quarta-feira, 20 de julho de 2016

50 famílias aguardam instalação de poço profundo em Choró

Foto: José Avelino Neto / Diário do Nordeste
Há décadas enfrentando dificuldades no fornecimento de água para suas casas, um total de 50 famílias da comunidade de Veríssimo, zona rural de Choró, no Sertão Central, permanecem sem conhecer o privilégio de ter água nas torneiras de suas casas.

Apesar das dificuldades, o projeto para construção da adutora da comunidade surgiu há apenas 8 anos. De lá para cá o equipamento foi construído com recursos do Projeto São José III, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), mas ocorre que o Açude Pompeu Sobrinho teve queda no seu volume de água, o que inviabilizou o funcionamento da mesma.

A única solução apontada pela comunidade é um poço profundo, que segundo o líder comunitário, Marquezo Gonçalves Barros, já foi perfurado no início do ano, mas não foi instalado.

A principal reivindicação da comunidade é a instalação do equipamento para que o mesmo possa abastecer a adutora e desta forma viabilizar o fornecimento de água nas torneiras de 50 famílias. "A gente luta por uma melhoria porque não tem quem consiga viver sem água", lamentou Marquezo.

Enquanto a instalação do poço não ocorre, a alternativa permanece sendo buscar água nos poucos reservatórios que restaram no lombo de um jumento, ou recorrer ao vizinho, como é o caso da aposentada Maria das Dores Bernardo, 76, que todos os dias tem que percorrer cerca de 6 quilômetros para conseguir água: "Tudo é muito difícil por aqui. Pra gente tomar banho tem que buscar água que um vizinho compra e dá um pouquinho pra gente", conta a aposentada.

Em resposta ao jornal Diário do Nordeste, a SDA informou que em 2016 já foram perfurados 70 poços por meio do Projeto São José. O investimento é de R$ 1,2 milhão, oriundo do Banco Mundial. Em nota, a Companhia de Energia Elétrica do Ceará (Coelce) afirmou que trabalha em parceria com o Governo do Estado, que já apresentou, neste ano, instalações de 107 obras de abastecimento de água. Desse total, a empresa já atendeu 56 e 37 estão em execução. Outras 14 estão em fase de elaboração de projeto. Em relação à ligação do poço profundo na comunidade de Veríssimo, em Choró, a Coelce informa que não identificou registro de solicitação.
Diário do Nordeste - Reportagem: José Avelino Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário