terça-feira, 14 de maio de 2013

MONITORAMENTO ELETRÔNICO > Exército começa a rastrear carros-pipa no Ceará


Operação Pipa - G Pipa Brasil Equipamentos (1)


s frotas especiais de Quixadá, Choró e Ibaretama nesta segunda-feira, 13. Cada pipeiro recebe um cartão magnético para acionar o rastreador e confirmar a rota.

Segundo o coordenador da TBK – empresa de Recife encarregada de instalar os equipamentos – Luiz Medeiros, o monitoramento será efetuado por meio te tecnologia GPRS, formada pela rede de telefonia celular. Os sinais serão captados através das torres das operadoras. Mesmo não havendo cobertura celular na comunidade atendida as coordenadas geográficas serão transferidas onde houver o sinal mais próximo. A TBK integra um consórcio, o qual criou o software de rastreamento. O Ceará foi o estado escolhido para implantação do modelo de rastreamento. Icó, Jaguaribe e Morada Nova foram os primeiros municípios atendidos, na semana passada. A meta é atender todo o Nordeste e Minas Gerais, acrescentou.
Operação Pipa - G Pipa Brasil Equipamentos (5)Há expectativa do Conselho Municipal de Defesa Civil (Comdec) poder acompanhar o rastreamento através da internet, como ocorre com os radares da Funceme, mas a equipe do 23º BC não soube informar se o monitoramento será liberado para os Comdecs. A solicitação será feita ao Ministério da Integração Nacional pelo comando da Operação, acrescentou o assessor do Comdec de Quixadá, Nilson dos Santos. Nesta manhã está prevista a instalação do aparelho de monitoramento nos veículos de Choró e também de Ibaretama. O serviço está sendo realizado no Parque de Exposições Valdir Couto Dinely, na estrada de acesso ao Açude Cedro, em Quixadá, acrescentou Santos.
Veja a reportagem completa no Diário do Nordeste > Operação Carro-Pipa tem veículos equipados com GPS                                                         por 

Nenhum comentário:

Postar um comentário