terça-feira, 9 de abril de 2013

MENIRES, CROMELEQUES E DOLMENS NA REGIÃO DE ÉVORA - PORTUGAL - PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA HUMANIDADE QUE JÁ ESTAVAM DE PÉ MILHARES DE ANOS ANTES DAS GRANDES PIRÂMIDES DO EGITO - MARAVILHAS DA IDADE DA PEDRA!


Cromeleque de Almendres - Obra-prima da era  Neolítica
Testemunhas de um Cultura de Tempos Imemoriais
(Fotos: Valdecy Alves/Mara Paulo - quem copiar citar a fonte)

COMO CHEGAR  AOS MEGÁLITOS DE ÉVORA: Pode-se ir de trem ou de ônibus até Évora, cidade na região do Alentejo, a cerca de 130 km de Lisboa. Mas de táxi é bem melhor, pois fica à disposição  e volta quando se bem quer. Antes mesmo de chegar à cidade de Évora há placas indicando o Cromeleque de Almendres. Basta seguir as placas, bem sinalizado. Primeiro se chegará ao Menir de Almendres, em seguida ao Cromeleque de Almendres. Parte da estrada é de terra e do estacionamento do carro até os monumentos tem-se que caminhar a pé. Nunca mais que 06 minutos de caminhada. Ao final da qual chega-se aos maravilhosos monumentos. A região é rica, bela, deslumbrante. Os monumentos do neolítico maravilhosos. 
Menir de Almendres - Évora - Portugal

MENIR DE ALMENDRES: monumento solitário, próximo ao Cromeleque de Almendres, com que se alinha, anunciando a chegada do solstício, momento astronômico de grande importância para os povos da região que eram agricultores. SENDO IMPORTANTE RESSALTAR QUE NA ÉPOCA QUE O MENIR FOI ERGUIDO, COINCIDE COM O MOMENTO EM QUE SE CRIOU A AGRICULTURA, COLOCANDO-SE FIM AO NOMANDISMO DO SER HUMANO. Solstícios e equinócios tinham a mesma importância para os antigos povos que ergueram os menires que tem para o povo do Nordeste do Brasil o Equinócio que ocorre no mês de março. Fato que no Ceará é assinalado como dia de São José, que indica o momento de plantar para colher no solstício de junho, que a Igreja transformou no dia de São João a exemplo do dia de São José. 

Menir de Almendres - Évora - Portugal - Base de Sustentação

O Menir de Almendres mede cerca de quatro metros. Tem importante significado religioso. Encontra-se num alto, no meio de um círculo e chama atenção pelo formato, pelo tamanho, pela beleza e por estar ali há mais de 5.000 anos antes de nascimento de Cristo. Não se sabe se alguma obra dos tempos  tem como durar tantos milênios.
Próximo ao Menir de Almendres - Solitário e Gigantesco

Nenhum comentário:

Postar um comentário