sábado, 27 de dezembro de 2014

Cid Gomes defende currículo dividido por área do conhecimento para alunos do ensino médio


Foto: Ailton de Freitas
Escolhido para comandar o Ministério da Educação no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff, o governador do Ceará, Cid Gomes, defende que nos próximos quatro anos seja feita uma revisão dos currículos no ensino médio que possibilite ao aluno se aprofundar nas áreas com as quais tenha mais afinidades. Cid acredita que os estudantes não devem ser obrigados a ter conhecimento sobre todas as áreas, como é atualmente.

" Se o jovem tem vocação mais para a área tecnológica, aprofundar matemática, física; se tem vocação mais para a área de humanas, poder ter sociologia, filosofia. Não forçar todos a terem tudo, como é hoje, que se obriga todos os alunos do ensino médio a terem conhecimento sobre todas as áreas. Como é uma novidade, vai de encontro à tradição de pelo menos 40 anos no país, deve ser precedido de uma grande discussão, vamos ouvir experiências de outros países, tem diversos modelos, mas acho que é possível mudar em quatro anos", disse.

Cid diz saber da necessidade de mais recursos para a Educação, mas acredita que as providências que podem ser tomadas o estão senado feitas pelo Congresso Nacional – como o aumento do percentual do PIB para a área – e diz que quer redefinir prioridades no financiamento educacional. Em qualquer área precisaria de mais recursos, mas tem que ter os pés no chão e fazer com o que tem — afirma.

Sobre o salário dos professores, ressalta que irá procurar agir “como magistrado”, sem tomar parte dos professores – que reconhece são “muito mal” remunerados –, mas com consciência das limitações. Indica que mudanças ocorrerão apenas a partir da previsão legal de reajuste, sem sinalizações a respeito de aumentos mais significativos para a categoria. (Fonte: O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário