terça-feira, 21 de outubro de 2014

Cinco terremotos de até 5,1 graus na escala Richter são registrados no CE

Epcientro do terremo, marcado em amarelo, ocorreu a 1,2 mil quilômetros do litoral cearense (Foto: LabSis/Divulgação)
Cinco tremores de terra foram registrados na costa marítima do Ceará em menos de 40 horas entre o domingo (19) e a segunda-fgeira (20), de acordo com o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN). Os cinco tremores ocorreram na cordilheira meso-oceânica, a aproximadamente 1.270 quilômetros ao norte da costa cearense.
Na segunda-feira os terremotos ocorreram às 13h22 e 15h53, como 4.9 e 5.1 graus na escala Ritcher, respectivamente. Já no domingo, as ocorrências foram registradas às 19h51, 20h06 e 23h56, com 4.9, 4.9 e 4.8 graus na escala Richter, respectivamente. De acordo om os pesquisadores do LabSis, é impossível prever como será a evolução da sismicidade nessa parte da cordilheira meso-oceânica nos próximos dias.
Segundo o laboratório, os efeitos do tremor não foram percebidos em terra devido à distância até o epicentro do sismo, de mais de 1,2 mil quilômetros.
Escala Ritcher
Criada em 1935 pelo sismólogo americano Charles F. Richter, integrante do Instituto de Tecnologia da Califórnia, a escala Richter foi desenvolvida para medir a magnitude dos terremotos, que consiste no ato de quantificar a energia liberada no foco do terremoto. É uma escala que se inicia no grau zero e é infinita (teoricamente), no entanto, nunca foi registrado um terremoto igual ou superior a 10 graus na escala Richter. Um dos fatores é que ela se baseia num princípio logarítmico, ou seja, um terremoto de magnitude 6, por exemplo, produz efeitos dez vezes maiores que um outro de 5, e assim sucessivamente.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário