domingo, 11 de março de 2012



No sábado, dia 10 de março, no município de Jaguaribara, o governo do estado representado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), em conjunto com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – EMATERCE entregaram a comunidade o Projeto Produtivo do Assentamento Mandacaru. Presentes a solenidade o presidente da Ematerce engrº agrº José Maria Pimenta, Secretário da SDA Nelson Martins, prefeito Edivaldo Almeida Silveira, presidenta da Associação dos Assentados de Mandacaru Sâmia Maria Fernandes Queiróz Pinheiro, presidente da Associação dos Agropecuaristas Eliacir Pinheiro Peixoto, secretário municipal da agricultura Antônio Flavio Batista, além de vereadores, técnicos e agricultores assentados.


O projeto Mandacaru beneficia 130 famílias de agricultores, que foram retirados das terras, hoje ocupadas pela represa do açude Castanhão. No Assentamento Mandacaru com o apoio dos técnicos da Ematerce, está sendo desenvolvido projeto produtivo que contempla a pecuária leiteira. Inicialmente no perímetro foi construída toda a infraestrutura necessária ao desenvolvimento da atividade, como preparação das terras, energização do perímetro, construção do sistema de irrigação com as estações de bombeamento principal e a canalização, a construção dos piquetes para implantação do pastejo rotacionado e os estábulos para abrigar os animais.


Na próxima etapa, os assentados vão receber as matrizes bovinas, da raça girolanda, cabendo para cada assentado 16 cabeças de gado. No total serão integradas ao rebanho do município 2.080 matrizes de corrente leiteira. De acordo com o secretário Nelson Martins, através de processo de licitação, menor preço, as vacas estão sendo adquirida no estado de Minas Gerais, pelo preço unitário variando entre 2.500 e 3.000 reais. A expectativa é de que a produção de leite do projeto atinja 20 mil litros dia. Para agregar valor ao produto deverá ser implantada usina de beneficiamento no próprio assentamento.


Nessa etapa, no sábado foi acionado o sistema de irrigação que levará água até o plantio das áreas, que serão empregadas para o pastejo rotacionado das vacas. Ao todo foram investidos no projeto produtivo R$ 8.987.587,00 (Oito Milhões, Novecentos e Oitenta e Sete Mil, Quinhentos e Oitenta e Sete Reais). Os recursos são oriundos de financiamento do Estado do Ceará junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de recursos do Fundo Estadual de Combate a Pobreza – FECOP.


De acordo com o presidente da EMATERCE engenheiro agrônomo José Maria Pimenta, esse é um momento muito importante para a sustentabilidade do projeto, onde a responsabilidade dos colonos é o que vai contar para o sucesso da atividade leiteira. Disse ainda que a melhor silagem para a produção de leite é a de milho e isso não será problema, pois cada produtor conta com área de três hectares para o cultivo do milho. “Esse é um grande momento e quem vai fazer o gol é o colono, a Ematerce será o indutor dessa ação”, disse Pimenta. Entre os presentes a solenidade, o gerente regional da Ematerce no Médio Jaguaribe João Alves de Menezes e o gerente de Jaguaribara Francisco Edésio de Oliveira, junto com os técnicos vão assistir o projeto.

Crisanto Teixeira – Jornalista lotado no Escritório Regional da Ematerce em Quixeramobim-Ce. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário