sábado, 29 de outubro de 2016

Ceará melhora duas posições em ranking nacional da violência


Ceará melhorou duas posições na lista dos estados com maiores taxas de mortes violentas intencionais. O ano passado foi o primeiro, desde 2012, que o Estado apresentou redução nos números anuais de crimes violentos letais intencionais (CVLIs), que incluem homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. Desde 2011 que a posição do Ceará não melhorava no ranking nacional de crimes contra a vida.

Números do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, cuja prévia foi divulgada ontem, apontam que, em 2015, a proporção desses crimes no Ceará eram de 46,1 vítimas para cada 100 mil habitantes. Em 2014, o índice era de 50,8. Com os dados divulgados ontem, o Ceará saiu da segunda para a quarta posição entre os estados com maiores taxa de mortes violentas intencionais. O maior salto na crescente de violência registrado pela pesquisa no Estado foi em 2012, quando a taxa de crimes violentos passou para 43,4 vítimas por 100 mil habitantes. No ano anterior, o índice era de 32,4 crimes. Naquele ano, o Ceará saltou da nona para a segunda posição entre os estados mais violentos do Brasil. E sustentou a posição por três anos seguidos. No período, apenas Alagoas teve índices piores de violência.

Para conter o crescente aumento da criminalidade, desde agosto de 2015 o governador Camilo Santana (PT) implantou o Pacto por um Ceará Pacífico. A política opera com ações de acolhimento das populações mais vulneráveis e prevenção à violência. (Do O Povo Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário