quinta-feira, 7 de março de 2013

Trânsito mata 283 só este ano no Ceará



Uma bicicleta na cor branca, pendurada em um poste, na Avenida Santos Dumont, pede paz ao trânsito. A manifestação ressaltou a morte do garoto de cinco anos atropelado, há uma semana, e lembrou outras vítimas da imprudência. Apenas este ano, 283 pessoas morreram em decorrência de acidentes de trânsito no Ceará. Nos primeiros quatro dias de março, a Coordenadoria de Medicina Legal (Comel) registrou 13 ocorrências deste tipo.

Foram 149 guias cadavéricas tipificadas como acidente de trânsito em janeiro e outras 121 em fevereiro. As estatísticas das Polícias Rodoviárias Federal e Estadual integram estes números e destacam que, entre as 64 colisões do último final de semana, 46 pessoas saíram feridas e cinco morreram. “Morte no trânsito também é assassinato e, hoje, infelizmente, estes casos acabam caindo na banalização. Não chocam tanto quanto deveriam”, afirmou o integrante do movimento Massa Crítica, responsável pela manifestação, Fernando Lucas Lisboa.
A tentativa é fazer com que a Ghost Bike (bicicleta fantasma em inglês) marque os locais de mortes e conscientize aos que por lá passam. “Essa foi a primeira de Fortaleza, e nós queríamos que fosse a última”, frisou Lucas. O registro é apenas sobre mortes envolvendo ciclistas, entretanto, atropelamentos e acidentes com motocicletas têm sido os mais frequentes entre os dados da Comel.
DADOS DESATUALIZADOS
Os órgãos que balizam o aumento ou decréscimo do número de acidentes no Ceará ainda não possuem estatísticas referentes a 2013. A justificativa é de que as instituições que corroboram com os dados (Saúde e Trânsito) ainda não haviam enviado as informações. Enquanto as PRF e PRE divulgam o total de ocorrências a cada semana, o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran) possui números apenas referentes ao ano passado. Conforme o órgão, foram 8.094 acidentes com vítimas entre janeiro e julho de 2012.
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania de Fortaleza (AMC) também não tem o balanço geral de 2013. Os dados referentes apenas à atuação da Autarquia, como número de ocorrências, não foram disponibilizados até o fechamento desta edição. O Juizado Móvel também foi procurado, porém, os quatro números fornecidos pelo Detran, não foram atendidos.
No Instituto Doutor José Frota (IJF), maior hospital de urgência e emergência do Estado, os dados de atendimento às vítimas de acidentes de trânsito também referem-se a 2012. Foram 8.860 pacientes envolvidos com colisões de moto e 13.234 com carros, o dobro de 2011, quando os automóveis haviam sido responsáveis pelo atendimento de 8.649 vítimas.
CONHEÇA ALGUNS CASOS
- Dia 1o de janeiro: uma colisão entre um veículo Gol e um poste matou uma mulher de 59 anos, em Messejana.
- Dia 13 de janeiro: um veículo Pegeout chocou-se contra um ônibus no cruzamento da Rua Costa Barros com Avenida Barão de Studart. A condutora ficou presa às ferragens.
- Dia 16 de janeiro: motociclista de 25 anos morreu após um caminhão colidir com a moto. O condutor do caminhão não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
- Dia 14 de fevereiro: motorista morre após colidir com caminhão baú na BR-222, em Caucaia.
- Dia 21 de fevereiro: motoboy teve a motocicleta colhida por um carro, nas proximidades do bairro Seis Bocas. Mesmo usando capacete, o rapaz teve morta imediata.
- Dia 24 de fevereiro: criança de cinco anos morre atropelada por uma van do transporte coletivo, na Avenida Santos Dumont. O garoto estava no varão de uma bicicleta.
- Dia 26 de fevereiro: dois idosos morreram atropelados, um na BR-222, em Caucaia; e outro na BR-116, no bairro Barroso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário