quarta-feira, 2 de abril de 2014

SERTÃO CENTRAL > Chuvas começam a animar população e trabalhadores rurais



Barragem de Passagem do Meio - Eduardo Lopes 6 Os dados do sistema eletrônico de monitoramento das chuvas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), às 7h desta terça-feira  registravam precipitações apenas em oito postos de municípios do Ceará, todavia, as últimas chuvas no Centro do Estado estão começando a animar os moradores. Alguns barreiros e cisternas de placa já começaram a acumular água. O número de agricultores, arando as terras para plantio também aumentou com as chuvas dos últimos dias, apesar de uma semana ensolarada.
Deste domingo, 30, para segunda-feira, 31, o rio Patu recebeu cerca de 110mm de chuva. As maiores precipitações foram registradas na região de Mineirolândia, na zona rural de Pedra Branca. O rio Patu corta os municípios de Pedra Branca e Senador Pompeu. A barragem da Passagem do Meio, na zona rural deste último município, sangrou. Como o leito desagua do rio Banabuiú, encheu riachos no seu curso, explicou o assessor da Prefeitura de Pedra Branca, radialista Vando Carlos.
Além de Pedra Branca, choveu em outros 11 municípios do Sertão Central no início desta semana. Apesar dos baixos índices pluviométricos em Quixeramobim, Quixadá, Choró e Ibaretama, inferiores a 25mm, a água molha o solo e ajuda a recuperar a vegetação nativa. Para muitos trabalhadores rurais, é apenas o início do inverno previsto pelos profetas da chuva, no Encontro realizado no início do ano em Quixadá. Cerca de 50% dos participantes anunciaram que o inverno deste ano será tardio, a partir de abril, mas com boas chuvas.
Veja a reportagem no Diário do Nordeste > Chuvas em 162 cidades são registradas no CE.
Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no  Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité. Inclua entre os seus links favoritos.
Participe do Diário Sertão Central

Nenhum comentário:

Postar um comentário