quarta-feira, 13 de julho de 2016

MST realiza VIII Encontro Estadual de Educadores e Educadoras da Reforma Agrária do Ceará


Vindos de todas as regiões do Ceará mais de 400 pessoas participam do VIII Encontro Estadual dos Educadores e Educadoras da Reforma Agrária do Ceará (EEERA), que ocorre até o dia 15 de julho, na Escola do Campo João dos Santos de Oliveira (João Sem Terra), no Assentamento 25 de Maio, comunidade de Quieto, em Madalena.

O EEERA reúne educadores e educadoras das áreas de reforma agrária organizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em torno do direito e da construção de um projeto de educação do campo da classe trabalhadora. Professores das universidades federais e estaduais do Ceará, além de educadores vindos de outros estados da região nordeste também participam do evento.
A intenção deles é conhecer a experiência das escolas do campo no Ceará.

O encontro tem como objetivo aprofundar a compreensão teórica e prática de campo e escola, do projeto de reforma agrária popular, fortalecer a luta pelo direito a educação do campo nos assentamentos e acampamentos da reforma agrária e avançar na organização de base para construção do Projeto de Escola do Campo.

Antes da realização do evento, ocorreram encontros locais nas brigadas para a realização de um balanço da realidade da educação do campo em cada assentamento e acampamento.

A programação reúne momentos de mística, reflexão teórica e política, discussões em grupos, socialização e reflexão critica sobre as experiências, confraternização, elaboração de pautas de luta e compromissos pedagógicos para o próximo período, contribuindo para o avanço da luta por uma educação do campo.

Para a professora Clarice Zientarski, da Universidade Federal do Ceará (UFC), a educação é um processo de revolução permanente: “Sabemos que o conhecimento e o domínio teórico são importantes, mas a realidade prática é fundamental e é esse processo que as escolas do campo estão construindo através de seu currículo e projeto político pedagógico”.

O encontro estadual dos educadores e educadoras do MST Ceará é realizado em parceria com o Governo do Estado do Ceará através da Secretaria Estadual da Educação.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação com informações de Elitiel Guedes e Marcelo Matos - Pagina do MST

Nenhum comentário:

Postar um comentário