante das outras celas, onde foram encontrados 07 celulares, 02 armas artesanais, 03 bateria para celular, 01 faca, 01 pen drive, 02 rádio portátil, 01 chip e 07 carregadores para celular. Além dos objetos, os policiais também encontraram 36 gramas e 48 trouxinhas de maconha e 03 pedras de crack.  

Informações passadas a polícia davam conta de que uma fuga em massa iria acontecer ainda esta semana, os presos realizavam revezamento na construção do túnel e a grande quantidade de celulares seria para uma provável comunicação após a fuga. O comandante da operação, Tenente Coronel Calixto, destacou o sucesso da operação e o trabalho eficiente da polícia em conseguir evitar uma fuga em massa ao qual seria prejudicial para toda a região. 

Em julho de 2011 uma comitiva de vereadores do município foi até a secretaria de justiça do estado onde o secretário pediu para município apresentar um terreno com distancia de até 3 km da cidade, para poder ser feito uma analise para a construção de uma nova cadeia pública em Quixeramobim com capacidade para mais de 120 presos, segundo o secretário, os recursos já existiriam através do DEPEN- Departamento Penitenciário Nacional, onde o município entraria com o terreno, o estado com 10 a 20 %, e o governo federal com o restante dos recursos. A nossa equipe entrou em contato com o líder do prefeito na câmara Municipal, vereador Everardo Junior, onde o mesmo nos informou que o terreno já foi disponibilizado pelo município ao qual aguarda uma vistoria técnica da secretaria de justiça para a doação ser realizada. 

A cadeia pública de Quixeramobim possui capacidade para 42 presos, mas hoje é ocupada por 113 detentos em regime fechado e mais de 30 em regime semi-aberto. A mesma é localizada no bairro Duque de Caxias, que possui um dos maiores números de habitantes da cidade, o risco e o medo das pessoas que moram próximo a cadeia pública é constante, principalmente com fugas, pois se tornam os alvos principais dos presos.  

POR FERNANDO IVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário