domingo, 11 de março de 2012


Durante muito tempo o alcoolismo foi uma doença associada ao universo masculino. Os casos de homens que acabam dependentes da bebida, destruindo a própria vida e de suas famílias são bastante conhecidas por todos. No entanto, o número de mulheres dependentes de álcool e drogas ilícitas em Fortaleza tem aumentado significativamente, mudando o perfil dos doentes. De acordo com dados de uma pesquisa da Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 20% das pessoas que procuram tratamento contra o vício nos Centros de Atendimento Psico-social (Caps) são mulheres.
Segundo a coordenação do Caps da Regional I, a porcentagem de usuários do sexo feminino deve ser ainda maior do que o registrado, uma vez que as mulheres têm de sofrerem preconceito e por isso não procuram tratamento para lutarem contra o vício.
Dependente de álcool desde a adolescência, Edísia Lima, reconheceu o problema e há quatro anos não ingere bebidas alcoólicas. Ela pede que os pais nunca usem álcool na frente dos filhos, para que as crianças não cresçam achando normal beber constantemente. 
O que é

O alcoolismo é a dependência do indivíduo ao álcool, considerada doença pela Organização Mundial da Saúde. O uso constante, descontrolado e progressivo de bebidas alcoólicas pode comprometer seriamente o bom funcionamento do organismo, levando a conseqüências irreversíveis.  O alcoólico perde a capacidade de controlar uma quantidade de bebida que ingere.

Perigos

O consumo de bebidas alcoólicas não é ilegal e é socialmente aceito. No entanto,  essas bebidas devem ser consumidas com cuidado, pois o álcool oferece uma série de perigos tanto para quem o consome quanto para as pessoas que estão próximas. Acidentes de trânsito, comportamentos agressivos e anti-sociais, violência doméstica, problemas psicológicos e na vida profissional, acidentes de trabalho, são alguns dos riscos a que estão expostos quem faz uso inadequado ou abusivo de álcool.
Com informação do jangadeiro OnLine.
Crisanto Teixeira – Historiador – Jornalista e Radialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário