quinta-feira, 4 de abril de 2013

Queimada de pneus: fumaça negra assusta moradores da cidade de Quixadá

fogo_queimada_hervaaaa


 A fumaça atingiu uma altura bastante elevada, evidenciando a poluição ao meio ambiente.

Moradores da cidade de Quixadá, no Sertão Central cearense, ficaram preocupados, no inicio da manhã, desta quinta-feira, 04, quando uma onda de fumaça cobriu a cidade. Muitos pensavam que era um incêndio e, logo, boatos se espalharam pelas ruas.
Uma equipe do PrevFogo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama, que estava passando pela zona urbana, percebeu a situação e iniciou as buscas, com objetivo de fazer uma fiscalização, e encontrou a queimada no bairro Herval, próximo ao cemitério municipal. Transeuntes teriam colocado fogo em vários pneus.
O Coordenador Estadual do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais - PrevFogo, Kurtis François Teixeira Bastos, ficou preocupado com a fumaça. Alega que, o proprietário do terreno tem responsabilidade subsidiária por não ter feito nada para evitar o crime ambiental. O proprietário, que não quis se identificar, ficou indignado, ao saber que poderia responder por um ato que não praticou, “quem ateou fogo nesses pneus não fui eu, estava no trabalho e também sou uma vítima”, disse o dono.
Para o fiscal ambiental, os moradores têm que denunciar qualquer princípio de queimadas, na zona urbana, principalmente, porque a maioria do material é tóxico e acarreta  várias doenças, principalmente respiratórias.
A fumaça podia ser vista de qualquer parte da cidade, pois atingiu uma altura bastante elevada, evidenciando a poluição ao meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário