sexta-feira, 8 de maio de 2015

Detran lança campanha para evitar acidentes


Crianças de escolas públicas de Fortaleza e Aquiraz estiveram presentes na Escola de Educação para o Trânsito, na sede do Departamento Estadual de Trânsito
Crianças de escolas públicas de Fortaleza e Aquiraz estiveram presentes na Escola de Educação para o Trânsito, na sede do Departamento Estadual de Trânsito
A cada dois dias, cerca de 180 pessoas morrem no Brasil por conta de acidentes de trânsito. No Ceará, 3.054 pessoas morreram, e outras 11.788 ficaram feridas em 2014, por conta dos incidentes entre veículos e pedestres. Pensando nos números cada vez mais alarmantes, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) iniciou, ontem, as ações do Maio Amarelo, movimento nacional com a proposta de chamar atenção da sociedade para os altos níveis de vítimas.
Na manhã de ontem (7), diversas crianças de escolas públicas dos municípios de Fortaleza e Aquiraz estiveram presentes na Escola de Educação para o Trânsito, na sede do Detran, para uma apresentação teatral seguindo a temática da segurança no tráfego nas vias.
O Maio Amarelo terá ainda, até o fim do mês, atividades no Polo de Lazer do Conjunto José Walter, no dia 9; na Praça Luíza Távora, nos dias 14, 21, 28 e 29; nas Escolas de Trânsito do Detran em Sobral e em Fortaleza, nos dias 16 e 23; na Avenida Beira-Mar, próximo à quadra de esportes, no dia 29 e em São Gonçalo do Amarante, dia 30.
O assessor de imprensa do Detran-CE, Paulo Ernesto Serpa, ressalta a importância da campanha em conscientizar a população na busca por uma condução mais segura. “É preciso redobrar a atenção no trânsito, pois os índices são muito graves. Estamos tratando realmente como uma doença, porque muitas mortes ocorrem no trânsito. Os números no Brasil equivalem a um avião caindo a cada dois dias”, comenta o assessor.
Celulares
Paulo Ernesto coloca ainda que uma das principais preocupações dos órgãos relacionados à área hoje é com o uso de aparelhos celulares durante a condução. “Os smartphones estão tirando a atenção das pessoas enquanto dirigem. Infelizmente, muitas vezes não podemos ter a certeza se a morte realmente foi causada pela utilização do celular, mas sabemos que esse fato é cada vez mais comum atualmente”, alerta.
O símbolo escolhido para representar a campanha foi um laço na cor amarela, remetendo a outras campanhas de sucesso, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, dedicados ao alerta contra o câncer de mama e o câncer de próstata, respectivamente. A cor adotada é uma alusão ainda à matiz intermediária dos semáforos, reforçando a ideia de chamar atenção para o problema.
Mais informações
As ações em diversos outros estados do País e mais informações sobre a campanha Maio Amarelo estão disponíveis no site www.maioamarelo.com
Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário