sexta-feira, 20 de setembro de 2013

No lixão de Iguatu, as mulheres são a maioria absoluta entre os trabalhadores que disputam materiais


O lixão de Iguatu, município do Centro-Sul do Ceará, distante 388 quilômetros de Fortaleza, se destaca por ficar à beira da estrada, bem à vista dos passantes. Lá, nos chamou a atenção o fato de a maioria dos catadores pertencer ao sexo feminino.

De todas as idades, elas têm muitas histórias para contar, quase sempre relacionadas ao desejo de manter suas famílias como podem.

Metódicas, ao perceber a chegada de um novo caminhão de lixo, elas se posicionam, cada uma como o seu gancho (instrumento utilizado para puxar do lixo os materiais que interessam à reciclagem). O que cada uma consegue pegar é seu.

Aproximadamente 20 minutos após a saída do caminhão, cada uma já tem o seu sacolão cheio e retorna aos local onde reserva o seu material para vender aos atravessadores, que normalmente têm dia e hora para visitar o lixão.

Nessa caminhada de volta, eu acompanhei Antônia até meio constrangida em ficar fazendo perguntas enquanto ela caminhava, sob o sol forte, puxando seu pesado fardo. Afinal, 500 quilos de plástico são R$ 540 a mais no bolso.

Caminhão vai, caminhão vem... São vários ao longo do dia... "E nós devora (sic) tudo!" Antônia Pereira Lima, 38, sete filhos, moradora da Chapadinha, comunidade próxima ao lixão, é uma guerreira como tantas outras catadoras que ouvimos, mas com uma diferença: a espontaneidade. Ela fala sem medo sobre tudo o que pensa. Conta que chegou a trabalhar em casa de família, mas que era difícil. "Quando um filho adoecia, precisava justificar para faltar. Hoje mesmo, cheguei mais tarde porque tive que levar um filho pra fazer exame. Só que aqui não devo satisfação a ninguém", afirma.

DN Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário