quinta-feira, 3 de março de 2016

Semace e Ibama realizam soltura de animais silvestres em Quixadá

Quixadá  - variedades01
Cinco jiboias serão devolvidas à natureza, nesta sexta feira, 04, na zona rural de Quixadá, no Sertão Central, numa ação conjunta da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e do Ibama. Outras quarenta aves também voltarão ao habitat natural, o bioma Caatinga, onde poderão cresce e se reproduzir.
Os animais foram resgatados em operações de fiscalização ou pela entrega voluntária, apresentando sinais de estresse, desnutrição e maus tratos. Eles ficaram em observação e tratamento de profissionais especializados, no Centro de Triagem de Animais Silvestre (Cetas), do Ibama, em Messejana, de onde sairão rumo à liberdade.
As jiboias e aves serão transportadas em carro do tipo furgão, recém-adquirido pela Semace, que é adequado ao conforto e à segurança de animais silvestres. Entre os primeiros passageiros estão 20 periquitos-da-caatinga, uma espécie que é caçado e vendido ilegalmente em estradas e feiras, como se fosse papagaio.
Esta é a terceira soltura que Semace e Ibama realizam este ano – as duas anteriores foram em Guaramiranga, no Maciço de Baturité, e em Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza, totalizando 104 animais devolvidas à natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário