quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Animados com chuvas, agricultores já começaram a plantar no Ceará



A recorrência das chuvas pelo interior do Ceará na última semana vem animando o agricultor, que já começou a plantar as sementes para uma boa colheita nos próximos meses. A esperança se renova com o sexto dia consecutivo de chuvas em todo o Estado. Ontem, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva em 135 dos 184 municípios do Ceará.
A maior precipitação, de 80milímetros, ocorreu no município de Ibiapina, a 319 quilômetros da Capital, na Região Norte, onde as chuvas foram mais volumosas.
No Litoral Leste e no Cariri, os índices registrados foram moderados, com precipitações variando de 25 a 15 milímetros.
A expectativa de uma boa quadra invernosa neste ano é confirmada pelo presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece), Moisés Braz Ricardo. 
“As chuvas começaram de forma mais regular em muitos municípios e isso nos dá esperança”, destaca o presidente, ao ressaltar que muitos agricultores, principalmente aqueles que já tinham sementes armazenadas, já iniciaram o plantio.
O diretor técnico da Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Valmir Severo, confirmou, que a retirada de sementes nos postos do interior teve maior intensidade nas últimas semanas.
A seca que afetou o Ceará no ano passado foi a responsável pela perca de praticamente toda a colheita do Estado. Agricultores começam a alimentar a esperança de que em 2013 a quadra invernosa reverta a situação

Nenhum comentário:

Postar um comentário