sábado, 30 de junho de 2012


A Ematerce, de 28 de junho a 1º de julho de 2012, participa, no município de Picos, Estado do Piauí, do 9º Cajunordeste, cujo tema versa sobre o Empreendedorismo na Cajucultura - tecnologias inovadoras, diversificação e expansão da cadeia produtiva.

Segundo Egberto Targino Bomfim, assessor estadual da Cajucultura, no âmbito da Ematerce, o principal objetivo é a troca de experiências, entre técnicos e agricultores de diversas regiões produtoras de caju, com vistas a divulgá-las nos seus municípios de origem.
Informou Targino que o evento reveste-se de suma importância, não somente pelas discussões, envolvendo o trabalho de processamento do pedúnculo, que, sem nenhuma dúvida, é o grande destaque dessa atividade agrícola, bem como pelo lado econômico, ou seja, por gerar empregos  e renda, tanto no campo, quanto nas indústrias de beneficiamento da castanha e pela exportação da castanha “in natura” e processada, vendida em dólar, para mercados do exterior, local e outros Estados brasileiros.
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), sob a coordenação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), vem executando, de forma sustentável, o Programa de Expansão e Renovação da Cajucultura em 72 municípios cearenses. Trata-se de um projeto, destinado à agricultura familiar e tem, como área de ação, os municípios pertencentes ao zoneamento, para a cultura do caju, realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Participantes da Ematerce

Do 9º Cajunordeste, pela Ematerce, participam os técnicos Egberto Targino Bomfim; do Centro Gerencial; Fernanda Maria Aquino, do Centro Gerencial
José Adail Paulino de Brito, gerente do escritório de Beberibe;  e José Macilio Simão dos Santos, do escritório de Redenção.

Crisanto Teixeira – Historiador – Jornalista e Radialista.
fotos  valmir

Nenhum comentário:

Postar um comentário