sábado, 27 de dezembro de 2014

Saboeiro vai ganhar imagem de santa padroeira com 15 metros de altura


Imagens em construção em Saboeiro: Menino Jesus e Nossa Senhora da Purificação. Foto: Wandemberg Belém
Imagens em construção em Saboeiro: Menino Jesus e Nossa Senhora da Purificação. Foto: Wandemberg Belém
Católicos da cidade de Saboeiro, na região dos Inhamuns, vivem a expectativa da inauguração da imagem de Nossa Senhora da Purificação, padroeira do município.  A escultura terá 15 metros de altura e está em construção. A previsão é que seja inaugurada no início da festa religiosa em fevereiro de 2015. A imagem começou a ser feita há dois anos pelo artista plástico,Pedro Pereira de Souza, no sítio Barra I, na zona rural do município.
Quem passa pela CE 371, que dá acesso à cidade, de longe avista a construção da imagem, no atelier do escultor, Pedro Pereira de Souza. A peça foi iniciada pela cabeça. No local, o artista trabalha em outras peças que vão compor a imagem. O projeto prevê que em um dos braços da santa, ficará a imagem do Menino Jesus, de seis metros de altura.
O atelier localizado em pleno sertão, em meio à Caatinga, transformou a paisagem local e desperta a atenção de moradores e visitantes. As peças são produzidas em fibra de vidro. O artista plástico trabalha ao mesmo tempo para o projeto local da imagem da padroeira e atende a contrato com uma empresa de São Paulo que adquire imagens sacras de tamanhos variados para revenda em lojas especializadas em artigos católicos, em todo o Brasil.
O escultor acostumado a criar obras de grande porte, encara esse desafio com uma satisfação especial. “Isso é um projeto de muitos anos de cogitações, mas há cerca de dois anos, comecei a construção da imagem”, disse. “Para mim, esse trabalho é especial, porque estou fazendo a obra para minha cidade”. O artista plástico faz questão de lembrar: “Eu não sou santeiro, sou escultor”.
As imagens sacras, entretanto, tornaram-se referência no atelier de Pedro de Souza. “Já fiz imagens para vários estados do país e alguns trabalhos para o exterior”, contou. Em todo o Brasil há localidades com forte expressão de religiosidade popular e há demanda por esculturas sacras. O escultor aprendeu a arte e desenvolveu seus trabalhos nos estados do Paraná e São Paulo.
Há cinco anos, o artista plástico decidiu voltar a morar em sua terra natal e abriu o atelier que conta com o trabalho de familiares e de moradores, que também estão aprendendo a arte de criar e pintar as esculturas feitas por Pedro Souza. Há um trabalho coletivo e de envolvimento da comunidade local, no ensinamento de técnicas de escultura.
A imagem da padroeira, Nossa Senhora da Purificação, será instalada no Morro da Paz. No local, está em andamento a construção da base que vai receber a imagem. Lanchonete, lojinhas e banheiros já estão prontos. O espaço também vai receber obra de urbanização e um sistema de iluminação especial previsto no projeto. O objetivo do prefeito de Saboeiro,Marcondes Ferraz, é transformar a área em um centro de atração de peregrinos, devotos, ofertando mais uma rota de turismo religioso no Interior.
Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário