quinta-feira, 3 de março de 2016

Fiocruz Pernambuco pesquisa presença de zika em pernilongos


Imagem / Divulgação
Uma pesquisa inédita conduzida pela Fiocruz Pernambuco detectou, em inoculação em laboratório, a presença do vírus zika na glândula salivar do mosquito Culex quinquefasciatus (muriçoca doméstica ou pernilongo). Trata‐se de um resultado preliminar, que será estudado nas próximas etapas da pesquisa, quando serão investigados Culex coletados em campo em diversos lugares onde há registros de casos. O objetivo é verificar se a situação encontrada em laboratório ocorre também na natureza.

A escolha do Culex foi motivada pela observação da primeira área urbana que teve surto da doença, na Micronésia, onde o Aedes aegypti é raro e outros Aedes presentes foram negativos para o vírus. O C. quinquefasciatusé a espécie de mosquito mais abundante no ambiente urbano das áreas tropicais e subtropicais, onde costuma estar presente numa densidade vinte vezes maior que o A. aegypti.

Os estudos se concentraram inicialmente na comparação entre as espécies. Porém, a ideia é que, ao longo do projeto, seja incluída outra espécie, o Aedes albopictus, que ocorre em vários países de clima temperado. O objetivo é comparar algumas espécies de mosquitos da Região Metropolitana do Recife em relação à sua competência como vetores para transmissão de arbovírus, incluindo dengue e chikungunya. Nessa primeira etapa, o vírus zika foi priorizado, devido ao atual surto da doença e sua ligação com a microcefalia.

Em cada mosquito coletado foi feita a dissecção (processo de separação de partes do corpo) para extrair o intestino e a glândula salivar. No total, foram obtidas 450 amostras(somando os intestinos e glândulas salivares dos dois mosquitos estudados). As análises estão sendo processadas e o resultado final da pesquisa só poderá ser obtido após a etapa de campo.

Fonte: Fiocruz Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário